Categorias

Black Friday: o melhor momento do ano para comprar!

A Black Friday 2015 está chegando. Seu cartão de crédito está firme e forte, você juntou dinheiro o ano todo e já tem sua lista de gadgets para comprar? Então, esse guia vai te ajudar a aproveitar ao máximo o festival de descontos desse ano.

Está quebrado, a conta bancária está fraca e tudo o que você queria era trocar seu smartphone flip tão velho que nem no clipe da Adele ele aparece? A Black Friday também é para você!

Não sabe nem o que é Black Friday? Black Friday é simplesmente o maior evento de compras do ano, não apenas no Brasil, mas no mundo todo. É uma data em que os lojistas derrubam os preços das suas mercadorias com o objetivo de abrir espaço no inventário para iniciar as vendas de Natal.

Então, como encontrar as melhores ofertas?

Infelizmente, graças à ação inescrupulosa de alguns lojistas no passado que não entenderam o espírito da coisa, a Black Friday no Brasil ficou com o apelido pejorativo de “Black Fraude” e os consumidores lesados passaram a se referir às promoções como “tudo pela metade do dobro”. Na dúvida, atenha-se às lojas e marcas mais conhecidas e evite aqueles sites com ofertas boas demais para ser verdade.

Você também pode utilizar um site que reúne as melhores ofertas da Black Friday. Um bom exemplo, é o Picodi.com que apresenta as ofertas em tempo real, com direito a cupons de descontos exclusivos para usuários. Você pode se cadastrar agora para receber as promoções por e-mail, ficar antenado no site ou mesmo acompanhá-lo através das redes sociais. Com mais de 10 mil inscritos e quase mil lojas cadastradas, o portal vai funcionar como um ponto central para as promoções da Black Friday.

codigosdescontos

Você também pode visitar o Picodi.com todos os dias para encontrar sempre uma lista atualizada dos cupons e promoções emitidas pelos comerciantes e serviços na rede.

Mas de onde veio esse nome?!

Quem vê os sites de tecnologia e as lojas eletrônicas usando o termo, nem imagina que ele foi usado pela primeira vez há mais de 50 anos atrás, quando não existia Internet, nem computadores pessoais.

A expressão “Sexta-Feira Negra” foi utilizada por policiais da Philadelphia para descrever o caos nas ruas após o feriado de Ação de Graças, quando a cidade era tomada por uma legião de consumidores que começavam naquela data o período de compras para o Natal. O fato de fãs de esportes comparecerem em peso na cidade para a disputa anual futebol americano entre os times do Exército e a da Marinha também não ajudava muito nos engarrafamentos…

Quando acontece a Black Friday?

O festival de descontos acontece no dia seguinte ao dia de Ação de Graças, um feriado religioso totalmente norte-americano sem dia fixo. Como ele acontece na última quinta-feira do mês de Novembro, a Black Friday é a última sexta-feira do mesmo mês.

Black Friday 02

Então você deve marcar o dia 27 próximo no seu calendário como o dia da Black Friday? Sim e não. No Brasil, muitas lojas de comércio eletrônico iniciam suas liquidações precisamente à meia-noite, o que gera congestionamento nas páginas, porque quem não conseguir entrar sabe que o produto que lhe interessa pode estar esgotado quando o horário comercial de sexta-feira começar. Também é bom ficar atento porque algumas lojas já abrem as promoções na quinta-feira mesmo, uma vez que não comemoramos a Ação de Graças.

Mas o melhor mesmo é ficar atento a partir de agora, porque para outras lojas a Black Friday é uma temporada e os descontos são aplicados ao longo de toda a semana ou mesmo todo o mês de Novembro.

Porque essa pode ser a melhor Black Friday de todas?

Na Black Friday 2014 no Brasil, foi registrado um crescimento de 51% em relação às vendas na mesma sexta-feira de 2013. Segundo a consultoria e-Bit, responsável pelo monitoramento de cerca de 20 mil lojas de comércio eletrônico no país, a mais recente Black Friday movimentou 1,16 bilhão de reais. Foram realizados 2,2 milhões de pedidos nas lojas online. O valor médio da compra foi de R$522.

Mas, e a crise? Que crise? Uma pesquisa recente realizada com 20 mil consumidores revelou que 71% delas comprariam na Black Friday se encontrassem bons descontos, 28% comprariam com certeza e apenas 1% revelou que não pretende comprar nada na data. É até possível que a média de gastos do ano passado suba agora em 2015: 57% dos participantes da pesquisa afirmaram estar prontos para gastar mais de R$1.000 na próxima Black Friday.

As lojas online tem motivos de sobra para comemorar e aguardar a melhor Black Friday que o país já teve: ainda sobre a pesquisa, 85% dos consumidores acredita poder encontrar descontos maiores no e-commerce, em relação às lojas físicas.

Black Friday

E o consumidor está certo ao se preparar para esta Black Friday. O comércio está ansioso para tentar recuperar as perdas acumuladas do ano. Segundo o assessor econômico da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), Vitor França, “os varejistas estão com os estoques cheios. Quem estiver com dinheiro no bolso pode fazer bons negócios”.

Lembrando também que a partir de Janeiro se encerra a validade da chamada Lei do Bem. Até agora, produtos eletrônicos eram isentos da taxação da alíquota de 9,5% de PIS/Pasep e da Cofins para produtos eletrônicos e essa isenção deve desaparecer. O Ministério das Comunicações estuda uma forma de manter a Lei do Bem, pelo menos para smartphones, ou atrasar sua extinção, mas nada está claro ainda. Então, a Black Friday pode ser a sua última oportunidade adquirir produtos eletrônicos antes do aumento obrigatório.