0 Compartilhamentos 623 Views 3 Comments

4 Passos Para Aumentar o Tráfego do Seu Blog

25 de setembro de 2013

Uma das reclamações mais constantes de donos de blogs é que não importa o quanto eles deem duro, eles não conseguem fazer com que sua audiência cresça além da marca dos 100 visitantes diários, quando muito. Os primeiros meses são os mais difíceis, por que a carga de trabalho é enorme e ainda não há perspectiva de se atingir resultados. Por isso, tantos blogs desistem logo no início, às vezes, próximos de atingir a massa crítica para decolar sem saber.

Se você está nessas situação, aqui está uma estratégia simples que certamente irá aumentar o tráfego do seu blog e fazê-lo alcançar a marca de mil visitas diárias e passar dela. Na verdade, esta estratégia pode ser utilizada por qualquer um, até mesmo por quem já passou deste número mas almeja horizontes ainda mais amplos.

Certifique-se de executar os quatro passos como planejado e agende-se para gastar pelo menos duas horas e meia todos os dias para atingir seus objetivos.

Primeiro Passo: Artigos Matadores
(1 hora por dia)

Artigos matadores!

Consuma pelo menos uma hora por dia planejando, pesquisando e escrevendo artigos matadores (também chamados de isca de links, artigos fundamentais etc).

Perceba que sua meta é soltar um artigo matador por semana. Se isto não for possível, tente um a cada 15 dias. Ou seja, aquela hora que você irá reservar todos os dias deve ser dedicado a um único artigo. Traduzindo a matemática: artigos matadores demoram de 5 a 10 horas de trabalho para serem produzidos.

Se você não está familiarizado com a tarefa, um artigo matador é um longo e estruturado artigo que pretende entregar uma grande quantidade de valor aos potenciais visitantes, o artigo definitivo sobre determinado tópico. Por exemplo, supondo que seu blog seja sobre web design, você poderia escrever um artigo matador com “100 Recursos Gratuitos Para Designers”. Eis aqui mais algumas boas ideias para este tipo de conteúdo:

  • crie uma gigantesca lista de recursos,
  • escreva um tutorial detalhado ensinando as pessoas sobre como fazer algo,
  • encontre a solução para um problema comum dentro do seu nicho e escreva sobre ele,
  • escreva uma análise profunda em um tópico onde as pessoas só tenham falado superficialmente até agora

Quando os visitantes esbarrarem no seu artigo matador, você quer que eles tenham a seguinte reação: “Caramba! Isto é incrível. Eu tenho que favoritar. Preciso mencionar isso no meu site ou na minha rede social, para que todos os meus amigos ou colegas de trabalho também fiquem sabendo”.

Segundo Passo: Networking
(30 minutos por dia)

Networking

Nenhum blog é uma ilha isolada e construir uma rede de relacionamentos é essencial, especialmente quando você acabou de começar. Estes 30 minutos que você irá dedicar todos os dias servirão para:

  • comentar de forma pertinente em outros blogs do seu nicho,
  • criar links para postagens de outros blogs do seu nicho,
  • interagir com blogueiros do seu nicho, via email, IM ou rede social.

Lembre-se de que seu objetivo é estabelecer relacionamentos genuínos, então não se aproxime das pessoas apenas porque você acha que elas podem ajudar a promover o seu blog. Aproxime-se delas com respeito, porque você admira seu trabalho e porque você acredita que seu blog pode acrescentar ao nicho em que ambos estão publicando. Evite se tornar um spammer.

Terceiro Passo: Divulgação
(30 minutos por dia)

Divulgação

A primeira meta neste passo é promover seus artigos matadores. Se você gastou 8 horas escrevendo, você quer que as outras pessoas saibam que ele existe. Sempre que publicar um deles, você deve divulgá-lo da melhor forma que puder. Exemplos:

  • faça com que as pessoas de sua rede de relacionamentos saibam que ele foi publicado (mas não implore por um link, se o artigo for realmente matador, ele irá ganhar um link espontâneo),
  • faça com que blogueiros e webmasters em nichos relevantes saibam sobre o artigo,
  • faça com que alguns amigos enviem o artigo para sites de favoritos sociais,
  • faça com que alguns amigos divulguem em suas redes sociais sobre o artigo,
  • poste sobre o artigo em fóruns e/ou listas de discussões (mas sempre respeitando suas regras e moderadores).

Se sobrar tempo, estude um pouco sobre otimização para mecanismos de busca, marketing de redes sociais e outras atividades que promovam seu blog como um todo. Ocasionalmente, resgate alguns artigos matadores do passado e passe para frente para novos leitores.

Quarto Passo: Postagens Normais
(30 minutos por dia)

artigos-constantes

Assim como um restaurante não se sustenta de um único prato, por melhor que ele seja, um blog não vive apenas de artigos matadores. Postagens normais são aquelas que você publica rotineiramente entre os artigos matadores. Por exemplo, você poderia publicar artigos matadores toda segunda-feira e postagens normais de terça a sexta. Aqui temos algumas ideias para este tipo de postagem:

  • uma postagem para um artigo em outro blog acompanhado de sua opinião pessoal sobre o mesmo assunto,
  • uma postagem informando seus leitores sobre uma notícia relevante para seu nicho, acompanhado de sua opinião rápida sobre o fato,
  • uma postagem levantando um questionamento para seus leitores e visando começar um debate (você pode se surpreender com a quantidade de leitores dispostos a participar),
  • uma postagem sobre um novo recurso, método ou técnica que você acabou de descobrir e que pode ser útil para seus leitores.

Enquanto artigos matadores são essenciais para promover seu blog e trazer novos leitores, postagens normais são aquelas que criam diversidade no seu conteúdo e geram assiduidade em sua base de visitantes.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
22 visualizações
Artigos
22 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
144 visualizações
Artigos
144 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
275 visualizações
Artigos
275 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

3 Responses

  1. Eu acredito que a utilização de agregadores de links ajuda bastante para a divulgação e o aumento do trafego nos site porem acho que é bom investir em marketing de conteúdo também. E utilizar o antigo boca a boca.

    Resposta

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
339 visualizações
339 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
640 visualizações
640 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021