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Como não ser mais uma vítima do SEO Negativo

Nos últimos anos muita coisa mudou no cenário de SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, em inglês) e não é mais tão fácil conseguir obter uma boa posição nos resultados de busca, se é que um dia foi. Técnicas legítimas e confirmadas de posicionamento perderam valor.

Métodos considerados “ilegítimos” ou Black Hat estão quase impossíveis de surtirem efeito. Pelo contrário, tem gerado efeito negativo e esta penalização fez surgir um tipo mortífero de SEO: o SEO para prejudicar seu concorrente ou SEO Negativo.

Este artigo vai tentar explicar o que é esta ameaça, o que ela representa para o seu site, como evitar cair nesta armadilha e como tentar sair dela se ela já foi armada para você.

Mas o que é esse tal de SEO Negativo?

SEO Negativo é um conjunto de técnicas antiéticas e ataques utilizado com o propósito explícito de sabotar com o posicionamento de um competidor nos resultados de busca. Tirando a possibilidade de um ataque direto hacker, SEO Negativo é essencialmente fazer tudo de errado em termos de SEO, mas apontado para um rival

  • Montar centenas ou milhares de links de spam para o site alvo.
  • Copiar o conteúdo do site alvo e distribuir por toda a Internet.
  • Apontar links para o site alvo usando palavras-chave como “Viagra”, “poker online”, “Cialis” e muitas outras.
  • Criar perfis sociais falsos e arruinar a reputação alheia.
  • Remover ou provocar a remoção dos melhores backlinks que o site alvo possui.

Mas isso está mesmo acontecendo? Tem gente praticando SEO Negativo?

A resposta infelizmente é “sim”. SEO Negativo existe e está acontecendo. Diversos sites estão tendo que lidar com este tipo de problema e já tem várias ofertas na Internet de gente que está disposta a derrubar o SEO alheio mediante pagamento, às vezes por míseros cinco dólares.

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Houve casos de empresas que foram chantageadas com a possibilidade de terem seus websites prejudicados por um SEO Negativo.

Ciente do problema, o Google lançou uma ferramenta de rejeição de links que apontam para o seu site. Entretanto, a ferramenta ainda é complicada de ser utilizada, arriscada para a reputação do seu site e deve ser usada como último recurso. Este sistema do Google pode demorar de 2 a 4 semanas para ter resultados, um tempo demasiado longo para um site penalizado injustamente por uma campanha maliciosa.

Há outros métodos de prevenção e contenção do problema, como veremos agora.

Como se prevenir contra ataques de SEO Negativo

1. Prepare alertas de e-mail no Google Webmaster Tools

O Google pode avisar você em caso de:

  • Seu site ser atacado por malwares
  • Suas páginas saírem da indexação
  • Seu servidor parar de responder
  • Você ser penalizado manualmente pelo Google

Parecem ser bons momentos para o Google mandar um aviso, não? Para que isso aconteça, é necessário que você registre seu site no Google Webmaster Tools. Uma vez registrado, você precisa ir em “Webmaster Tools Preferences”:

Google-Webmaster-Tools-Preferences

Habilite as notificações por e-mail na tela seguinte para receber mensagens de alerta e salve.

2. Observe sua lista de backlinks cuidadosamente

Se o principal vetor de ataque do SEO Negativo são links nocivos apontados para o seu site, você claramente terá que ficar de olho aberto em quem está criando links para ele, os chamados backlinks. Antes uma ferramenta importante de SEO a ser obtida com trabalho árduo, agora são um motivo de preocupação.

Existem diversas ferramentas que podem auxiliá-lo nesta tarefa:

Vamos nos concentrar nessa última: ela é fácil de usar, gratuita para testes (30 dias) e barata (US$19,99/mês para dois domínios). Ferramentas como o Monitor Backlinks podem automatizar o processo de checagem de backlinks para você. Frequentemente, o serviço enviará um relatório para seu endereço de e-mail.

Uma vez que você realize o registro no serviço, será necessário conectar sua conta no Google Analytics ao sistema.

Monitor Backlinks - Google Analytics

Além de monitorar seus backlinks, o serviço também pode ficar de olho em sites concorrentes que você indicar e verificar como está seu ranking para determinadas palavras-chave.

Dependendo da idade do seu site e da quantidade de links que levam para ele, pode demorar para todos os backlinks serem processados e exibidos na lista do serviço. É recomendado aguardar 24 horas antes de usar o Monitor Backlinks pra valer. Depois desse período, preste muita atenção para qualquer aumento abrupto de links para o seu site oriundos do mesmo endereço, principalmente se as páginas ou o domínio ainda não tiverem sido indexados pelo Google.

3. Proteja seus melhores backlinks

Outra técnica adotada pelos spammers é remover seus backlinks legítimos. É um processo ainda mais insidioso, onde os atacantes entram em contato com os proprietários dos sites que possuem um link para o seu e solicitam, falsamente em seu nome, que os links sejam removidos.

Para evitar esse problema, adote algumas medidas de segurança:

  • Ao entrar em contato com outros webmasters, use sempre um e-mail do seu próprio domínio. É mais fácil provar que você é mesmo você usando [email protected] do que [email protected].
  • Mantenha uma lista dos seus melhores backlinks e veja se eles “desaparecem”. Você pode criar esta lista dos melhores usando o próprio Monitor Backlinks e filtrando por PageRank ou Social Activity.

4. Proteja seu site de programas maliciosos

Segurança é indispensável, com ou sem SEO, positivo ou negativo. Se o seu servidor começar a distribuir vírus, Cavalos de Tróia e outros malwares para seus visitantes, seu posicionamento no Google vai se tornar um problema menor.

Blindar o seu site foge do escopo deste artigo e já foi coberto amplamente aqui mesmo no Código Fonte em 12 Dicas Fundamentais para Proteger seu WordPress, 17 Dicas de Segurança Para Seu Projeto e outros.

5. Verifique conteúdo duplicado

Outro truque praticado pelos praticantes do SEO Negativo é a multiplicação do seu conteúdo. Eles copiam o conteúdo do seu site e colam onde quer que seja possível. Sem conseguir distinguir o original do copiado, o mecanismo de busca pode penalizar o seu site.

Uma boa ferramenta para verificar “clones” é o Copyscape. Pesquise um endereço de página no sistema deles para que verifiquem se o mesmo conteúdo foi publicado em outro lugar na Internet sem a sua permissão.

Para sites grandes pode ser extremamente cansativo monitorar todas as páginas, toda semana, a fim de detectar cópias indevidas. Para isso, o Copyscape tem o serviço Copysentry Protection, que irá verificar automaticamente a reprodução todo dia ou uma vez por semana, de acordo com o plano escolhido.

6. Monitore suas menções sociais

Ocasionalmente, atacantes não usam links convencionais para bombardear seu SEO, mas criam um exército de contas robôs em redes sociais para o serviço. Ou pior, criam contas falsas que simulam ser a do seu site ou empresa para sabotar a reputação. Felizmente, estas contas são duramente combatidas pelos administradores das redes sociais e podem ser removidas rapidamente. Desde que sejam identificadas, vale dizer.

Assim como existem ferramentas para monitorar seus backlinks, existem também ferramentas para monitorar seu status nas redes sociais. Uma delas é o Mention.

Este serviço online é gratuito para testar por 30 dias e também está disponível na forma de aplicativo para desktop e plataformas móveis.

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Com este serviço, fica fácil e instantâneo saber quando alguém em alguma rede social ou site menciona você ou seu site. Basta criar uma conta e um alerta (com palavras-chave e diversos filtros opcionais) para monitorar diferentes linguagens (incluindo o Português).

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7. Monitore a velocidade do seu site

Outra forma de sabotar seu SEO é tirando seu site do ar. O robô do Google não indexa bem sites instáveis, esta é a triste verdade. Se a velocidade do seu site despenca sem aviso, sem que você tenha feito nenhuma alteração, algo pode estar errado. Se ele está demorando para carregar pode ser porque alguém em algum lugar está enviando milhares de requisições simultâneas, o conhecido DDoS. Mesmo que os atacantes não consigam derrubar totalmente o seu servidor, a lentidão já é o suficiente para sabotar seu posicionamento nos mecanismos de busca.

Uma excelente ferramanta que você já deveria estar utilizando agora mesmo, independente de SEO, é o Pingdom.com. É a mesma solução utilizada por gigantes da web, como Disqus, Twitter, Instagram e outros. Os preços são menos hostis do que podem parecer a princípio.

Criando uma conta e ativando os alertas, você pode ser notificado por e-mail em caso de queda de site. Se o seu site for um alvo de ataque, entre em contato com o administrador do seu site ou servidor de hospedagem o mais rápido possível.

8. Não atire no próprio pé

Embora este artigo seja sobre SEO Negativo praticado por terceiros contra você, certifique-se de que suas próprias práticas (ultrapassadas) de SEO não estão jogando contra seu posicionamento. Obedeça às regras dos mecanismos de busca e não use os seguintes métodos:

  • Não crie links para sites penalizados pelo Google.
  • Não compre links.
  • Não publique uma larga quantidade de postagens de divulgação.
  • Não venda links no seu site sem usar o atributo “nofollow”.
  • Não use palavras-chave escondidas no código fonte.
  • Não use cloaking: sirva o mesmo conteúdo para seus visitantes e para os robôs de busca.

Fui vítima de SEO Negativo! E agora?

Se você perceber que seu site foi alvo de um ataque de SEO Negativo, não se desespere. Existem formas de contornar o problema. O importante é agir rapidamente e com precisão.

1. Crie uma lista com os backlinks que você precisa remover

Verifique links para seu site que tenham sido criados recentemente, selecione os de reputação ruim e confira manualmente um por um. Aqueles que parecerem suspeitos e artificiais devem ser inseridos em uma lista.

2. Tente remover os links ruins

Depois de identificados os links que precisam ser apagados da Internet, você deve tentar entrar em contato com o responsável pelo domínio ou pelo site onde eles residem. Se não for possível localizar uma página de contato, utilize o Whois para seguir a pista do endereço de e-mail. Esta é a parte mais trabalhosa da operação.

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“Eu não sei quem você é ou onde você está, mas quando eu encontrá-lo, eu vou pedir para que você remova esses links”

É possível que você não obtenha respostas do responsável. Ou por o domínio ser falso e criado especificamente para este tipo de ataque, ou por o site ter sido utilizado como plataforma para este tipo de ataque depois de uma infecção hacker e seu administrador não estar disponível para ajudar.

Neste caso, entre em contato com a empresa que hospeda o site e solicite a remoção dos links de spam. A maioria das empresas de hospedagem quer distância de problemas e irá cooperar de boa vontade. Para descobrir os dados da empresa de hospedagem, use o serviço WhoIsHostingThis.

Ainda assim, existe a chance de tanto o domínio quanto o serviço de hospedagem serem hostis ou inacessíveis. Mas é raro.

3. Crie uma lista de “Disavow”

O Google não perde tempo e já tem uma ferramenta específica para neutralizar backlinks ruins. Chamada de “Disavow”, a ferramenta instrui o Google a não levar em conta determinados links para o seu site na hora de calcular sua relevância. Você pode aprender mais sobre ela na página oficial de suporte.

Para usar a ferramenta de Disavow, você precisa fazer o upload de um arquivo com uma lista de links. Mas, atenção: o próprio Google recomenda cautela ao utilizar esse recurso. Um erro e você pode gerar mais dano do que o ataque de SEO Negativo!

disavow

Conclusão

SEO Negativo é um problema que vem crescendo. Mas você pode seguir os seguintes passos para se prevenir: