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Como definir processos de SEO para a sua empresa?

De uma forma ou de outra você provavelmente já deve ter esbarrado nessas três letras. O SEO ainda é algo bastante confuso para a maioria das pessoas que não lidam diretamente com tecnologia e marketing digital.

Por vezes, até quem trabalha com o próprio marketing digital se vê verdadeiramente confuso com os processos de Search Engine Optimization. São recursos técnicos e textuais que somados, resultam em posições melhores nos resultados de busca.

Falando assim, parece muito fácil e que é um trabalho feito em poucos minutos. Porém, todo o trabalho de SEO só surtirá efeito de médio a longo prazo. Sendo assim, é imprescindível que sejam criados alguns processos de trabalho e, claro, estratégias.

SEO

Comece dando respostas a algumas perguntas, como:

1) Qual é o objetivo do site?

  • O que é uma conversão no seu site?

  • Qual é o objetivo de negócios do seu site? Onde ele acontece (no seu site, em outro site ou offline)?

  • Você está pensando em resultados a médio ou longo prazo?

  • Como se comporta o seu público-alvo?

2) Qual é o perfil demográfico dele?

  • Levante o idioma, expressões idiomáticas de cadas região;

  • Existem sazonalidades específicas?

  • Quais são as preferências de navegação e consumo do seu público-alvo?

3) Com quais recursos você pode contar?

  • O site tem um CMS?

  • Qual é a flexibilidade deste CMS para atualizações de conteúdo?

  • É possível contar com um arquiteto de informações?

  • Você poderá mexer nas estruturas de URL?

  • Existe uma equipe de redatores para dar suporte às ações?

  • Você terá acesso a pesquisas de concorrência?

Além destes tópicos, leve em consideração fazer um diagnóstico completo da situação atual da empresa e do negócio. Antes de traçar objetivos, metas e processos para SEO, você precisa saber tudo – exatamente TUDO – sobre a empresa, seus produtos, serviços, missão, visão e valores.

Feito isso, é hora de partir para os seguintes passos:

  1. A expectativa de médio e longo prazo para objetivos de SEO para ranking, tráfego, convesão e ROI;

  2. Lista de palavras-chave para ranquear: volume, tipo, lingua, sazonalidade, competitividade, mercados geográficos associados e suas URLs associadas;

  3. Lista de páginas e conteúdo que devem ser criados ou otimizados;

  4. Volume e tipos de links para requisição;

  5. Referências em tempo para implementar mudanças e atingir objetivos;

  6. Verba para executar os processos de SEO;

  7. Ativos pré-existentes da web para os processos de SEO;

  8. Ferramentas e outros recursos necessários para a execução dos processos de SEO;

  9. KPIs para medir os resultados a otimização feita.

Tudo isso vai depender, também, do conhecimento dos profissionais que você vai trazer para dentro da operação – quer seja na sua equipe ou terceirizados, como agências.

Vale lembrar, também, que os processos para um site novinho em folha são completamente diferentes daqueles feitos para um site que já têm histórico nos índices do Google e outros buscadores.