Entra ano, sai ano e o Código Fonte vai atrás do trio elétrico, abusa dos trocadilhos e publica uma lista com os melhores aplicativos para curtir o Carnaval.
Mas não é um Bloco do Eu Sozinho e muitos sites de tecnologia fazem isso. Então, resolvemos fazer algo um pouco diferente desta vez. Aproveitando aquele clima de serpentina espalhada pelo escritório quando você precisa trabalhar amanhã e quarta-feira e que as ruas já estão cheias de foliões bêbados na rua que te abraçam e “te consideram pacas” sem nunca terem te visto, vamos complementar esse artigo com alguns aplicativos para quem quer manter distância dos festejos de Momo.
(Se é o seu caso, pode pular direto para o final)
Primeiro, vamos dar uma olhada nos aplicativos que vão dar aquela força para você chegar na Quarta de Cinzas sem incidentes e de alma lavada:
[divider]
Marchinhas de Carnaval (Android)
Esse foi o aplicativo mais atualizado que encontramos em uma busca de dois minutos na Play Store.
Nossa recomendação anterior não era atualizada desde 2013 e esse aqui tem 10 músicas a mais, totalizando 25 marchinhas, inclusive o hit “O Japonês da Federal”. Só não toque perto de determinados políticos e empresários suspeitos porque pode provocar reações adversas.
Gratuito e com avaliação atual dos usuários de 5 estrelas (dois usuários, mas o que vale é a intenção, não?).
[divider]
CarnaUOL (Android | iOS)
O fato do Código Fonte estar hospedado no UOL não tem qualquer relação com a indicação desse aplicativo, eu juro.
A grande verdade é que esse aplicativo traz as principais informações dos mais de 300 blocos de rua do Rio e São Paulo, como data, endereço, horário e o local de saída. É um aplicativo obrigatório para quem quer se programar para seguir os blocos e ir pra rua.
Você ainda pode montar sua lista de blocos prediletos e compartilhar tudo com os amigos nas principais redes sociais.
Gratuito e com avaliação atual dos usuários de 3,5 estrelas.
[divider]
Carnaval 2016 O Globo (Android | iOS)
Se você não confia na gente e quer um concorrente para o aplicativo do UOL, outra recomendação é esse aplicativo do jornal O Globo.
Ele alega ser o “aplicativo oficial do carnaval de rua do Rio de Janeiro”, seja lá o que “oficial” significa nesse contexto. Mas ele também afirma ter dados sobre mais de 500 blocos da cidade, o que é disparado mais do que o aplicativo ali de cima oferece.
Além disso, ele traz informações sobre os desfiles das Escolas de Samba, inclusive o resultado das apurações. Mas, se você quiser saber de algo de fora do Rio de Janeiro, vai ficar querendo.
Gratuito e com avaliação atual dos usuários de 3,8 estrelas.
[divider]
PE no Carnaval (Android | iOS)
Nem só de Rio de Janeiro e São Paulo vive o Carnaval de rua, mas infelizmente raros são os aplicativos que cobrem outras praças. Desenvolvedores tinham a faca e o queijo na mão, mas não se mobilizaram.
Felizmente, para quem vive ou está de férias em Pernambuco, esse aplicativo traz a programação completa das prévias e blocos, matérias e entrevistas sobre o carnaval na região.
Gratuito e com avaliação atual dos usuários de 4,5 estrelas.
[divider]
Camarote Salvador (Android | iOS)
Para quem prefere conferir o Carnaval baiano, terra de Ivete Sangalo, Cláudia Leitte e Pitty, esse aplicativo vem com tudo que você precisa, menos o abadá.
Com ele você pode comprar ingressos, conferir a programação dos seis dias de folia e ver até um mapa de hotéis na área.
A descrição do aplicativo fala em 2015, mas ele foi atualizado em 20 de Janeiro de 2016, então deve estar valendo. Boa sorte. Se der problema, não nos culpe.
Gratuito e com avaliação atual dos usuários de 4,2 estrelas.
[divider]
Aplicativos para quem quer fugir do Carnaval
Se você chegou até aqui é porque você quer sossego nesse período e fugir de desfile de Escola de Samba, confete, bloco de rua e todo aquele “alalaôôôôô”. Pode parecer estranho o que eu vou dizer, mas uma boa pedida inicial seria instalar um dos aplicativos acima sobre os blocos que vão agitar suas ruas. “Mas, por quê, seu louco?”, você pode estar se perguntando agora. Justamente para você não passar perto ou não perder aquele horário do cinema porque tinha um bando de foliões interditando a rua no seu caminho. Ou aprenda de uma vez a usar o Waze (Android | iOS).
Uma boa alternativa para as folias de momo para quem curte jogos móveis é finalmente separar um tempo para aqueles títulos que demandam um pouco mais de dedicação e que você abandonou no passado, como Fallout Shelter (Android | iOS), Plague Inc (Android | iOS) ou Badland (Android | iOS). Todos eles são gratuitos para Android e custam uma ninharia no iOS (ou nada também).
Para quem quer sair de casa para qualquer lugar, qualquer lugar que não tenha samba, frevo ou boi-bumbá e sem pagar nada, o Catraca Livre – Eventos (Android | iOS) dá as dicas culturais gratuitas. É óbvio que o aplicativo vai oferecer dicas de Carnaval também, mas aí é só filtrar, não é? Não venha reclamar se você se descobrir pulando feito pipoca depois.
Outra boa sugestão é colocar suas séries de TV em dia em uma maratona que começa na sexta-feira de noite e só vai terminar quando o sono bater ou a Quarta-Feira de Cinzas chegar. O Trakter (Windows Phone) é um aplicativo que já foi recomendado pela própria Microsoft Brasil e permite que você cadastre e acompanhe os episódios que você já viu e os que ainda estão faltando daquela série de TV que todo mundo está falando, mas que você nunca teve tempo de ver. Para quem não tem um Lumia, boas alternativas seriam os aplicativos TVShow Time (Android | iOS) e Banco de Séries (Android | iOS), com funções bastante similares.