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10 Motivos pelos quais as “distrações” são importantes para o ambiente de trabalho

21 de novembro de 2016

Uma pesquisa constatou que uma das maiores causas de distração no ambiente de trabalho são colegas barulhentos.

Mas, tirando aquela pessoa que fala alto no telefone, gargalhando ou discutindo os problemas de casa, serão que todas as chamadas “distrações” são mesmo prejudiciais para o clima do escritório?

Em uma era digital onde as interações cara a cara estão sendo profissionalmente substituídas por conferências remotas, plataformas de colaboração e outros gadgets, a boa e velha conversa no café, aquele vídeo compartilhado, aquele “disse-me-disse” entre cubículos pode ter suas vantagens e é preciso entendê-las. Destacamos 10 motivos justos pelos quais as tais distrações são importantes para você e sua empresa, segundo a opinião de especialistas na área:

1. Aumenta a colaboração

Uma das grandes verdades da vida é que existem pessoas que encontram facilidade para trabalhar e colaborar com pessoas que nunca viram antes. Mas também existem pessoas que precisamde um grau de interesses pessoais compartilhados para colaborar no pico de sua eficiência com semi-desconhecidos. Para Tim Eisenhauer, CEO da empresa de soluções colaborativas Axero Solutions, “conhecer alguém antes de mergulhar em tarefas complexas juntos pode fazer uma diferença enorme”.

Ele afirma que não é preciso armar atividades coletivas como almoços em equipe ou dinâmicas de grupo. Apenas encorajar os funcionários a se conhecerem nos momentos de pouco trabalho já ajuda, na medida em que eles constroem relações pessoais. Desta forma, segundo Eisenhauer, colaborar em tarefas relacionadas ao ambiente de trabalho e projetos se tornam muito mais fluidas.

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2. Oferece uma oportunidade casual de interagir com a gerência

Se os funcionários tem receio ou hesitam de falar com seus gerentes ou a liderança da empresa, é claro que os negócios irão sofrer as consequências dessa falta de abertura. Sem uma interação cara a cara, profissionais podem se sentir desconectados ou desvalorizados, e isso pode impactar o engajamento e até a lealdade. “Infelizmente, isso é bastante comum no ambiente de trabalho”, alerta Eisenhauer.

A solução é bastante simples: “conversações casuais são a resposta. Pessoas são mais propensas a se abrirem quando a conversação é sobre interesses pessoais e não sobre detalhes de trabalho. Conversas casuais na sala de descanso ou no bebedouro são uma forma ideal para as pessoas se sentirem mais confortáveis com a gerência”, aconselha o especialista.

3. Aumenta o respeito pela gerência

E há ainda mais vantagens para os líderes de equipe que param para conversar com seus colegas de trabalho. Para Eisenhauer, se eles oferecem a liberdade para socializar e passam a confiança de que suas funções serão cumpridas, isso conquista respeito dos funcionários. “A melhor forma de se conseguir com que as pessoas façam um trabalho bem feito é conquistando seu respeito e mostrando que você confia nelas”, aconselha.

“Se você deixar claro que não está ‘policiando’ ninguém, isso melhora os relacionamentos e seu time irá apreciar ainda mais trabalhar com você”, reforça.

4. Aproxima funcionários remotos

Um dos maiores desafios de quem trabalha remotamente é permanecer engajado e conectado como seus colegas que trabalham localmente, pessoas que ele raramente vê face a face. Para Eisenhauer, essa lacuna pode ser suprida com ferramentas sociais ou colaborativas, assim como encorajar interações em vídeo, para “trazer o trabalhador remoto para dentro da ‘família’ do ambiente de trabalho”.

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5. Ajuda os introvertidos a se aproximarem

Timidez, ansiedade social ou medo de estar em público são características reais compartilhadas por muitos profissionais extremamente competentes em suas áreas de especialidade. Pessoas que sofrem desses transtornos podem ser prejudicadas em ambientes de trabalho mais fechados e isso pode levar a falhas de comunicação e perda de foco, de acordo com Eisenhauer. Para o especialista, esse é um problema que também pode ser solucionado com as chamadas “distrações”, onde conversações casuais podem trazer os introvertidos para mais perto do resto do grupo.

6. Aumenta o engajamento dos funcionários

Para o especialista em colaboração no ambiente de trabalho, é difícil permanecer desinteressado quando você se importa com seus colegas e sente que está trabalhando em conjunto para completar uma missão em comum. Eisenhauer defende que o relaxamento, a socialização e conversas que não estejam ligadas a trabalho podem aumentar drasticamente o nível de engajamento do funcionário.

7. Aumenta a produtividade

Sim, você não leu errado: “distrações” podem aumentar a produtividade. Para Rusty Lindquist, vice-presidente de ideias e gerenciamento de capital humano da firma de soluções de RH BambooHR, está errado quem pensa que suprimir as conversas casuais e a diversão são uma forma de garantir a produtividade da equipe.

“Talvez você esteja com a cabeça enfiada em um projeto por horas, ou mesmo dias. Talvez você esteja desgastado tentando atingir metas ou deadlines. Dar uma pausa, dar uma volta, pegar um quitute, bater um papo – essas paradas ajudam o cérebro a dar um tempo de forma que ele possa ajustar o foco e se renovar, o que ajuda muito em ampliar a performance e a produtividade”, sugere o especialista.

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8. Reforça a cultura

Sem uma cultura corporativa forte, empresas enfrentam dificuldades para crescer. É difícil atrair e reter talentos se os funcionários não se sentem conectados, alerta Eisenhauer: “empregados precisam se sentir confortáveis e confiantes para que uma cultura corporativa positiva se desenvolva. Uma cultura frequentemente nasce de interesses e valores compartilhados, muitos dos quais não tem nada a ver com o trabalho. É irreal esperar que funcionários se liguem e trabalhem bem juntos sem a ajuda da tal conversa no bebedouro”.

9. Mantém os funcionários saudáveis

Pode aparecer estranho que as ditas “distrações” possam ter alguma relação benéfica para a saúde física dos funcionários, mas essa conexão existe. Eisenhauer explica: “stress pode ter um grande impacto negativo na saúde física e mental, então separar um tempo para ventilar o desgaste do dia de trabalho é importante. O simples ato de se levantar, dar uma volta e caminhar até o bebedouro ajuda a manter o sangue fluindo e ajuda a aliviar o stress“.

E o especialista também lembra que um funcionário saudável chega no horário, mantém uma atitude positiva e trabalha melhor. No final do dia, todos saem lucrando.

10. Pode promover novas ideias

Não é porque as pessoas estão conversando sobre futebol, Overwatch ou o último episódio de Game of Thrones que boas ideias não podem aparecer. De vez em quando, uma interação leva a outra e o pensamento pode fluir para uma grande ideia.

“Algumas ideias que aparecem no bebedouro podem influenciar novos produtos e serviços”, afirma Eisenhauer. “Isso significa que seus colegas de trabalho estão na verdade trabalhando quando estão conversando ao redor do bebedouro”, revela o especialista.

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