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25 Itens Para Checar Antes de Lançar Seu Site

Chegou o grande dia. Ou estourou o prazo, todo mundo está virando a noite e o site está prestes a ir para o ar, o que é o mais provável. Mas vamos supor que sua equipe teve tempo o suficiente para cuidar de todos os detalhes, testar, testar novamente e testar mais uma vez e agora está confiante de que as portas da internet podem se abrir para o público.

Será mesmo?

São tantas tarefas a serem realizadas em diferentes esferas de especialização que é possível que alguma coisa tenha sido esquecida. Para ajudá-lo neste momento tão delicado e aumentar suas chances de sucesso, segue uma lista de 25 itens que devem ser checados antes, durante ou imediatamente após o lançamento de um site.

Conteúdo

Apesar de todo o avanço multimídia dos últimos anos, com tecnologias brilhantes e piscantes como Flash, Silverlight, jQuery, HTML 5, Canvas, infográficos, vídeos e outros, a internet ainda está escorada na segunda forma mais antiga de comunicação: a escrita. Não podemos descuidar do conteúdo textual do site. Da mesma forma, devemos ter em mente que uma página existe para passar uma mensagem. E esta mensagem precisa ser clara e revisada.

1. Grafia, Gramática e Pontuação

Releia atentamente todo o conteúdo textual do site à procura de erros que ofendam à língua portuguesa (ou a língua em que ele foi escrito). Um corretor ortográfico é o mínimo que se espera de um site bem feito, mas também fique atento à concordância, regência, pontuação…

2. Formulários

Preencha e envie todos os formulários do site. E responda às perguntas:

  • O fluxo estava bom? Ou foi cansativo?
  • Você teve dúvidas sobre como preencher?
  • Os objetivos do formulário estavam claros?
  • As informações coletadas chegaram no lugar ou pessoa certa?

3. Velocidade de Carga

Você pode ter uma velocidade de banda larga no seu escritório ou ter a falsa impressão de que o site está rápido porque ele está funcionando no servidor da sua rede. Mas seu usuário pode estar atrás de um gargalo de velocidade. Para conferir se o tempo de carga está adequado, existem diversas ferramentas disponíveis, como, por exemplo, o Pingdom Website Speed Test.

Velocidade de Carga

4. Contexto

Se coloque no lugar do visitante e tente responder estas perguntas:

  • Por que eu estou visitando esta página?
  • Este conteúdo me agrega?
  • Eu consigo visualizar o que posso fazer?

Visual

Um bom conteúdo pede uma boa apresentação. E o aspecto visual é a primeiríssima impressão que um visitante tem do seu site, logo, carece de cuidados imediatos, antes de um lançamento desastroso.

5. Fontes

Certifique-se de que a tipografia está consistente ao longo do site: títulos sempre iguais a títulos, subtítulos sempre iguais a subtítulos, parágrafos com fontes semelhantes etc. Com conteúdo muitas vezes copiado e colado de diferentes documentos Word, podem surgir anomalias.

6. Imagens

Certifique-se de que todas as imagens sejam capazes de exibir uma alternativa em texto quando o mouse passa por cima. O Internet Explorer usa a tag ALT para este efeito, mas este não é o padrão do W3C e adotado por outros navegadores. O correto é o uso da tag TITLE. Uma vez que o ALT é obrigatório para SEO, use ambos.

Certifique-se de que todas as imagens estão carregando corretamente e com suas dimensões especificadas. Não use imagens grandes demais, a menos que seja estritamente necessário.

7. Compatibilidade

Renderizar o mesmo visual em diferentes navegadores é o grande desafio do profissional de webdesign. Não tem como fugir. Tenha certeza de que suas páginas estejam apresentáveis no maior número possível de navegadores e suas versões. Não crie pensando apenas no líder de mercado. Cada visitante deve ter uma experiência no mínimo agradável.

Navegadores

Código

Se o código fonte da página não estiver funcionando direito, você não tem um site funcionando. Então, nem preciso lembrá-lo de que o código precisa estar correto. Mas alguns pequenos detalhes podem passar despercebidos.

8. Live URLs

Este é um equívoco clássico: você montou seu website em um local que não é o destino final onde o site irá ficar. Mas suas URLs ainda podem estar apontando para recursos localizados no servidor anterior. Teste suas URLs todas novamente (e use o posicionamento correto da próxima vez).

Esta é uma tarefa que pode ser exaustiva se seu site for muito grande. Um link quebrado que você não testou pode afundar sua credibilidade com um visitante. Felizmente, existem ferramentas que podem automatizar o processo. O próprio W3C oferece um serviço online gratuito de checagem de links.

9. Validação

Mais uma vez o W3C é seu amigo e oferece uma outra ferramenta muito importante: a de validação de código.  É muito simples de usar: basta colar o endereço da página em https://validator.w3.org/ para testar sua validade..

Com o relatório gerado, você pode atacar os erros e tornar a página compatível com o padrão da web.

10. Minify

Esta é uma técnica que combina e comprime o código da página para acelerar o tempo de carga. É muito utilizada em largos blocos de Javascript ou CSS, mas também pode ser aplicada em outros lugares. Tente utilizar ao máximo o poder desta técnica.

40411. 404

Erros de Página Não Encontrada podem aparecer até mesmo se o seu site não tiver um único link quebrado. O visitante pode estar seguindo uma URL errada externa ao site ou pode ter digitado errado algum endereço. E a última coisa que seu visitante gostaria de ver neste momento é uma página genérica de servidor informando do erro.

Certifique-se de que seu site possui uma página de erro 404 customizada e agradável, com diversas opções de caminho para o visitante encontrar o que está procurando.

12. Favicon

Favicons são aquelas pequenas imagens que aparecem na barra de endereço ou na aba do seu navegador ao lado do título. E isso ajuda? É mais uma oportunidade de reforçar sua marca e ampliar a credibilidade do seu site. E sua implementação é muito simples.

SEO

Mesmo que você não trabalhe com SEO, você deveria. Existe uma série de práticas simples de implementar, mas que são essenciais para otimizar sua performance nos mecanismos de busca. Que estes detalhes estejam funcionando desde o primeiro dia é quase obrigatório:

13. Redirecionamentos 301

Às vezes, você não está lançando um site novo, mas relançando um site antigo. E possivelmente seu conteúdo foi movido para uma nova estrutura de navegação. Se você já tinha um site antes e agora está alterando o endereço das URLS, é essencial que você informe os mecanismos de busca e seus visitantes sobre o novo endereço daquele conteúdo. A forma ideal é utilizando redirecionamentos 301, que remapeiam as URLs antigas para as novas URLs.

14. Tags TITLE e Meta

Certifique-se de que cada página tem um título condizente com seu conteúdo. Lembrando que “untitled1” não é nada informativo nem para seus visitantes, nem para os mecanismos de busca.

Não se esqueça também de preencher as meta-tags Description e Keywords, ainda relevantes para alguns buscadores.

15. Sitemap XML/Sitemap HTML

Crie para seu website um sitemap preciso de todas as suas páginas, tanto no formato XML quanto em HTML. O primeiro é fundamental para mecanismos de busca, principalmente o Google. O segundo é importante para oferecer mais uma alternativa de navegação para seus visitantes.

16. Ferramentas

Não dá para averiguar o alcance do seu site junto ao público sem uma ferramenta estatística. Utilize o poder do  Google Analytics ou outro pacote analítico para obter relatórios de tráfego.

Lembrando que este tipo de ferramenta normalmente exige a adição de um código para cada página do seu site e é melhor que este quesito tenha sido preenchido desde o início do projeto, caso contrário, faça-o o mais rápido possível.

17. Integração com Mídias Sociais

Seu website, blog ou projeto já registrou sua presença nas principais redes sociais? Seus ícones de mídias sociais no site estão levando para as páginas corretas?

Mídias Sociais

18. Robots.txt

Certifique-se de que seu site possui um arquivo robots.txt na raiz do servidor, informando o mecanismo de busca sobre quais áreas ele deve visitar e quais ele não deve visitar.

19. Envio Para os Mecanismos de Busca

Houve uma época em que era mandatório submeter seu site para o cadastro de inúmeros mecanismos de busca. Atualmente, é quase certo de que de um jeito ou de outro os principais encontrarão seu site. Entretanto, uma vez que é um processo ágil, não custa nada incluir este item em sua lista, nem que seja para acelerar o processo de descoberta.

20. PPC

Se você está investindo em campanhas PPC para divulgar o site neste primeiro momento, certifique-se de que elas só sejam disparadas após todas as correções no site terem sido efetuadas.

Administração

Tudo pronto em todas as áreas, mas os administradores do servidor foram avisados? Existem alguns detalhes nesta área que também precisam estar em ordem para um lançamento perfeito.

21. Monitoramento

Muitas coisas inesperadas podem dar errado no lançamento ou mesmo no dia a dia de um website. Certifique-se de que algum sistema de monitoramento esteja ativo, para que as medidas cabíveis sejam tomadas imediatamente.

22. Backup

E se algum problema grave acontecer no servidor de desenvolvimento? Ou, pior ainda, no servidor de produção? Tenha em mente que backups são fundamentais para resolver a maioria dos problemas. Certifique-se de que os backups estão atualizados e de que o processo de recuperação tenha sido testado anteriormente.

23. Análise de Tráfego

A melhor coisa que pode acontecer a um site é ele ficar sobrecarregado de acessos. A pior coisa que pode acontecer é ele não estar preparado para uma sobrecarga de acessos. Existem ferramentas capazes de testar como irá se comportar suas aplicações e seu servidor em condições de stress, para que você possa avaliar de forma segura se ele está preparado para o tranco.

Segurança24. Proteção

Seu site possui páginas ou áreas que não devem ser de acesso público ou que exigem credenciais de acesso? Então, certifique-se de que estas áreas estão realmente seguras. Faça diversas tentativas diferentes de acessar estes endereços sem a credencial correta.

Por outro lado, certifique-se também de que as credenciais estão oferecendo o nível de acesso que deveriam fornecer.

25. Certificados de Segurança

Se o seu site é de comércio eletrônico ou lida com informações sensitivas, o uso de um Certificado de Segurança é fundamental para proteger a privacidade do seu visitante. Confira se este Certificado está dentro da validade, se ele funciona corretamente e se ele exibe adequadamente o nome de sua empresa.