0 Compartilhamentos 444 Views

10 dicas de CSS que todo o desenvolvedor deve saber

Por muito tempo o desenvolvimento de sites tem sido através de tabelas, mas poucos sabiam que a utilização correta do css, em conjunto com o XHTML e o JavaScript pode reduzir cerca de 50% da banda usada para carregar um site.

Aqui vão algumas dicas para voce que está iniciando o desenvolvimento com Tableless e para quem já desenvolve.

Leia com atenção que isso te ajudará muito.

1. Onde consultar especificação do CSS: Essa especificação e muitas outras de HTML, XML estão no site do World Wide Web Consortium, ou simplesmente W3C é um site fundado em 1994 com o objetivo de discutir e definir os padrões utilizados pela internet, hoje mais de 400 entidades participam desse projeto.

2. Conhecer os atributos mais usados: muitos deles são idênticos aos do HTML mesmo: width, background, border; outros são um pouco diferentes,mas com nome intuitivo: font-size, font-family[/i; outros já são de comportamentos particulares do CSS: padding, float, margin.

3. Conhecer a lista de compatibilidade dos browsers: é muito bom trabalhar com browsers atuais: IE7 , Firefox2, Konqueror 3, Opera 9 e Safari 3. Algo mais antigo que essa lista, como Netscape4, IE4~6 você pode ter problemas pois o CSS funciona de maneira incorreta ou nem mesmo funciona.

4. Conhecer os principais hacks: pelo problema já citado, podemos ter comportamentos estranhos em certos browsers que não suportam 100% da especificação da CSS2. Daí surgiram um conjunto de gambiarras (hacks) para o CSS funcionar nesses browsers também.

5. Saber a diferença de DIV e TABLE: o pessoal das antigas estava acostumado a montar sites somente com TABLE, agora começa a brincar com DIV achando que é a mesma coisa, tome cuidado. Ao contrário de uma TABLE, uma DIV pode invadir o espaço de outra DIV e comprometer completamente o layout de seu site.

6. Conhecer o movimento Tableless: algumas pessoas consideram o uso de TABLE extremamente obsoleto, definindo todo o layout do site por DIV, o que é perfeitamente possível, mas não é nada trivial.

7. Escolher o DOCTYPE correto: conforme o tipo escolhido, o seu site poderá ser renderizado mais rapidamente pelos browsers suportados. Na dúvida opte pelo tipo Transitional, que é mais flexível que o tipo Strict.

8. Conhecer as vantagens que o CSS oferece: além da economia de banda de transferência, tem a vantagem de oferecer fácil manutenção do conteúdo do site, uma vez que a estrutura está pronta (aliás é por esse motivo que, por exemplo, o WordPress possui tantos excelentes temas), e um número muito maior de opções de layout que o HTML.

9. Começar a brincar com o CSS3: diversas melhorias estão previstas no CSS3, onde eu destaco a propriedade opacity e a resize.

10. Combinar o melhor dos dois mundos: o mundo perfeito não é composto inteiramente de padrões mais novos, simplesmente o melhor de cada um deles. Sair codificando somente em DIV pode ser interessante, mas vai dar trabalho no layout em colunas. Nesses casos, utilize as tabelas, mas deixe suas propriedades separadas no arquivos CSS.

Espero ter ajudado a todos ! Próximo artigo (Boas práticas com PL/SQL)

Carregando...

Você pode se interessar

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
50 visualizações
Artigos
50 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
272 visualizações
Artigos
272 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada
Artigos
383 visualizações
Artigos
383 visualizações

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada

Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2021

O cenário de desenvolvimento está em constante mudança e muitas vezes uma ferramenta nova pode agilizar muito seu trabalho.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
368 visualizações
368 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021
Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Artigos
342 visualizações
342 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021
Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
312 visualizações
312 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021