0 Compartilhamentos 308 Views

7 Plugins de WordPress para turbinar as imagens do seu site

Imagens são uma parte fundamental deste tal de hipertexto, pelo menos desde 1993, quando o navegador Mosaic empurrou para escanteio o bom e velho Lynx apenas porque este último não aceitava imagens. Como diz o ditado, “uma imagem vale por mil tags“. E se você vai utilizar imagens no seu projeto (e acredite: você vai), então é melhor aquelas com a melhor qualidade que a banda permite.

E por que não melhorar ainda mais a apresentação de suas imagens com plugins de qualidade? Ainda que seja interessante, você não precisa ser um especialista em Photoshop para tirar o máximo de “uau” das imagens que irá utilizar. Escolha um bom plugin que se adapte às características do seu site e veja seus visitantes comendo seu conteúdo com os olhos.

1- Image Effects Generator

wp-image-effects

Este plugin para WordPress não tem mistério, nem segredo, não requer experiência, nem tampouco prática: ele gera efeitos de imagens nas imagens que você carregar no servidor. Com este plugin, é possível conseguir efeitos de preto e branco, desfocado, sépia, aperfeiçoado, pixelado e negativo. Não chega a ser um Instagram em seu site, mas funciona e é leve.

O calcanhar de Aquiles do plugin é que as imagens só podem existir nos seguintes tamanhos: 1000px x 1000px, 800px x 800px e 400px x 400px. É uma limitação que pode colocar o plugin de fora de muitos sites mas pode cair como uma luva no seu projeto.

2 – WP Lightbox 2

lightbox

Você com certeza já viu ou já usa uma aplicação de Lightbox, que permite visualizar a imagem em tamanho maior, isolada do resto da página. Mas este plugin para WordPress não apenas é um dos mais visualmente agradáveis do mercado como também é o mais responsivo.

Mais fácil de usar seria impossível: apenas instale o plugin em seu servidor e esqueça que ele existe. Não há nada para configurar. O efeito de Lightbox é aplicado a todas as imagens publicadas em seu site. O plugin também é capaz de inserir os metadados da imagem como uma legenda na foto.

Se você quiser configurá-lo, diversos detalhes estão disponíveis como botão para download da imagem, nível de transparência do Lightbox, velocidade da animação e muito mais. Você pode desabilitar a função para algumas imagens, acrescentando o atributo rel=”nobox” para a tag IMG.

3 – Zoom Image

zoom

Este plugin para WordPress é muito popular em sites de comércio eletrônico, permitindo que seus visitantes visualizem uma versão maior de uma determinada imagem apenas passando o cursor por cima da imagem menor. Perfeito para destacar detalhes de um produto ou de uma arte.

O plugin oferece diversas opções de customização e dois tipos diferentes de zoom: em janela ou interno.

O plugin também se integra de forma elegante e fluida com outros plugins de comércio eletrônico sem ser intrusivo. Na verdade, se alguém não estiver satisfeito com o efeito de zoom, ainda será possível clicar na imagem para visualizar a versão maior por completo, sem complicações.

4 – Photo Gallery

gallery

Uma galeria de imagens é fundamental se o foco do seu projeto são fotos. E esse plugin para WordPress oferece diversas opções avançadas para construir uma galeria ao mesmo tempo elegante e totalmente responsiva.

Entre as inúmeras funcionalidades, temos:

  • Quantidade ilimitada de fotos por galeria
  • Quantidade ilimitada de galerias ou álbuns
  • Ferramentas de edição como Recortar, Rotacionar e Inverter
  • Visualização em Slideshow com execução automática e suporte a música
  • Possibilidade de inserir marcas d’água para cada imagem disponível
  • Suporte para vídeos do YouTube e do Vimeo dentro das Galerias
  • Capacidade de se adicionar tags a múltiplas imagens de uma vez só
  • Proteção contra download
  • Integração com a busca interna da galeria do WordPress

A instalação plugin é fácil e acessível através de um manual completo oferecido pelos seus criadores.

5 – NextGen Gallery

next-gallery

Por que oferecer duas opções de plugins de galeria de imagens? Porque ambas são excelentes alternativas. Com mais de 10 milhões de downloads, o NextGen Gallery é o plugin de WordPress para criação de galerias mais utilizado no mercado.

Além de sua praticidade, ele também traz consigo uma boa gama de efeitos de imagens para que você tenha controle de tamanho, estilo, transição e Lightbox, sendo praticamente um canivete suíço dos plugins de imagens. Com o NextGen Gallery também é possível adicionar marcas d’água e texto sobre as imagens com facilidade.

O único ponto fraco do plugin é justamente sua popularidade, o que torna suas galerias facilmente identificáveis e similares entre si. Mas esse problema pode ser contornado com folhas de estilo e um layout diferenciado para quem quiser ir além de apenas instalar e sair usando.

6 – Regenerate Thumbnails

regenerate-thumbnails

Este plugin para WordPress não acrescenta efeitos ou turbina suas imagens. Mas é uma mão na roda nos bastidores do seu site. Imagine que você tenha alterado seu tema ou aplicado efeitos em todas as suas imagens. De repente, seus thumbnails não correspondem mais ao tamanho que seu projeto necessita ou não refletem mais a imagem final. O que fazer? Baixar um por um e editá-los? Abrir um por um na administração e alterar suas propriedades? Não com esse plugin.

Ele permite recriar todos os thumbnails de seu site de uma vez só em um único processo, independente do volume de imagens acumuladas. Também é possível especificar um determinado lote de imagens ou mesmo as imagens individualmente para processar.

7 – CSS Thumbnail Sprites

thumbnail-sprite

Este plugin para WordPress cria sprites para CSS de qualquer imagem que você suba para o servidor, redimensionando a imagem da forma que você definir e aplicando filtros à outra metade do sprite. O plugin oferece suprote a imagens em JPG, GIF e PNG e inclui filtros para gerar efeitos de Contraste, Colorização, Sépia, Brilho,Pixelização, Desfoque, Escala de Cinza, Negativo e outros.

Apesar do plugin não ser atualizado há mais de 2 anos, ele ainda funciona normalmente e é plenamente customizável. Para efeitos simples de Photoshop, ele economiza tempo na criação dos sprites.

Você pode se interessar

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
7 visualizações
Dicas
7 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
Vídeos
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019

Uma poderosa ferramenta, que dispensa apresentações, e vem sendo utilizada por muitas gerações de programadores.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019