Categorias

As funcionalidades do Windows 10… agora!

Windows 10 está chegando e um milhão de usuários não podem estar errados: há um frenesi atrás do novo sistema operacional da Microsoft. Uma correria desenfreada como não se via desde… desde o Windows Vista, pois não?

Mas será que você precisa mesmo do Windows 10? Mesmo mesmo? A menos que você esteja usando agora o Windows XP e já tenha passado e muito da hora de largar esse osso seco, talvez não seja tão urgente assim migrar para o próximo sistema operacional do senhor Nadella.

Ou talvez seja. São tantas funcionalidades bacanas…

windows-10-03

Vamos ver como você pode ter as principais funcionalidades do Windows 10 agora mesmo, na sua casa, sem precisar levantar da cadeira, deixar um rim nos cofres da Microsoft ou esperar quase um ano inteiro. São alternativas gratuitas ou muito baratas que podem quebrar aquele galho enquanto o Windows 10 não chega.

O Menu Iniciar Renasce

Nunca entendi muito bem essa bronca toda com o fim do Menu Iniciar no Windows 8. Na semana seguinte do lançamento do sistema, já dava para encontrar programas alternativos que devolviam a funcionalidade.

Para ser 100% honesto, eu nunca me acostumei com o Menu Iniciar introduzido no Windows XP. Você sabe, aquele que dá destaque para os programas recentes e esconde os outros, enquanto destaca a caixa de busca, como se eu fosse incapaz de organizar e encontrar minhas próprias coisas no HD.

Eu confesso: usava o modo Clássico no Windows XP, que restaurava o esquema de Menu Iniciar do Windows 98. Eu confesso: uso até hoje. Embora não seja mais possível de fábrica, um programa terceirizado habilita o visual e a organização old school.

classic-shell

O que nos leva a: por que você ainda reclama do Menu Iniciar no Windows 8? Tenha ele do jeito que você quiser, o freguês é quem manda!

Se você quer vê-lo de volta, é porque você está usando o Windows 8. Para devolver o recurso no sistema, você pode utilizar duas alternativas: Start8 ou Classic Shell. Há outras opções, mas estas duas executam o serviço com perfeição.

Sou suspeito de falar porque o Classic Shell é o programa que eu uso para customizar meu Menu Iniciar. Até porque ele é gratuito (mas aceita doações). São diversas opções de configuração, com certeza alguma vai agradar você.

start8

Mas dizem por aí que o Start8 é superior e justifica seu preço de 5 dólares. Primeiro porque ele é um produto mais polido, fácil de usar e bonito de se ver. Segundo porque ele tem mais opções de ajustes.

Aplicativos em Janelas

modern-mix

O nome do sistema operacional é “Janelas”, então, manda a tradição, que os programas rodem em janelas. Mas a Microsoft introduziu a plataforma Moderna na Área de Trabalho e provocou uma cisão entre os desenvolvedores: programas de janelas não rodam na interface moderna, programas modernos não rodam em janelas.

Isso vai mudar no Windows 10 e seu sistema híbrido. Já começou a ceder um pouco com o Windows 8.1 e seu suporte a mouse.

Mas, se você quer seus aplicativos modernos rodando em janelas agora mesmo, também temos a solução.

E ela se chama ModernMix.

Este aplicativo, também da Stardock, existe apenas para que você consiga rodar os aplicativos da Windows Store no Windows desktop. Custa apenas cinco dólares e faz o que você deseja, sem pestanejar ou travar.

A impressão que fica é que você está diante de uma solução nativa, tamanha a eficiência. Nem as atualizações do Windows 8.1 quebraram sua funcionalidade. Você pode redimensionar as janelas, minimizar, maximizar, colocar lado a lado, fechar e os programas também aparecem na barra de tarefas.

Se alguém lucrou com os erros cometidos pela Microsoft no Windows 8, esse alguém foi a Stardock.

O Real e o Virtual

No quesito Área de Trabalho, o Windows e a Microsoft teimaram por anos em oferecer um único ambiente, enquanto o OS X e o Linux já estavam usando múltiplos e configuráveis ambientes de longa data. Os desktops virtuais são uma mão na roda para quem trabalha simultaneamente em diferentes atividades e quer trocar de foco em um piscar de olhos.

Você não precisa esperar o desktop virtual do Windows 10. Na verdade, se você sabe o que é um desktop virtual, é bem provavelmente que já esteja usando uma solução terceirizada. Caso contrário, recomendo que você experimente o Dexpot.

Esse programa não só não é da Stardock(!) como também é gratuito (!?). É incrivelmente customizável e provavelmente tem mais opções de configuração do que o próprio Windows 10 terá em sua versão final. Você pode, por exemplo, ter diferentes fundos de tela para os diferentes desktops, algo que os usuários sentiram falta no Technical Preview do novo Windows.

dexpot

O Dexpot consome muito pouca memória, é fácil de usar para os iniciantes e uma ferramenta cheia de recursos para os usuários avançados. E, se você não estiver satisfeito com o programa e quiser meter a mão na massa, ele possui um SDK e suporte a plugins criados pela comunidade.

Parece Mesmo o Windows 10!

Mais barato que um lanche completo na sua lanchonete franqueada favorita e com menos calorias: juntando todas as sugestões, você turbina o seu Windows 8 (ou 7) e desfruta das melhores funcionalidades do Windows 10 sem ter que esperar um ano por isso.

Se você quiser inserir Ctrl+C e Ctrl+V no Prompt de Comando… essa vai demorar mais um pouco. Mas o que são alguns meses para quem esperou décadas?