0 Compartilhamentos 672 Views

10 mitos sobre sua carreira em desenvolvimento

16 de dezembro de 2020

O mercado de trabalho nem sempre é aquilo que imaginamos quando damos aquele primeiro passo no que deveria ser uma carreira sólida. Culpa do mercado ou culpa do profissional que cria expectativas que não são baseadas na realidade?

Como em qualquer área, o mercado de TI, ou mais especificamente, o mercado de desenvolvimento, tem seus altos e baixos, seus atalhos e seus obstáculos e estar ciente deles é a melhor ferramenta para se construir um currículo invejável e uma carreira menos desgastante.

Ei Sabai Nyo é uma desenvolvedora web e tecnologista com anos de estrada e alguns livros publicados sobre o mercado de trabalho. Em um artigo publicado na internet, ela desmistifica os principais mitos que os profissionais tem sobre sua carreira na área.

Com sua autorização, traduzimos e reproduzimos o artigo na íntegra:

“Mitos, suposições imprecisas, lendas urbanas, como quer que você os chame, há muitos por aí sobre uma carreira em desenvolvimento de software. Se você é um desenvolvedor, alguns desses mitos o impedem, alguns o deixam desapontado e alguns estão simplesmente errados que você não pode deixar de rir. Independentemente das diferentes reações que você possa ter sobre eles, esses mitos precisam ser eliminados e, portanto, é o que farei com este artigo hoje.

Mito 1: depois de colocar o pé na porta, está tudo pronto

Eu não discordo do fato de que o primeiro emprego como desenvolvedor de software geralmente não é o mais fácil de conseguir, mas isso não significa que, uma vez que você tenha colocado o pé na porta, será fácil permanecer no indústria e você pode ir com a correnteza. O cenário da tecnologia está em constante mudança e você precisa aprender e atualizar suas habilidades com a maior frequência possível para se manter atualizado neste setor. Se você acha que pode sentar e relaxar depois de garantir seu primeiro emprego, então você terá uma decepção.

Mito 2: Você aprenderá tudo o que precisa saber em seu trabalho

Como mencionei antes, o panorama da tecnologia está em constante mudança e, ouso dizer, perturbando as formas tradicionais de pensar. Com isso, muitas novas tecnologias e metodologias foram introduzidas para acompanhar essa mudança. Isso significa que as tecnologias que sua empresa está usando também estarão em constante mudança e avanço? Sim e não. A verdade é que nem todas as empresas têm capacidade ou apetite para permanecer na vanguarda da evolução da tecnologia. Isso significa que você precisa ser responsável por seu próprio aprendizado, aprimorando suas habilidades e se mantendo competitivo em sua carreira.

Mito 3: Suas habilidades técnicas irão construir ou destruir sua carreira

Habilidades técnicas sólidas são absolutamente essenciais para sua carreira de desenvolvimento de software, mas não são as únicas habilidades necessárias. Ser capaz de se comunicar com eficácia, ser capaz de colaborar bem com outras pessoas, às vezes, de várias disciplinas e ser capaz de resolver problemas de forma criativa são algumas das habilidades igualmente importantes, senão mais, de que você precisa para ter sucesso em sua carreira. Assim como você precisa aprimorar suas habilidades técnicas, precisa nutrir continuamente sua liderança, comunicação e outras habilidades sociais também.

Mito 4: Você precisa ter um diploma em Ciência da Computação ou algo semelhante para ser um bom desenvolvedor

Ter o conhecimento e a compreensão dos conceitos fundamentais da computação é importante, mas a boa notícia é que você pode adquirir esse conhecimento não apenas se especializando em Ciência da Computação em uma universidade. Algumas das melhores universidades do mundo, como Harvard e MIT, estão oferecendo seus cursos básicos de ciência da computação gratuitamente, o que torna o aprendizado acessível para qualquer pessoa com um computador e acesso à Internet. E, claro, um pouco de autodeterminação.

Mito 5: quanto mais sênior você for, mais fácil será para você aprender uma nova tecnologia ou estrutura

Já se foi o tempo em que quanto mais tempo você trabalha no setor, menos precisa aprender, pois já conhece a lógica. A tecnologia está em constante evolução e todos que trabalham com tecnologia, portanto, precisam estar aprendendo e atualizando seu conjunto de habilidades. O que isso significa é que, às vezes, não é tão fácil para alguém sênior na indústria de desenvolvimento de software pegar e aprender uma nova tecnologia ou estrutura quanto seria para um novato, porque eles precisam desaprender o que já aprenderam anteriormente. A menos que o que eles aprenderão seja semelhante a algo que já sabiam, o processo de aprendizado de uma nova tecnologia não será um processo mais rápido e fácil só porque alguém está no setor há mais tempo. É um pouco como aprender a dirigir um carro com transmissão automática depois de dirigir um carro manual por décadas.

Desaprender é mais difícil do que aprender.

Mito 6: Você vai subir na carreira produzindo códigos bonitos

Escrever código elegante, sustentável e escalonável é parte da responsabilidade de um bom desenvolvedor de software, mas isso é apenas parte dela. Subir na escada corporativa não requer apenas excelência técnica, mas também excelência em questões comportamentais e de negócios. Algumas habilidades altamente consideradas para progredir em sua carreira são comunicação, colaboração, coaching, influência e resolução de problemas. Habilidades técnicas e habilidades não técnicas não são mutuamente exclusivas para o sucesso de sua carreira.

Mito 7: Você não precisa perder muito tempo procurando emprego porque há uma escassez de desenvolvedores de software

Isso é parcialmente verdade, mas parcialmente não. Sim, existem muitos empregos em aberto para funções de desenvolvimento de software, mas se você quiser garantir um bom, onde conseguirá resolver desafios interessantes com uma grande equipe em um ambiente colaborativo, ao mesmo tempo em que é compensado de forma justa, no nível de torna-lo eficiente, mas também ampliá-lo para atingir seu potencial máximo, então você precisará (e desejará) dedicar seu tempo para encontrar o caminho certo para você. Vencer a si mesmo ou se conformar com uma oferta de emprego menos do que ideal porque você está com pressa para conseguir um emprego rapidamente não é algo que você gostaria de fazer para você e sua carreira.

Mito 8: Você precisará saber sobre cada nova tecnologia assim que ela for lançada

Eu ouvi de alguns desenvolvedores como eles se sentem oprimidos sobre as novas tecnologias e mudanças que estão acontecendo na indústria de desenvolvimento de software. Por exemplo, nos últimos anos, há um novo framework Javascript a cada poucos meses. Existem também novas maneiras de fazer coisas como contêineres, dimensionamento horizontal, implantação contínua, agrupamento e assim por diante. No entanto, você precisa saber que não precisa aprender ou usar uma nova tecnologia assim que ela for lançada. Também está completamente ok se você não souber os nomes de todas as tecnologias ou técnicas que existem. Portanto, não coloque pressão desnecessária sobre si mesmo. No mínimo, é uma arte de equilíbrio – não se distrair com coisas novas e brilhantes, mas também manter os olhos abertos e estar disposto a aprender e mudar conforme necessário.

Mito 9: Você deve mudar de empregador todos os anos para maximizar seu aprendizado e ganhos

Fui questionado algumas vezes sobre a frequência com que acho que um desenvolvedor deveria mudar de emprego para continuar crescendo e deveria dar um prazo específico, como 18 meses, 2 anos, 5 anos e assim por diante. Mas o fato é que não existe uma regra rígida ou rápida sobre quando alguém deve procurar um novo emprego. Depende de muitos fatores; às vezes você pode estar com seu empregador há menos de 6 meses, mas percebe que a função não é para você. Você deveria continuar por mais alguns meses para que pudesse alcançar a marca de um ano antes de renunciar? Provavelmente não. Por outro lado, se você está aprendendo, crescendo, gostando do seu trabalho e ganhando uma remuneração justa, mesmo que esteja no mesmo empregador há mais de 5 anos, por que iria querer sair?

Mito 10: Você terá um salário de seis dígitos em alguns anos

Não tenho certeza do porquê, mas parece haver alguma obsessão em ganhar seis dígitos em nossa sociedade. A renda de seis dígitos significa algo entre $ 100.000 e $ 999.999. É possível para um desenvolvedor de software ter uma renda de seis dígitos depois de 2-3 anos na indústria? Certamente! Mas isso é comum? Talvez não seja tão comum quanto muitos desenvolvedores gostariam.

Então, você tem isso; dez mitos comuns sobre uma carreira no desenvolvimento de software. Se você está procurando se tornar um desenvolvedor ou iniciar uma carreira no desenvolvimento de tecnologia e software, espero que esses mitos abram seus olhos.”

Publicado originalmente como “Debunking Ten Common Myths About a Career in Software Development” em 3 de setembro de 2020. Traduzido e republicado com autorização da autora.

Carregando...

Você pode se interessar

Windows 11 vem aí?!
Artigos
72 visualizações
Artigos
72 visualizações

Windows 11 vem aí?!

Carlos L. A. da Silva - 15 de junho de 2021

Depois de mais de cinco anos, há claros sinais de que o Windows 10 será substituído por uma próxima versão do sistema operacional da Microsoft.

As “gambiarras” que os desenvolvedores de jogos utilizam
Artigos
222 visualizações
Artigos
222 visualizações

As “gambiarras” que os desenvolvedores de jogos utilizam

Carlos L. A. da Silva - 6 de junho de 2021

Não seja tão duro com você mesmo! O caminho da programação está lotado de "gambiarras" e até jogos conhecidos apelam para alguns truques.

Qual framework de PHP é o melhor para 2021?
Artigos
331 visualizações
Artigos
331 visualizações

Qual framework de PHP é o melhor para 2021?

Carlos L. A. da Silva - 27 de maio de 2021

A Theme Selection fez um comparativo das opções disponíveis no mercado e você vai bater o martelo sobre qual é o melhor framework para suas necessidades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira
Artigos
438 visualizações
438 visualizações

Adeus a Mandic, um dos “pais” da internet brasileira

Carlos L. A. da Silva - 18 de maio de 2021
O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
556 visualizações
556 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021
Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
794 visualizações
794 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021