0 Compartilhamentos 228 Views

10 sites que podem substituir os programas do seu PC

19 de março de 2018

Desde o início da computação pessoal, existe o dilema entre aqueles que defendem o conceito do “terminal burro” e aqueles que acreditam que o PC deve dar conta de tudo sozinho. Instalar programas ou apenas executar um cliente de um programa que roda em um servidor?

O advento da computação da nuvem e o crescimento do HTML 5 acabaram com essa guerra e hoje pode se dizer que os dois caminhos são perfeitamente viáveis. Para quem não quer gastar tempo com instalação, trazemos aqui uma seleção de serviços online, em que você pode começar a produzir em qualquer PC, em qualquer lugar do mundo e funcionam como boas alternativas para programas tradicionais.

1) Trello

Para as pessoas realmente organizadas, o Trello não é apenas um excelente substituto para softwares instalados, mas é vastamente superior a soluções convencionais. Como uma ferramenta de gerenciamento de projetos individuais e coletivos, o serviço online ajuda a manter de uma forma bastante visual e intuitiva um fluxo de tarefas e as informações relevantes a elas em uma interface prática que não abre mão de ser poderosa e lotada de funcionalidades.

Boa parte dos melhores recursos do Trello são acessíveis gratuitamente, mas quem deseja turbinar ainda mais sua experiência, inclusive com integração com outros produtos de nuvem, o serviço oferece um serviço de assinatura mensal que não pesa no bolso.

2) Slack

É muito provável que sua organização já esteja trabalhando com o Slack como ferramenta de comunicação corporativa e integração de equipes. Se não está, deveria estar. Com uma interface que combina ao mesmo tempo o melhor de uma rede social com o poder do compartilhamento, o serviço permite coordenar eventos, anexar arquivos importantes em um depósito acessível, agregar e organizar discussões e muitos outros recursos vitais para um time profissional.

Para quem preferir um programa tradicional ou aplicativo, o Slack oferece esses dois recursos para desktop ou dispositivos móveis, mas sua tela web é mais do que satisfatória para o serviço cumprir com todas as suas funcionalidades.

3) Virus Total

Há quem diga que o antivírus tradicional está morto diante da capacidade de adaptação e o vasto volume das novas ameaças digitais e já tem muita gente que deixou de lado a instalação dessa ferramenta em seu PC. Mas sempre existe aquele frio na barriga na hora de abrir um arquivo recebido de fontes pouco confiáveis… para esses casos, o Virus Total pode funcionar como uma alternativa que dispensa instalações ou downloads.

Basta subir um arquivo por upload para o site para que ele seja examinado remotamente por dezenas de ferramentas antivírus ao mesmo tempo, incluindo soluções poderosas de empresas como Kaspersky, Sophos, Symantec e Trend Micro. Com esse recurso, o Virus Total pode oferecer o diagnóstico definitivo se um arquivo está contaminado ou não.

4) Pixlr Editor

Soluções profissionais de edição de imagem costumam ser muito caras, enquanto as opções gratuitas demandam uma instalação demorada ou não oferecem um conjunto satisfatório de ferramentas. Para preencher essa lacuna entre as duas realidades, o Pixlr Editor funciona diretamente no seu navegador e traz uma gama de recursos poderosos, como ajustes, camadas, filtros e outras funcionalidades.

O único defeito da solução é a necessidade de se habilitar o Flash nativo no navegador, um plugin que a maioria dos navegadores atuais desabilita por padrão, seja por questões de segurança ou performance. Enquanto o formato não é extinto por completo, é bom correr e aproveitar a praticidade gratuita desse potente editor de imagens online.

5) WeVideo

Assim como já e possível editar imagens direto no navegador, esse serviço oferece a possibilidade de editar vídeos sem a necessidade se instalar nada. O WeVideo talvez não seja uma solução profissional para quem precisa trabalhar com vídeos de altíssima resolução ou quem procura ferramentas de edição mais robustas, mas certamente é uma prática alternativa para quem deseja apenas preparar o vídeo daquela festa.

Mesmo o plano gratuito do serviço oferece integração com serviços de armazenamento na nuvem e funcionalidades colaborativas, além de recursos de edição que não costumam ser encontradas em produtos gratuitos.

6) Tinkercad

Se existem serviços online para edição de imagem e de vídeo, existe também para desenvolvimento de objetos 3D. Tinkercad usa a expertise da Autodesk para oferecer uma solução que dispensa instalações, funciona direto no navegador e e é acessível para iniciantes ao mesmo tempo que poderosa para designers experientes. É possível criar do zero um arquivo e sair com um resultado que pode ser impresso em uma impressora 3D ou salvo na nuvem.

O serviço também conta com uma vasta biblioteca de arquivos já prontos, oferecidos por uma comunidade sólida que está sempre disposta a colaboração.

7) Skype for the Web

Para quem está determinado a não instalar mais nada além de um navegador em seu PC, o Skype for Web é a melhor opção como ferramenta de mensagens. Embora a Microsoft tenha tornado mais popular sua versão em software dedicado, o serviço online pela web finalmente atingiu paridade com os recursos disponíveis, oferecendo aos usuários inclusive conversação por voz e vídeo, inteiramente de graça.

Para quem já tem uma conta Microsoft, basta logar no endereço do serviço para começar a utilizar, com todos os seus contatos já acessíveis, assim como histórico de mensagens armazenadas na nuvem.

8) Last Pass

Se o objetivo é trocar programas tradicionais por serviços online, é apenas uma questão de tempo para o usuário se ver rodeado por uma vasta coleção de senhas. Usar a mesma senha para todos os serviços é impensável, mas administrar um punhado de senhas seguras e complexas sem ajuda tampouco é uma opção. Felizmente, Last Pass possui um serviço que também é online e dispensa a instalação de programas.

Embora os navegadores atuais já tenham funcionalidades nativas de gerenciamento de senhas, esse serviço adiciona uma camada extra de segurança, gerando senhas extremamente fortes e armazenando seu catálogo na nuvem atrás de criptografia pesada.

9) Prezi

Não existe uma reunião de negócios ou de desenvolvimento sem uma apresentação. Entretanto, um certo programa da Microsoft domina o mercado e aparentemente não há uma alternativa. Ou será que não? Prezi não apenas dispensa a instalação de um programa no seu PC, funcionando diretamente no navegador, como ainda introduz uma forma diferente de criar e exibir apresentações

O resultado são slides com alta capacidade de engajamento e dinamismo que podem surpreender a audiência, a um custo zero em seu plano básico.

10) Google Drive Suite

Para quem está pensando em substituir por completo o pacote Office, não há como encerrar essa lista sem mencionar um dos mais conhecidos pacotes de serviços online: Google Drive Suite. O pacotão do Google pode ser apontado como um dos mais poderosos e mais influentes serviços de nuvem, responsável em grande parte por mudar a mentalidade dos usuários com resultados de qualidade.

Seja para criação de documentos de texto, planilhas, apresentações, calendários, comunicação online ou mesmo armazenamento de arquivos, essa suite conseguiu se transformar em uma ameaça para o Office tradicional e impulsionou a mudança para integração com nuvem da própria Microsoft. Se você ainda não experimentou as soluções do Google, vale a conferida.

Você pode se interessar

Skynet é real e é chinesa
Artigos
6 visualizações
Artigos
6 visualizações

Skynet é real e é chinesa

Carlos L. A. da Silva - 10 de dezembro de 2019

Cerca de 200 milhões de câmeras de vigilância estão em operação nesse momento no país, ligadas a uma rede do governo batizada como Skynet.

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala
Dicas
18 visualizações
Dicas
18 visualizações

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Carlos L. A. da Silva - 4 de dezembro de 2019

Ninguém está livre de cair na mira de uma horda virtual e saber se defender é fundamental.

Mais publicações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10
Dicas
19 visualizações
19 visualizações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 28 de novembro de 2019
Tudo que você precisa saber sobre o USB4
Artigos
46 visualizações
46 visualizações

Tudo que você precisa saber sobre o USB4

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2019