0 Compartilhamentos 383 Views

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada

Em tecnologia, tempo é dinheiro. No mundo assolado por uma pandemia, tempo também pode significar vidas ou a diferença entre fechar as portas e se manter no mercado. O bom profissional de desenvolvimento é constantemente instigado a agilizar sua produção e seus métodos de trabalho. Para se obter a eficiência é necessário utilizar a ferramenta correta para o serviço certo.

Mais do que isso, o profissional full stack e, muitas vezes, autônomo e cada vez mais remoto não é apenas uma máquina de escrever código que depende somente do seu editor de texto favorito. Muitas vezes somos solicitados a atender as necessidades do backend, do frontend, participar de reuniões, revisar bugs e diversas outras tarefas que estão atadas a sua carreira. Portanto, é necessário um arsenal amplo de soluções, que costumam estar em constante mudança.

Pensando em tudo isso, fizemos uma lista de sugestões de ferramentas de desenvolvimento que podem melhorar sua produtividade em 2021, todas completamente gratuitas ou com planos gratuitos para autônomos ou pequenos times:

1) GitHub

Acho que o GitHub dispensa apresentações, certo? O serviço é tão popular entre os desenvolvedores que chamou a atenção da Microsoft e desde 2018 ele faz parte da família da gigante de Redmon. O GitHub foi criado para resolver um antigo problema de controle: ao invés de desenvolver localmente e enviar correções e atualizações para todos os envolvidos, ele permite um desenvolvimento colaborativo em que todos participam, melhorando a produtividade de qualquer projeto. O resultado é uma comunidade global de mais 50 milhões de desenvolvedores, com mais 100 milhões de repositórios de código.

2) Musicforprogramming

Música pode incrementar a produtividade, de acordo com estudos acadêmicos recentes. Pensando nisso, esse site completamente gratuito e livre de publicidade utiliza faixas instrumentais para auxiliar no foco na hora de se programar. Mantendo a temática, o musicforProgramming também apresenta uma interface que emula um editor de código para não desviar atenção do cérebro na hora de mudar de sequência de músicas. Existem mais de 50 playlists disponíveis e o número continua crescendo. Basta selecionar sua favorita ou deixar o acaso decidir, colocar os fones de ouvido e começar a trabalhar.

3) Atom

Esse é um editor de texto diferenciado e de código-aberto para desenvolvedores, que pode ser “hackeado” para se adequar a suas necessidades. Ele traz nativamente suporte a diversos plugins criados com Node.js e embutidos com Git Control. Totalmente modular, o programa oferece o download de muitas extensões, temas e utensílios produzidos pela própria comunidade. Não gostou dos resultados? Você pode colocar a mão no código. Ele foi desenvolvido usando HTML, JavaScript e CSS, rodando em Electron. Sem muito esforço, é possível tornar Atom a ferramenta perfeita para sua produtividade.

4) Visual Studio Code

VS Code é outra ferramenta que dispensa apresentações. O editor de código da Microsoft é a solução preferida de muitos desenvolvedores. Ele oferece suporte a controle de versão, debug e execução de tarefas de forma integrada que se encaixa no seu fluxo de desenvolvimento: codificar, rodar, debugar. A ferramenta é uma versão mais leve do ambiente de desenvolvimento da Microsoft e se tornou a escolha sugerida para os órfãos do Brackets (a própria Adobe recomenda a migração após o encerramento de sua ferramenta em setembro de 2021).

5) Asana

Quando falamos em produtividade não estamos falando apenas da capacidade de desenvolver de forma rápida. Falamos também no cumprimento de prazos, mas acompanhar mudanças no projeto e em suas metas pode ser complexo até para o mais experiente desenvolvedor. Asana é uma ferramenta que permite gerenciar esse fluxo e compartilhar essas informações com clientes e colaboradores. Como um canivete de suíço, ele traz embutidas diversas funcionalidades, como calendário, sistema de mensagens, anotações e divisão de tarefas entre os envolvidos.

6) The Silver Searcher

Já gastou uma hora ou mais procurando a linha exata de código em meio a milhares delas? Essa é uma ferramenta multiplataforma de código aberto de pesquisa em código fonte muito similar ao ack mas com um diferencial enorme: é muito mais veloz, apresentando resultados de 5 a 10 vezes mais rápidos. Esse utilitário foi desenvolvido pensando em performance para múltiplos núcleos e realizando pesquisas em paralelo, mas sem abrir mão de recursos precisos que permitem encontrar aquilo que você está procurando.

7) Postman

Essa ferramenta colaborativa foi criada para simplificar e agilizar o desenvolvimento de APIs. De acordo com seus criadores, Postman entrega um incremento de 5x na agilidade do desenvolvimento de APIs, com debugging quatro vezes mais rápido e uma colaboração entre profissionais 10 vezes mais efetiva. A ferramenta já conta com um diretório de APIs de parceiros e conectores pré-construídos para que você ou seu time não precisem reinventar a roda. Além disso, a ferramenta também traz cliente web e desktop próprios, assim como CLI para executar coleções diretamente da linha de comando.

8) Jira

Para quem trabalha com desenvolvimento ágil, Jira é a ferramenta número um multiuso. Através dela, é possível planejar, acompanhar e gerenciar projetos de desenvolvimento, além de oferecer recursos de customização de workflow, ferramentas colaborativas e funcionalidades de produção de relatórios precisos. Cada participante do time pode ajudar a planejar, acompanhar e lançar softwares graças à estrutura participativa permitida pelo Jira, com transparência no processo e resultados efetivos na produtividade.

9) Bootstrap

Para desenvolvedores web que precisam atender às necessidades de ecossistemas móveis (e todos precisam de dez anos para cá), não há ferramenta mais produtiva do que o Bootstrap na criação de projetos responsivos ou pensados exclusivamente para essa realidade. A ferramenta reúne praticidade com facilidade de uso e aprendizado, além de permitir a criação de layouts elegantes com elementos que se ajustam de acordo com a plataforma. Com vários modelos para iniciantes, é extremamente simples começar e customizar um projeto a partir dos exemplos oferecidos ou através da ampla documentação disponível para a ferramenta.

10) Boostnote

Boostnote é a ferramenta que turbina a “informação” em “tecnologia da informação”. Com esse programa de código aberto é possível criar de forma intuitiva anotações e marcações em seu código e organizar esse material de forma eficiente, empregando um sistema de pastas e etiquetas. Além desses recursos, Boostnote também pode ser utilizado de forma instrumental como um recurso de gerenciamento de progresso de tarefas em etapas que você mesmo define.

11) Tmux

Agilidade é a capacidade de se desdobrar em várias janelas em uma mesma janela, até mesmo sem contar com múltiplos monitores. Tmux facilita a vida de quem precisa monitorar diversos consoles virtuais simultaneamente, permitindo que sejam acessadas várias sessões de terminal diferentes dentro de uma única janela de terminal, local ou remotamente. Com essa ferramenta, você pode ajustar as janelas em um espaço mínimo, trocar entre elas com facilidade (mantendo cada sessão ainda ativa).

12) Xcode

O ecossistema da Apple também precisa de ferramentas que facilitem a produtividade de seus desenvolvedores e é aí que entra em cena o poder do Xcode. Esse ambiente de desenvolvimento integrado oferece aos desenvolvedores todos os recursos que eles  necessitam para criar aplicativos para Mac, iPhone, iPad, Apple TV e Apple Watch. O Xcode é construído como um aplicativo universal que roda 100% nativamente em CPUs baseadas em Intel e Apple Silicon, com foco em obter um ótimo desempenho.

13) Oh My Zsh

As ferramentas de linha de comando padrões dos sistemas operacionais fora do universo UNIX costumam ser complexas de aprender e pouco práticas. Pensando nesse cenário, surgiu Oh My Zsh, um framework de código aberto construído em cima do zsh, uma ferramenta de linha de comando poderosa e mais veloz, porém mais simples do que suas rivais. Entre as várias vantagens, o framework apresenta centenas de plugins e mais de cem temas criados pela comunidade para você customizar seu ambiente, programar tarefas e melhorar sua produtividade.

14) Jenkins.io

Esse servidor de automação de código aberto é uma mão na roda na hora de fazer a instalação de projetos, para identificar e corrigir falhas na build. Jenkins funciona pegando seu código fonte compartilhado, que então aciona uma nova build. Quando ele cria o build, o desenvolvedor responsável recebe uma notificação por e-mail apontando para qualquer erro de código, o que pode potencialmente economizar dezenas de horas por semana na busca por bugs Além de ser fácil de instalar e executar, a ferramenta é modular e conta com uma ampla gama de plugins que a tornam compatível com quase qualquer tipo de projeto..

15) Creative Tim Ui Tools

Esse pacotão é para quem ainda briga no desenvolvimento de interface do usuário. Aqui é possível encontrar UI Kits e Dashboards totalmente codificados construídos sobre frameworks modernos que você já usa: Bootstrap, Angular, React, Vue js, Laravel, Node js etc. Desta forma, é possível obter um design elegante, funcional, atrativo para o usuário e sem precisar alocar recursos ou tempo para seu desenvolvimento. Com isso, você poderá se concentrar no processo de programação ou no seu modelo de negócios.

Carregando...

Você pode se interessar

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
50 visualizações
Artigos
50 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
272 visualizações
Artigos
272 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
368 visualizações
Artigos
368 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021

Serviço do My Heritage permite "animar" fotos do passado, trazendo vida para seus antepassados. Como isso é possível?

Mais publicações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Artigos
342 visualizações
342 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021
Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
312 visualizações
312 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021
Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
331 visualizações
331 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021