Foi-se o tempo que apenas usuários comuns utilizavam redes sociais no seu dia a dia. Hoje em dia a profissão de especialista em redes sociais está em ascensão na medida em que as empresas percebem que ter uma presença mais próxima de seu público é fundamental.
Se você já trabalha no setor ou ainda está dando seus primeiros passos para profissionalizar seu hábito, trazemos aqui 10 ferramentas fundamentais para facilitar seu trabalho e transformá-lo no Rei das Mídias Sociais!
1) Pagemodo
Se o Facebook é seu alvo principal em sua estratégia de mídias sociais, Pagemodo é sua arma. Com essa suíte de ferramentas online voltada para pequenos negócios você pode rapidamente criar páginas para o Facebook com visuais que chamam a atenção pelo seu profissionalismo. Crie imagens de capa com qualidade, postagens atraentes, competições e muito mais. Novas postagens podem ser publicadas imediatamente ou agendadas. O resultado final não precisa ser limitado ao Facebook e também pode ser compartilhado no Twitter, LinkedIn e outras plataformas.
2) Sprout Social
Com esta ferramenta de gerenciamento e engajamento você pode publicar, monitorar e analisar múltiplas contas em redes sociais de um único lugar. O serviço oferece a habilidade de monitorar mensagens nos perfis de Facebook, Twitter, Google+ e LinkedIn a partir de uma única inbox. Ao contrário de outros serviços aqui, o Sprout Social é pago, ainda que ofereça um período de trinta dias gratuito para você testar. O pacote inclui monitoramento em tempo real de sua marca e ferramentas de relatório, além de instruções precisas para que você compreenda as métricas necessárias.
3) Bitly
O mais famoso serviço de encurtamento de endereço web não poderia ficar fora de nossa lista. Com o Bitly, é possível manter os links criados para suas campanhas sociais sob controle rígido. Por trás do encurtamento, há todo um serviço de análise de dados em tempo real para que você possa identificar cliques de usuários. O serviço também suporta o uso de domínios customizados gratuitamente e implementa sozinho toda a configuração necessária. Quem sabe você não consegue criar seu próprio encurtador, como o codft.me que nós usamos por aqui?
4) Social Mention
Essa ferramenta busca e analisa em tempo real conteúdo gerado por usuários em mais de 100 redes sociais, identificando todas as menções do nome da sua empresa, produto ou termo determinado. E de graça. É considerada uma das melhores no mercado, entregando resultados relevantes, com pouco ruído e com métricas que incluem autoria, alcance, frequência e palavras-chave mais utilizadas. Se você sempre quis saber como as grandes empresas sabem e até respondem quando você menciona elas em uma rede social, agora você aprendeu que existem ferramentas que estão constantemente de ouvido em pé.
5) SocialOomph
Esse serviço online oferece uma longa lista de ferramentas de produtividade associadas com diferentes redes sociais, como Facebook, Twitter, LinkedIn e Plurk, assim como para blogs montados com WordPress, Blogger, Tumblr ou Moveable Type. Está disponível gratuitamente com algumas funcionalidades básicas. Na versão paga, é possível agendar atualizações no Facebook e compartilhamentos no LinkedIn, seguir automaticamente seguidores, pesquisar usuários relevantes de Twitter para seguir e disparar tuítes por e-mail.
6) TweetDeck
O Tweetdeck era uma ferramenta tão boa de integração com o Twitter que foi comprada pelo próprio Twitter para se tornar a solução oficial para web e desktop para monitoramento e gerenciamento de contas. Com essa ferramenta é possível visualizar diferentes linhas do tempo na mesma tela, além de incorporar poderosos filtros baseados em palavras-chave específicas ou condições. Também é possível customizar a interface para exibir ou ocultar colunas de acordo com a necessidade, para que o usuário possa focar na informação que interessa.
7) Buffer
Uma das mais populares ferramentas de agendamento disponível no mercado. Você pode agendar compartilhamentos, curtidas e postagens em diferentes mídias sociais como Twitter, Facebook, LinkedIn e Google+ com facilidade. Com o Buffer, é possível programar atividades ao longo de todo o dia para suas contas, sem precisar estar constantemente logado, gerando atualizações constantes. Além disso, a ferramenta oferece também um serviço de análise de dados para que você possa avaliar o alcance de suas postagens.
8) SocialBro
Focada especificamente no Twitter, esse serviço ajuda empresas a mirar e interagir melhor com sua audiência na rede social. Ela é capaz de analisar a linha do tempo de seguidores para gerar relatórios que podem, por exemplo, indicar os melhores horários para se obter o máximo de resposta para determinados tuítes. SocialBro também é capaz de identificar usuários com grande poder de influência e competidores, além de outros dados analíticos. É um serviço gratuito, com funcionalidades básicas ativadas para contas de Twitter com menos de 5000 seguidores.
9) Tweepi
Outra ferramenta dedicada ao Twitter, o Tweepi permite identificar com facilidade pessoas que você segue mas não seguem de volta e usuários inativos, assim como listar potenciais novos usuários a partir das listas de seguidores de determinadas contas. A versão paga também oferece atalhos inteligentes que permitem seguir ou deixar de seguir grandes números de usuários de uma única vez.
10) Hootsuite
Uma das mais conhecidas plataformas de gerenciamento avançado de redes sociais não poderia ficar de fora desta lista. Criada com o intuito de auxiliar organizações ou indivíduos com múltiplas contas em múltiplos serviços, o Hootsuite oferece suporte a Twitter, Facebook, LinkedIn, Google+ e outras redes sociais. A ferramenta oferece um largo espectro de relatórios que permitem que você tenha uma visão mais profissional de suas campanhas de divulgação e posicionamento de marca. Existe um plano gratuito para usuários individuais e vários tipos de assinaturas para usuários e empresas com necessidades mais complexas.