0 Compartilhamentos 179 Views

8 Fatos que talvez você não saiba sobre Satya Nadella

5 de fevereiro de 2014

Depois de um reinado de 13 anos, o polêmico (mas carismático) Steve Ballmer desce do cargo de CEO da Microsoft. E quem assume em seu lugar é o praticamente desconhecido Satya Nadella.

Desconhecido para quem está fora da empresa, vale dizer. Prata da casa, Nadella tem 22 anos de Microsoft, tendo começado na divisão de serviços online, em uma época em que a empresa ainda engatinhava nesse negócio de internet. Se hoje a Microsoft tem uma boa cartela de produtos online, como o Office 365, Azura, OneDrive (ex-SkyDrive) e Xbox Live, pode apostar que houve o dedo ou a liderança de Nadella na história.

A escolha de um membro de sua própria família de funcionários, com forte base técnica e profundo conhecedor das tecnologias de nuvem e de dispositivos é um claro sinal da direção que a Microsoft deseja tomar. E, ao contrário do que os investidores planejavam, Bill Gates não se afastou da empresa. Aconteceu o exato oposto: a pedido de Nadella, o fundador Gates terá um papel ainda mais relevante na qualidade de conselheiro tecnológico.

Mas quem é esse tal de Satya Nadella? Separamos aqui 8 fatos que podem ajudar a conhecer melhor aquele que vai conduzir uma das maiores empresas de tecnologia do planeta:

1) Nadella estava na lista de possíveis candidatos

Apesar de vários rumores sobre um possível candidato externo à Microsoft, Satya Nadella já era cogitado por alguns analistas. Em 13 de dezembro do ano passado, ele deu uma entrevista para a Quartz e era descrito como “um dos mais articulados e inteligentes da empresa”.

satya-02

Na entrevista, Nadella apontava o sucesso do Windows Azure como um dos carros-chefe das soluções de nuvem da Microsoft. Com 1000 usuários sendo adicionados todos os dias, o Azure já tinha entre seus clientes metade das Top 500 empresas da lista da revista Fortune. De acordo com o futuro CEO, serviços e dispositivos eram a nova meta da Microsoft. O seu e-mail de apresentação aos funcionários apenas confirma essa visão.

2) Nadella é apaixonado por críquete

Nascido na Índia, nada mais natural que o atual CEO da Microsoft seja fã do esporte. Introduzido pelos colonizadores ingleses, é hoje um dos mais populares no país.

Mas a paixão de Nadella foi além da torcida e ele chegou a jogar competitivamente com seu time de escola.  De acordo com o executivo, “eu acredito que jogar críquete me ensinou muito a respeito de trabalho em equipe e liderança, ensinamentos que permaneceram comigo por toda a minha carreira”.

3) Ele não entrou na onda do Twitter

Embora seja um entusiasta por tecnologias online, o executivo indiano não pode ser considerado um entusiasta do Twitter. Em quase cinco anos da existência de sua conta em https://twitter.com/satyanadella, foram apenas 26 tuítes publicados, espalhados em grandes hiatos.

O último hiato tinha começado em 12 de Julho de 2010 e foi interrompido hoje, com uma mudança de status e uma promessa: tuitar mais!

 

4) Tem três diplomas

Nadella fez bacharelado em Engenharia Elétrica na Índia, antes de emigrar par os Estados Unidos. Na Universidade de Wisconsin, no Milwaukee, conquistou o Mestrado em Ciência da Computação.

Mas seu diploma mais suado viria nos anos 90. Enquanto fazia seu MBA , Nadella começou a trabalhar na Microsoft. O futuro CEO viajava para Chicago na sexta-feira a noite, depois do expediente, frequentava as aulas aos sábados e voltava para Seattle no dia seguinte para mais uma semana nos escritórios da Microsoft. Em linha reta, são quase 3 mil quilômetros de distância entre as duas cidades.

seattle-chicago

Apesar das dificuldades, conseguiu concluir seu MBA em dois anos e meio, entre idas e vindas.

5) Adora poesia

Para alguém com uma base técnica tão forte, Nadella tem o coração de um poeta. Para o executivo, poesia é como um código-fonte: “você está tentando pegar algo que pode ser descrito em muitas, muitas linhas e páginas de prosa, mas você pode converter isso em um par de linhas de poesia e ainda assim você mantém a essência, então é como uma compressão. O melhor código é a poesia”.

Nadella lê a obra tanto de poetas americanos quanto de indianos.

6) Homem de família

Nadella casou com sua esposa no mesmo ano em que entrou para a Microsoft. Se você está lendo com atenção, isso significa que ele conseguiu administrar seu tempo entre o novo emprego, a recém-iniciada vida de casado e o MBA.

Sua esposa era sua antiga paixão do colegial. Teve três filhos, sendo que dois deles com necessidades especiais.

Quando perguntado sobre como balanceava a vida profissional com a vida familiar, Nadella fez questão de apontar que é importante estar em casa, ler todas as noites para as crianças e ser um bom pai. “Eu aprendi a ver, aceitar e celebrar minhas realizações em casa“.

7) Terceiro no cargo

Em 38 anos de Microsoft, Satya Nadella é apenas a terceira pessoa a ocupar o cargo de CEO. Anteriormente, a posição pertenceu a Bill Gates e Steve Ballmer, nessa ordem. Nenhum dos dois ex-CEOs irá se afastar da empresa.

Nadella, Gates e Ballmer: CEOs

8) Seu nome não é Satya

Assim como Bill Gates é na carteira de identidade William Henry Gates III e Steve Ballmer é na verdade Steven Anthony Ballmer, Satya Nadella também é uma redução do seu nome completo: Nadella Satyanarayana (na Índia, nome e sobrenome tem a ordem invertida).

Curiosamente, Satya é um nome tradicionalmente feminino em seu país de origem e significa “Verdade” em Sânscrito. Em contrapartida, seu nome completo, Satyanarayana é uma referência a uma das encarnações do deus Hindu Vishnu e é um nome masculino.

Você pode se interessar

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,812 visualizações

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista

Thais Cardoso de Mello - 14 de março de 2019

Batemos um papo muito divertido e informativo com o Igor Oliveira (do canal Programador BR).

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
12 visualizações
12 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
133 visualizações1
133 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Scrum // Dicionário do Programador
Vídeos
14 visualizações
14 visualizações

Scrum // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de março de 2019