0 Compartilhamentos 366 Views

Aprenda Dart em sete dias sem sair de casa e sem pagar nada

23 de março de 2020

Em tempos de incerteza, a melhor atitude é sempre estar preparado para o futuro. Dart é uma das linguagens móveis mais promissoras do mercado no momento e a crise atual pode se revelar uma oportunidade para afiar seus conhecimentos e se aprimorar para o cenário que vem depois.

A adaptação do artigo abaixo já estava planejada para ser publicada esse mês e agora se mostra ainda mais necessária. Fique em casa, use a internet, evolua e aprenda sem gastar nada.

(publicado originalmente em https://hackernoon.com/learn-dart-in-a-week-with-these-free-resources-b892e5265220)

“Seja você um desenvolvedor iniciante tentando entrar no setor de tecnologia, um desenvolvedor experiente que está verificando novas linguagens ou até mesmo alguém apenas mexendo, aprender uma nova linguagem de programação pode ser assustador. Mas quando você passa por essa jornada, você se torna um desenvolvedor melhor com novas experiências, novas idéias e aprende novas abordagens para resolver problemas. É quase como o provérbio tcheco:

‘Você vive uma nova vida para todos os idiomas que fala. Se você conhece apenas um idioma, vive apenas uma vez’

Introdução

Apresento a lista de recursos em três seções principais: iniciante, intermediário, avançado e tentarei mantê-la curta, concisa e simples. Pode ser necessário manter este artigo à mão nos próximos dias, por isso sugiro que você marque o artigo para voltar e visitar os links sempre que precisar.

Iniciante

0. Faça o Dart Language Tour

Esse deve ser o primeiro link que você deve visitar para aprender Dart, é o melhor lugar para obter uma boa visão geral do idioma.

Um passeio pela linguagem Dart

Em seguida, você deve experimentar o Dart Language codificando alguns programas hello world, certo? Ao contrário de muitos outros idiomas, o Dart não exige a instalação de vários SDKs, plug-ins e a configuração de um ambiente de desenvolvimento local apenas para testá-lo. O Dart fornece uma interface da web muito agradável, intuitiva e fácil de usar, para que você possa começar sem esforço. Eles chamam de Dartpad.

DartPad

Você pode experimentar trechos do tour da linguagem no Dartpad e começar instantaneamente com o Dart. Você deve manter o Dartpad à mão, porque talvez seja necessário nos próximos estágios e além.

Ok, basta ler e experimentar o código, agora vamos sentar e assistir a alguns vídeos. Afinal, é chato ler guias longos de qualquer maneira.

1. Hora dos vídeos

Se você é iniciante em absoluto, ou seja, está apenas começando a programar, deve acessar esta lista de reprodução:

Tensor, o cara que criou a lista de reprodução, deu generosamente um bom primeiro tutorial sobre a linguagem Dart, além de alguns conceitos básicos de programação em geral.

Aqui está outro vídeo que eu achei, um pouco antigo e um pouco desatualizado, mas você ainda pode assistir a este para obter alguns conceitos básicos:

Você pode optar por pular este vídeo, mas não deixe de passar para a próxima seção. Agora vamos fazer a transição de coisas para iniciantes para coisas de nível intermediário.

Intermediário

Pegue uma xícara de chá ou café e uma caneta / lápis / papel ou o que você usar para fazer anotações e comece. Você pode precisar passar os próximos dias passando por este:

Esta lista de reprodução da Team Smartherd é um recurso incrível. Eu o recomendo como o tutorial de Dart mais amigável para iniciantes que existe. Você aprenderá todos os conceitos básicos do Dart e como isso se aplica aos cenários do mundo real, como em um aplicativo Flutter. É uma lista de reprodução longa, mas definitivamente vale a pena analisar. Pule por sua conta e risco.

Acho que agora você provavelmente já tem algumas perguntas ou quer saber um pouco mais sobre a própria linguagem Dart, como ela funciona, por que a sintaxe é do jeito que é e assim por diante. Nesse caso, é crucial consultar a seção Perguntas Frequentes sobre Dart:

Dart FAQ

Passe uma ou duas horas nas perguntas frequentes e vá para a seção “Avançado”.

Avançado

Se você está acompanhando o artigo e assistiu a todos os tutoriais, leu os guias e passou pelos links fornecidos acima, a essa altura, você já deve ter passado o período de uma semana de aprendizado que prometi no título. Mas confie em mim, agora você está pronto para trabalhar em aplicativos Dart reais.

‘Falar é fácil. Mostre-me o código.’
– Linus Torvalds

No entanto, tornar-se um especialista em qualquer campo é um processo demorado e tedioso. E você não pode se tornar um especialista apenas assistindo a tutoriais ou acompanhando várias postagens do blog.

Para dominar o idioma, você precisa aprender os mínimos detalhes do idioma, estar ciente das peculiaridades e aprender a ser produtivo nesse idioma.

Para isso, você precisa trabalhar em projetos e manter-se atualizado com as últimas notícias / atualizações / correções de bugs, etc. Para começar, aqui estão algumas coisas que você pode fazer:

Próximos passos

Algumas contas relevantes do Twitter a seguir:

Tem alguma dúvida sobre Dart ou ficou travado em alguma coisa? Sinta-se livre para perguntar à comunidade incrível no Stack Overflow. Ou, melhor ainda, se você tem confiança suficiente no idioma Dart, também pode responder algumas perguntas lá. Aqui está um link para você começar.

Perguntas mais recentes sobre “Dart”

Conclusão

Apesar do Google ter tornado a sintaxe simples e clara, ainda leva algum tempo para dominar o idioma corretamente com toda a configuração do desenvolvedor, ferramentas, estruturas / bibliotecas e detalhes que o acompanham.

Se você chegou até aqui (quero dizer, não apenas passando os olhos pelo artigo, mas realmente seguindo-o), parabéns, parça, você conseguiu. Você aprendeu um novo idioma, percorreu a jornada, fez tudo o necessário para começar a criar aplicativos com o Dart.

Você é um desenvolvedor de Dart agora. Deixe a ficha cair. Congratule-se.”

Créditos

Nafis Fuad é um desenvolvedor Full Stack e criativo que cria + desenvolve aplicativos da Web e móveis. Quando não está codificando, escreve sobre tecnologia, empreendedorismo, negócios, produtividade etc.

Carregando...

Você pode se interessar

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?
Artigos
50 visualizações
Artigos
50 visualizações

O que é o FLoC e como ele afeta sua privacidade na internet?

Carlos L. A. da Silva - 5 de maio de 2021

Federated Learning of Cohorts é uma API proposta pelo Google para substituir os cookies, mas ela também oferece problemas

Como planejar e construir um projeto de programação
Artigos
272 visualizações
Artigos
272 visualizações

Como planejar e construir um projeto de programação

Carlos L. A. da Silva - 19 de abril de 2021

O desenvolvedor full stack Peter Lynch revela seu método de preparação para qualquer projeto, de forma simples e direta para iniciantes e veteranos.

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada
Artigos
382 visualizações
Artigos
382 visualizações

15 ferramentas de desenvolvimento para melhorar sua produtividade em 2021 sem gastar nada

Carlos L. A. da Silva - 2 de abril de 2021

O cenário de desenvolvimento está em constante mudança e muitas vezes uma ferramenta nova pode agilizar muito seu trabalho.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia
Artigos
367 visualizações
367 visualizações

A tecnologia por trás do deep fake de Deep Nostalgia

Carlos L. A. da Silva - 22 de março de 2021
Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Artigos
342 visualizações
342 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021
Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
311 visualizações
311 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021