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Como usar os Delegados (delegates) e Eventos no C#

Tenho percebido que para muitas pessoas o uso de Delegados (ou Delegates e Eventos não está muito claro.

Bom então vamos á uma breve explicação sobre este assunto.

Em C# os delegados são objetos de primeira classe, totalmente suportados pela linguagem, um delegado é um tipo de referência usado para encapsular um método como uma assinatura e um tipo de retorno específico. Você pode encapsular QUALQUER método usando um delegate, mas o método deve coincidir com o delegate usado.

Criamos um delegado com a palavra-chave delegate seguida de um tipo de retorno e a assinatura dos métodos que podem ser delegados a ela, conforme abaixo:

public delegate int delegateInteiro();

Está declaração define um delegado chamado delegateInteiro, que encapsulará quaisquer método que retorne um inteiro.

Uma vez definindo o delegado, você pode encapsular um método-membro com ele, instanciando-o e passando um método que coincida com o tipo de assinatura.

Acho que já deu para termos uma idéia de como um delegate funciona, agora vamos falar um pouco sobre os Eventos.

Os eventos em C# são introduzidos junto com os delegados. Por convenção, os manipuladores de eventos do .NET Framework retornam void e recebem dois parâmetros. O primeiro parâmetro é a ‘fonte’ do evento (ou seja, o objeto que faz a públicação). O segundo parâmetro é um objeto derivado do EventArgs. É recomendável que seus manipuladores de eventos sigam esse padrão.

O EventArgs é a classe que serve de base para todos os dados de evento. A assinatura de um evento é parecido com este abaixo:

public event delegateInteiro eventoInteiro;

Bom agora vamos criar um programa que simula uma passagem de tempo, Ao iniciar nosso exercício, adicione o namespace System.Threading, com ele iremos simular um intervalo de tempo e ver os dias passarem como se fosse em um passe de mágica.

A estrutura de nossa aplicação ficará assim:

    // Abaixo estamos criando nossa classe de eventos, para ser usado posteriormente em nossa aplicação.

    public class MeuEventArgs : EventArgs

    {

        public readonly int _dia;

        public readonly int _mes;

        public readonly int _ano;

        public MeuEventArgs(int dia, int mes, int ano)

        {

            this._dia = dia;

            this._mes = mes;

            this._ano = ano;

        }

    }

Iremos criar uma Estrutura com DIA MÊS E ANO.

        struct structData {

                  public int dia;

                  public int mes;

                  public int ano;

        }

Para podermos gerar nossa passagem de tempo, vamos implementar a classe que realmente fará isso.

    public class PassagemDeTempo

    {

       // Note que estamos iniciando o mes com o valor 11 e o ano com o valor 1900.    

        private int _dia;

        private int _mes = 11;

        private int _ano = 1900;

        private structData _data = new structData();

         // Declaramos nosso delegado para encapsular os metodos.

        public delegate void PassagemDeTempoHandler(object sender, MeuEventArgs e);


        // Nosso evento, onde passaremos nosso delegado com seu método encapsulado.

        public event PassagemDeTempoHandler OnPassagemDeTempo;

       
       // Iniciando a passagem de tempo.

        public void IniciarPassagem() {

            for (;;)

            {

                  // Aqui estamos dando um intervalo de ½ seg. para podermos ver essa passagem               

                Thread.Sleep(500);

               // Gerando os dias,meses e anos e abastecendo nossa estrutura

                _data.mes = gerarMes(_mes);

                _data.dia = gerarDias(_dia);

                _data.ano = gerarAno(_ano);
                 

                 Sempre que passar um dia chamaremos nosso evento.    

                if (_data.dia != _dia)

                {

                    MeuEventArgs eve = new MeuEventArgs(_data.dia, _data.mes, _data.ano);


                    if (OnPassagemDeTempo != null)

                    {

 

                        OnPassagemDeTempo(this, eve);

 

                    }

                }

                this._dia = _data.dia;

                this._mes = _data.mes;

                this._ano = _data.ano;

            }

        }

        // os metodos abaixo são apenas tratamentos.

        private int gerarDias(int dia){

            if (dia >= 31) return 1;

            return ++dia;

        }

        private int gerarMes(int mes){

            if (_dia >= 31)

            {

                if (mes >= 12) return 1;

                return ++mes;

            }

            else

                return mes;

        }

        public int gerarAno(int ano) {

            if (_mes == 12 && _dia == 31)

                return ++ano;

            else

                return ano;

        }

    }

   

    // Aqui em nossa classe MostrarPassagemDeTempo que exibimos os dias passando.

    public class MostrarPassagemDeTempo

    {

        public void Subscribers(PassagemDeTempo _tempo)

        {

            //Arqui estamos encapsulando a funcao que mostra a passagem de tempo.

            // note que estamos abastecendo um evento.

            _tempo.OnPassagemDeTempo += new PassagemDeTempo.PassagemDeTempoHandler(Mostrar);

 

        }

        public void Mostrar(object sender,MeuEventArgs e)

        {

            Console.WriteLine("{0}/{1}/{2}", e._dia, e._mes, e._ano);

        }

    }

}

Para finalizar em nosso MAIN apenas escreveremos 4 linha de código:

            PassagemDeTempo PassTmp = new PassagemDeTempo();

            MostrarPassagemDeTempo MosPassTmp = new MostrarPassagemDeTempo();

            MosPassTmp.Subscribers(PassTmp);

            PassTmp.IniciarPassagem();

Execute o programa e verá como é fácil! 🙂

Até a próxima pessoal.