Os jogos para smartphones começaram a explodir principalmente desde que a Apple e o Google lançaram as suas lojas de aplicativos para iOS e Android. Hoje, há uma enorme variedade de games disponíveis para todos os smartphones e tablets, indo dos puzzles até os de estratégia e cassino.
Todos esses jogos foram projetados para utilizarem a facilidade do toque nas telas, oferecendo uma experiência diferente de tudo que era conhecido até bem pouco tempo. Mas, como funciona essa indústria? E como as empresas conseguem chamar atenção em um mercado tão competitivo?
Lucrando com jogos gratuitos
Uma tendência chave atual parece ser o surgimento dos jogos gratuitos e a sua crescente popularidade: A maioria dos jogos mais conhecidos hoje são livres para download e estão disponíveis para todos os sistemas operacionais. Mas e o lucro, de onde vem? Geralmente, quando o game é gratuito, ele apresenta a possibilidade de compra de pacotes adicionais com vidas extras, acessórios e boosts.
Os games que mais usam pacotes adicionais são os runners infinitos, como Zombie Killer Squad e Temple Run; e os de cassino, que geralmente têm a roleta ou poker abertos, mas possibilitam a criação de contas bancárias e até transferências entre a conta do jogador e o próprio casino.
Outra tendência cada vez mais comum é o fato de que muitos dos melhores apps estão disponíveis tanto para Android como para iOS, o que facilita os que podem ser jogados no modo multiplayer e ajuda a evitar que o jogador ande perdido na Web em busca dos seus jogos preferidos.
Nem tudo é só diversão
No entanto, nem tudo é sempre tão bom quanto parece: Devido à pressão de usuários e à popularidade instantânea de Flappy Bird, Dong Nguyen, criador do game, decidiu retirá-lo de todas as lojas online. “Minha vida não tem sido tão confortável como era antes”, explicou o desenvolvedor em fevereiro. “Eu não conseguia dormir”.
O crescimento do mercado de jogos
É fato que a indústria de jogos é a que mais tem se beneficiado com o crescimento acelerado do mercado de smartphones e, mais especificamente, com o desenvolvimento e concorrência feroz no mercado de aplicativos.
Dentro desse segmento, podemos citar dois jogos que se destacaram nos últimos anos no Brasil: Angry Birds e Candy Crush Saga.
AngryBirds deixou de ser apenas um jogo e se tornou uma marca conhecida em todo o mundo, conquistando crianças e adultos. Hoje, a Rovio, empresa responsável pelo jogo, já fatura milhões e investe em todos os tipos de brinquedos, acessórios e até desenhos animados com os personagens.
Já a King, empresa responsável pelo Candy Crush, abriu recentemente o seu capital acionário na bolsa de Nova York.
Outro ramo que cresce com a utilizacao de apps é o de cassinos online com jogos como a roleta online. A facilidade de jogar a qualquer momento em milhares de cassinos virtuais espelhados por todo o mundo direto de sua casa vem atraindo a atenção dos amantes de jogos.
O Futuro
Em um cenário em que a disponibilidade de conectividade em alta velocidade aumenta cada vez mais, tanto por redes fixas quanto móveis, e caem os custos de conexão, os tradicionais consoles de videogames, como Xbox e PlayStation, estão cada vez mais perdendo espaço para os jogos em dispositivos móveis.
Por isso podemos esperar cada vez mais novidades no mercado, que surpreende e inova todos os dias. Os avanços do setor prometem causar ainda mais impacto ao longo dos próximos anos, especialmente aqui no Brasil, onde mais da metade dos jogos (64%) são baixados por meio de smartphones, seguido por notebooks (59%) e tablets (24%). Isso é o que aponta um estudo feito pela Qualcomm em parceria com a Convergencia Research.