0 Compartilhamentos 22 Views

Backup de site: aprenda por que você precisa dele

5 de fevereiro de 2019

nSe você valoriza seus dados, você sabe que deve fazer backup. Essa é uma tecla na qual estamos batendo desde os primórdios do Código Fonte: faça backup.

Sejam pessoais ou profissionais, alguns dados são importantes demais para não serem protegidos. Essa é a razão pela qual nós continuamos publicando artigos e dicas sobre a necessidade de backup, e também histórias horripilantes de perda de dados!

Embora a maioria dos nossos leitores esteja calejado e provavelmente já mantenha um ou mais backups disponíveis na nuvem e/ou em dispositivos de armazenamento, é comum negligenciar um elemento importante de políticas de backup: sites de internet.

Por quê um backup de site?

Seu site pode conter informações sobre sua empresa, páginas de produtos, postagens em blogs e muito mais. Você realmente acha que a sorte seria suficiente para manter todos os dados seguros? Você confia na segurança dos servidores? Vai mesmo deixar seu conteúdo por conta da eventual política de backup de terceiros? E se todo o trabalho duro por trás da construção e manutenção do seu site fosse para o lixo?

Manter um site é uma tarefa desafiadora. A gente sabe disso. Há muito texto e mídia para gerenciar. E se o seu site inclui contas de usuários e seus detalhes, não apenas o processo se torna mais complexo como a responsabilidade também cresce exponencialmente. Você precisa proteger os dados do seu usuário e tê-los disponíveis quando solicitados.

Os sites modernos enfrentam muitas ameaças, incluindo invasões, exclusão acidental de dados, injeções de código indesejado, falhas de atualização de software e outras. Proteger seus dados significa poupar-se da perda de tempo, dinheiro e reputação.

Fazendo backups de sites… na nuvem

O método mais convencional de fazer backups é utilizando discos rígidos externos, CD / DVDs e similares para proteger nossos dados. Para fazer o backup de um site bastaria manter os seus arquivos originais localmente e replicá-los ou baixar todo o conteúdo de seu site e gravar em mídia física.

Entretanto, embora esse seja um processo tradicional, seus dados e seu site ainda correm a chance de danos ao longo do tempo. Além do mais, bancos de dados são mais complexos de serem mantidos pelo método tradicional. Portanto, a maioria das pessoas e corporações usa os backups de nuvem hoje como uma técnica de backup robusta e ultra-segura.

Ter um backup na nuvem significa que você terá a liberdade de acessar seus dados de backup de qualquer lugar do mundo. Além disso, você não precisará transportar fisicamente nenhum dispositivo removível quando quiser consultá-lo e há um risco menor desse conteúdo ser perdido como resultado de um desastre ou acidente.

Mas, e se o serviço de nuvem cessar suas operações subitamente ou ficar offline no momento em que você mais precisa? Para isso, é importante encontrar um serviço de backup na nuvem que seja ao mesmo tempo econômico e confiável. A possibilidade de agendamento é um diferencial importante, principalmente porque o fator humano é responsável por esquecimentos que podem levar a existência de cópias desatualizadas e, consequentemente, de pouca valia.

Outro fator a ser levado em consideração na escolha de um serviço é a facilidade de uso. É fundamental que o backup na nuvem possa ser realizado de forma prática e que esse mesmo backup possa ser restaurado sem atrito algum.

CodeGuard: um escudo protetor para seu site

Entre as várias opções de serviços que prometem cuidar do seu site, seja conteúdo textual, mídias ou mesmo banco de dados, o CodeGuard é um concorrente de peso.

Com uma interface eficiente e fácil de configurar, o CodeGuard faz backups, monitoramento e manutenção do seu site sem esforço através do seu painel de controle. Você pode simplesmente ajustar tudo e esquecer suas necessidades de backup. O serviço dá conta do recado. Desde backups automáticos e em tempo hábil, até alterações de rastreamento e reversão de backups anteriores, se necessário. Os backups automáticos oportunos significam que você tem menos uma coisa para lembrar. Você não precisa definir nenhum lembrete para isso. Basta se inscrever, configurar e se concentrar em outras tarefas.

O CodeGuard traz ainda uma vantagem adicional que poucos serviços oferecem: um controle mais preciso do seu banco de dados, mesmo se houver muitas pessoas acessando simultaneamente. Ele destaca as alterações feitas no código e em outros dados para que você possa acompanhar o que está acontecendo quando não está por perto. Isso lhe dá a vantagem e autoridade para manter o controle de injeções de código indesejadas e alterações de dados no site. Com uma opção de reversão fácil para um estado anterior, o CodeGuards garante que apenas os dados que você deseja tornar públicos sejam expostos no seu site.

É possível contratar o serviço como um usuário comum, mas o CodeGuard também costuma ser oferecido como um adicional de serviços de hospedagem, já devidamente integrado aos servidores, como acontece, por exemplo com o SiteLock.

HostGator e CodeGuard

A HostGator é uma das empresas que atuam no Brasil e adota o CodeGuard como um parceiro para a oferta de backups de sites eficientes e práticos. O serviço de hospedagem possui diferentes planos de backup na nuvem de acordo com as necessidades do cliente, fazendo com que você não precise pagar por recursos que não irá utilizar ao mesmo tempo que traz pacotes completos que atendem a todas as demandas por um preço que não pesa no bolso.

Nuvem - Armazenamento

É possível até mesmo contratar engenheiros do CodeGuard capacitados a realizar desde o início até o final da restauração dos arquivos, para que o cliente não tenha que lidar com erros de permissões, mudança de arquivos simultâneos e outros desafios que podem ser encontrados durante o processo de auto-restauração.

A mesma assinatura também pode ser empregada em diferentes sites hospedados através do HostGator, consolidando o gerenciamento para administradores em um só lugar e reduzindo custos.

Você pode se interessar

10 extensões do Chrome que você precisa conhecer
Artigos
5 visualizações
Artigos
5 visualizações

10 extensões do Chrome que você precisa conhecer

Carlos L. A. da Silva - 22 de fevereiro de 2019

O navegador mais utilizado do mundo pode se tornar uma ferramenta ainda melhor com as extensões certas!

Programadores na Campus Party Brasil 12 // CDF na Estrada
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,807 visualizações

Programadores na Campus Party Brasil 12 // CDF na Estrada

Thais Cardoso de Mello - 21 de fevereiro de 2019

Os CDFs foram pela primeira vez na Campus Party Brasil, que está comemorando sua 12ª edição em 2019. Confira as primeiras impressões do evento!

Revolução: cinco anos de Satya Nadella no comando da Microsoft
Artigos
11 visualizações
Artigos
11 visualizações

Revolução: cinco anos de Satya Nadella no comando da Microsoft

Carlos L. A. da Silva - 18 de fevereiro de 2019

Como o novo CEO mudou completamente a percepção pública da Microsoft e conduziu a empresa para uma posição mais amigável na indústria.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Redux // Dicionário do Programador
Vídeos
10 visualizações
10 visualizações

Redux // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de fevereiro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (15/02)
Notícias
17 visualizações
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/02)

Carlos L. A. da Silva - 15 de fevereiro de 2019
Como salvar seus dados do Google Plus
Dicas
13 visualizações
13 visualizações

Como salvar seus dados do Google Plus

Carlos L. A. da Silva - 15 de fevereiro de 2019
Reagindo a Vagas de Emprego para Programadores // Vlog React #89
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,815 visualizações
1,655 compartilhamentos6,815 visualizações

Reagindo a Vagas de Emprego para Programadores // Vlog React #89

Thais Cardoso de Mello - 14 de fevereiro de 2019