0 Compartilhamentos 18 Views

5 plugins de comércio eletrônico para WordPress para alavancar sua loja online

27 de março de 2019

Entra ano, sai ano, a Black Friday vem e sua loja online não consegue emplacar as vendas que você esperava? Talvez seja porque você não se preparou com antecedência.

Escolher as ferramentas certas para turbinar sua loja online é fundamental para transformar um visitante em um consumidor e um consumidor em um cliente frequente, com ou sem promoções nos preços. Com a plataforma WordPress dominando o cenário dos gerenciadores de conteúdo, é preciso conhecer os melhores plugins para comércio eletrônico, experimentar e implementar as soluções que se adequem ao seu negócio.

Nesse momento, talvez você não esteja utilizando a melhor alternativa para as características dos seus produtos. Então, trazemos aqui uma seleção caprichada de 5 plugins poderosos para você analisar com tempo e cuidado e, quem sabe, aproveitar a Black Friday desse e dos próximos anos como sua loja merece.

1) WooCommerce

Para uma larga fatia do mercado de lojas online, WooCommerce é a plataforma definitiva. O plugin de comércio eletrônico já foi baixado mais de 64 milhões de vezes e está presente em 28% das lojas que existem na internet hoje. Sua excelência em oferecer boas soluções para os usuários fez com que a empresa fosse adquirida em 2015 pela Automatic (a empresa por trás do serviço de hospedagem WordPress.com).

Com o apoio oficial dos criadores do WordPress, o que já era bom ficou ainda melhor e mais popular. De código aberto e altamente customizável, o plugin torna possível uma ampla gama de produtos, permitindo inclusive a criação de um número ilimitado de páginas. Sua arquitetura aberta para a comunidade conta com a contribuição de mais de 350 desenvolvedores no mundo todo, além de uma estrutura de suporte em múltiplos idiomas.

Vantagens:

  • Altamente customizável
  • Totalmente responsivo
  • Interface amigável
  • Ecossistema com mais de 400 extensões
  • Múltiplas opções de pagamento, incluindo PayPal, principais bandeiras de cartão de crédito, transferência bancária, Amazon Payments e muitos outros.

2) Jigoshop

Esse plugin é resultado de um único objetivo: libertar seus clientes da necessidade de mergulhar profundamente no código fonte. A ideia do Jigoshop é permitir que seus usuários ativem suas lojas online sem obstáculos técnicos, mas também sem abrir mão de funcionalidades poderosas e essenciais.

Com esse plugin, você pode adicionar múltiplas páginas de produtos a um custo econômico e de uma forma menos complexa que soluções similares, permitindo, inclusive, uma migração simples e prática para a plataforma. Toda essa simplicidade acaba impactando na estabilidade e na velocidade de carregamento de sua loja, oferecendo uma resposta muito mais rápida ao consumidor.

Vantagens:

  • Configuração simplificada
  • Gerenciamento simplificado
  • Gráficos detalhados e estatísticas
  • Ecossistema com centenas de extensões disponíveis
  • Performance aprimorada.

3) Easy Digital Downloads

Nem todas as lojas online vendem produtos físicos e o Easy Digital Downloads é uma solução focada principalmente na venda de produtos digitais pela internet. Por conta disso, é um plugin intuitivo e prático que pode ser instalado e configurado em pouquíssimo tempo.

As possibilidades aqui são ilimitadas: ebooks, músicas em formato digital, apostilas em PDFs, outros plugins para WordPress etc. Sem a necessidade de se controlar um inventário físico ou uma cadeia de entrega, essa plataforma para venda de produtos virtuais oferece suporte a diversas outras funcionalidades, como cupons de desconto, perfis de usuário, controle de acesso a arquivos e muito mais.

Vantagens:

  • Carrinho de compras customizado com suporte a múltiplos downloads de uma unica vez
  • Histórico completo de pagamentos
  • Suporte a múltiplos sistemas de pagamento
  • Funcionalidade para embutir o conteúdo da loja em outros sites
  • Diversos planos de pagamento anual para as necessidades reais de sua loja.

4)  WP eCommerce

Esse plugin é um achado para quem deseja o máximo de customização possível e consegue mergulhar de cabeça em HTML e CSS. O WP eCommerce foi o primeiro plugin do gênero para WordPress e todos esses anos de experiência aparecem em um código robusto, poderoso, mas flexível. Cerca de 40 mil lojas no mundo inteiro adotam essa solução e a sua pode ser a próxima.

Por ser uma iniciativa de código aberto, o plugin segue sendo atualizado por uma comunidade ativa, fiel a sua criação desde o início do WordPress. Isso implica em um suporte consistente, vasta documentação e novidades sendo adicionadas à plataforma regularmente.

Vantagens:

  • Ferramentas integradas de marketing automático
  • Suporte aos consumidores da loja
  • Suporte a múltiplos sistemas de pagamento
  • Gerenciamento de impostos e taxas
  • Funcionalidade de cupom de desconto.

5) WP Easy Cart

Por último, mas não menos relevante, o WP Easy Cart é outra excelente alternativa para sua loja de comércio eletrônico. Como o próprio nome diz, esse é um plugin fácil, para pequenos negócios, sites e blogs que desejam uma solução eficiente sem pesar no orçamento e sem complexidades desnecessárias.

Uma funcionalidade matadora oferecida por esse plugin é sua integração nativa com redes sociais, permitindo que você faça vendas através do Facebook e do Instagram, por exemplo. Além disso, essa solução é flexível o bastante para permitir a utilização de praticamente qualquer tema para WordPress, sem a necessidade de uma venda casada ou de usar temas específicos para lojas eletrônicas.

Vantagens:

  • Diversos complementos prontos para serem usados
  • Integração com Google Analytics
  • Sistema nativo de compartilhamento em redes sociais e compras através de outras redes
  • Mecanismos automáticos de marketing
  • Oferece uma versão gratuita.

Conclusão

Conforme nós vimos, existem lojas de comércio eletrônico focadas na venda de bens físicos e que exigem sistemas de envio e gerenciamento de estoque, assim como também existam sites de e-commerce exclusivamente para itens digitais, como fotos, músicas e e-books.  Cada caso é um caso, uma vez que existem plugins especializados para esse ou aquele segmento ou mesmo plugins que funcionam como um canivete suíço, servindo para vários cenários, mas tendo um custo adicional.

Apenas você sabe o que seu site de comércio eletrônico estará vendendo e de quais  recursos precisará para atender seu consumidor.

Um detalhe importante na hora de escolher o plugin mais adequado é o suporte a plataformas de pagamento que funcionem na sua região ou sejam aceitas por seus usuários, de acordo com a legislação local e as fronteiras nacionais.

Tenha em mente também que mesmo os plugins possuem complementos. Ainda que um determinado plugin atenda especificamente suas necessidades, sempre será possível estender suas funcionalidades com extensões.

Esperamos que nossa lista de sugestões possa ajudá-lo a encontrar o plugin exato para catapultar sua loja de comércio eletrônico a tempo para a Black Friday! Bons testes e boas vendas!

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (06/12)

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala
Dicas
13 visualizações
Dicas
13 visualizações

Como bloquear trolls no Twitter em larga escala

Carlos L. A. da Silva - 4 de dezembro de 2019

Ninguém está livre de cair na mira de uma horda virtual e saber se defender é fundamental.

Conheça a diferença entre Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo
Artigos
20 visualizações
Artigos
20 visualizações

Conheça a diferença entre Inteligência Artificial, Aprendizado de Máquina e Aprendizado Profundo

Carlos L. A. da Silva - 30 de novembro de 2019

Na linguagem coloquial, esses termos até se confundem mas, tecnicamente, não são a mesma coisa.

Mais publicações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10
Dicas
19 visualizações
19 visualizações

Como aproveitar ao máximo a Área de Transferência do Windows 10

Carlos L. A. da Silva - 28 de novembro de 2019
Tudo que você precisa saber sobre o USB4
Artigos
45 visualizações
45 visualizações

Tudo que você precisa saber sobre o USB4

Carlos L. A. da Silva - 25 de novembro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (22/11)
Notícias
21 visualizações
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/11)

Carlos L. A. da Silva - 22 de novembro de 2019