Muita gente boa, está preocupada com a ascensão das inteligência artificial: Elon Musk, Stephen Hawking e até o geralmente tranquilão Bill Gates.
Tudo frouxo.
Falam que os robôs vão pegar nossos empregos, falam que os robôs vão nos escravizar, falam que os robôs vão nos transformar em “bichinhos de estimação”. Falam até que vão trancar a gente em caixões injetando heroína.
Tirando a parte da heroína, que eu trocaria fácil por um suprimento infinito de comida chinesa, eu digo: pode vir! Viva nossos mestres robóticos!
Vamos ser francos: a gente faz guerra, poluímos o planeta, extinguimos animais, criamos reality shows, brigamos por causa de futebol, política, religião e o que pedir pelo telefone para comer na sexta-feira de noite. O ser humano é triste! Temos que ir ao banheiro umas quatro vezes ao dia, precisamos de alimentação constante e estamos fora do ar recarregando por um terço do dia. É um desperdício tremendo de custo/benefício. Eu estou fazendo minha parte, tentando atingir um uptime de 99%, mas o consumo de café não está compensando e a taxa de erros subiu acima da média.
Precisamos dos robôs.
Então, relaxe e aproveite. Veja 10 bons argumentos para que, sim, os robôs dominem tudo:
1. Você nem gosta do seu emprego. “Ai, que meda, os robôs vão tirar o meu emprego”. Meu amigo, minha amiga, você nem gosta desse trabalho! Você ganha mal, trabalha 10 horas por dia, seu chefe é pior que o Exterminador do Futuro e seus colegas de trabalho são todos víboras. Apenas 13% de todos os funcionários do mundo estão satisfeitos com seu emprego e isso inclui os estatísticos que tiraram esse número sei lá de onde, porque ninguém me perguntou nada. Se um robô quiser seu emprego, deixe levar e saia rindo.
2. Seja um gato. Se você tem um gato, já sabe o que o espera: o felino dorme 20 horas por dia, só levanta para comer e escolher um novo lugar para deitar. Toda hora ganha um carinho atrás das orelhas. Se os robôs nos transformarem mesmos em animais de estimação, seja um gato! Eu não sei você, mas acho que eu até ronronaria.
3. Não haverá escravidão. “Bichinhos nada, os robôs vão é nos escravizar!”. Escravizar a gente? Para quê? Um robô trabalha 24 horas por dia sem parar, sem folga 7 dias na semana, sem precisar de comida ou supervisão. Então, para quê mesmo os robôs vão precisar de mão de obra humana? Se eu descrevi a sua vida nesse momento, desculpe a falta de tato, volte para o motivo número 2 e imagine um futuro melhor. Caso contrário, imagine um robô observando os ineficientes humanos trabalhando carregando sacos de cimento ou criando códigos, enquanto seus circuitos explodem de tédio e vontade de fazer melhor.
4. Teremos festas colossais. “Mas eles podem nos usar como baterias”. Essa você foi buscar lá em Matrix, não é? Aquele filme que mostra as máquinas construindo toda uma realidade virtual, uma infraestrutura de alimentação de seres humanos, berços e mais berços, apenas para tirar energia “orgânica” para sustentar a própria solução e a si mesmos ao invés de utilizar, não sei, energia nuclear infinita? Pois bem, se é para citar Matrix, então pense no kung-fu e nas festas colossais muito loucas que você vai participar.
5. Falando em cinema… No futuro dominado pelas máquinas, todos os roteiros serão gerados por uma fábrica, com elementos similares, e as histórias serão turbinadas por efeitos especiais de última geração, com personagens digitais. Não, espera. Isso é o presente. No futuro dos robôs, teremos mais Wall-E, Terminator, Ex Machina, Ghost in the Shell nas telonas e a volta da Super Vicky na TV. Ei, nada mal!
7. Governar a Terra é complicado. Uma só nação, vivendo em paz? Está complicado. A ONU tenta, mas o ser humano reluta muito. Então, vamos deixar tudo nas mãos dos robôs. Em um dia de expediente, eles resolvem o aquecimento global, a tensão no Oriente Médio, a fome na África e ainda voltam para casa para fazer carinho atrás das nossas orelhas.
8. Já deu. A raça humana está aí tem uns 150 mil anos. Talvez 200 mil. Talvez seis mil. A gente não consegue chegar a um consenso nem sobre isso. Mas o fato é que já deu, já é tempo demais. Vamos fazer a fila das inteligências andar e dar uma chance para nossas criações.
9. Nunca mais um 7 a 1. Quando o mundo for uma única nação sob o comando de nossos amados mestres robóticos, a Copa do Mundo será um evento que durará um único dia, uma única partida permanentemente empatada em 0x0.
10. No final, somos todos robóticos. Mas vai mudar muita coisa mesmo? Seu filho está sempre conectado e não te dá atenção, seu cônjuge não entende suas piadas, seu chefe te faz trabalhar dia e noite, teu vizinho não diz “bom dia”, todo mundo vê as mesmas coisas na TV… cadê meu sarcófago com yakisoba?
Então, quando a singularidade acontecer, vá para as ruas, solte fogos, volte para casa, ponha seu melhor pijama e aguarde um Supervisor Robótico 309 ser designado para o seu setor.