Uma das grandes reclamações de muitos jogadores de videogame quando se trata de plataformas móveis é a ausência de controles físicos.
Isto é, iPhone, iPad (iOS) e smartphones e tablets Android carecem de botões. De direcionais, de analógicos.
Isto faz com que seja um tanto quanto difícil, para muitas pessoas, a adaptação a estas plataformas, até mesmo porque diferentes dispositivos possuem diferentes respostas, diferentes níveis de sensibilidade. Um jogador sem paciência e/ou experiência pode descartar um ótimo jogo para celular bem rapidamente, “apenas” devido aos tais controles touch.
Tudo bem que alguém jogando um título casual na fila de um banco, por exemplo, não vai se importar muito com isso. Quem joga uma vez ou outra em seu celular, também, e opta por títulos como Candy Crush, Temple Run e tantos outros similares, também não vai ligar.
Mas pessoas que costumam jogar bastante, em PCs e consoles, por exemplo, acabam muitas vezes deixando de apreciar uma série de games lançados para dispositivos móveis. Jogos muitas vezes bonitos e interessantes, como o FPS N.O.V.A. 3, por exemplo, são deixados de lado. E, quase sempre, isto se deve à ausência de controles físicos.
Pois, convenhamos, jogar algo como um FPS, um jogo de tiro em primeira pessoa, em um tablet ou smartphone, utilizando somente controles touch, pode ser uma experiência terrível.
E a Razer, empresa conhecidíssima por gamers do mundo todo e especializada em hardware de altíssima qualidade, desenvolveu um periférico que pode ajudar a mudar um pouco este cenário (pelo menos em partes, ou para uma parcela dos jogadores).
A Razer fabrica e comercializa produtos com tecnologia de ponta. Mouses, teclados, headsets, e por aí vai. Tudo é sempre criado com bastante cuidado, levando em consideração, também, valores como sensibilidade e design. Os produtos da empresa são caros, mas são duráveis, precisos e muito bem construídos.
Diversos produtos da empresa são amplamente utilizados, aliás, por jogadores de eSports, em campeonatos mundo afora.
E o tal gamepad para iOS? Pois bem, trata-se do Junglecat, o qual chega ao mercado brasileiro em Julho de 2014 pelo preço sugerido de R$ 399,00.
A Razer está apostando no mercado mobile, claro, assim como diversas empresas ligadas ao mundo dos games. Ficam algumas dúvidas, entretanto: estarão os gamers dispostos a pagar tal preço por um gamepad que será utilizado apenas em seus celulares e tablets?
E, sim, eis que surge outro detalhe importante. Ainda temos de ver como ficará esta questão: quantos e quais serão os jogos compatíveis, pelo menos no lançamento do gamepad? Irá o produto despertar interesse também dos desenvolvedores? E, mais interessante e importante ainda: teremos “jogos hardcore” com suporte ao gamepad?
Detalhes do Junglecat
Mas vamos conferir alguns detalhes do equipamento. O Razer Junglecat é pequeno, conta com botões físicos e ainda virá acompanhado de um aplicativo, o qual permitirá sua personalização e a filtragem dos jogos compatíveis.
Tal aplicativo, o Razer Junglecat iOS Companion, será gratuito e possibilitará que o usuário armazene até 20 perfis diferentes.
Além disso, ele permitirá que o jogador altere todas as funções dos botões, incluindo detalhes como níveis de sensibilidade à pressão dos dedos.
O Junglecat possui botão direcional e botões de ação ABXY. Ele também pode ficar acoplado ao iPhone o tempo todo (possui apenas 2cm de espessura), e o conjunto, montado, lembra um pouco o Sony Xperia Play.
O gamepad é deslizante, o visor do celular permanece totalmente livre e, assim, o jogo (teoricamente) pode ser muito melhor aproveitado.
“O desenvolvimento de jogos está cada vez mais atrelado às plataformas mobile, com produções incríveis e em ritmo recorde. Ao mesmo tempo, o número de jogadores de console que também jogam em seus dispositivos móveis não para de crescer. Produzir um controle de games de alto desempenho e elegante para o iPhone foi animador e estamos ansiosos para compartilhar o resultado com a nossa comunidade de gamers e com todo mundo”, disse Min-Liang Tan, co-fundador, CEO e diretor criativo da Razer.
O Razer Junglecat funciona com o iPod, com o iPhone e com o iPad, vale lembrar. Com 15 cm de comprimento, 6,5 cm de largura e 1,8 cm de altura, o gamepad pode muito bem ser carregado no bolso.
Resta-nos saber se os bolsos dos proprietários de um sistema iOS apreciarão seu preço, e se a quantidade de jogos com suporte ao equipamento valerá o investimento.
Tais iniciativas, que visam expandir, melhorar e tornar mais acessíveis os jogos para dispositivos móveis são sempre bem interessantes. Existem muitos títulos na App Store ou no Google Play que não são meros “joguinhos casuais”.
Existem muitos games com “G” maiúsculo, em tais lojas, os quais seriam melhor aproveitados se dispuséssemos de formas melhores para com eles interagir.
Caso existissem melhores interfaces, sistemas de controle melhores, etc. É justamente aí que o Junglecat entra.
Será que ele vai se dar bem? Conseguirá a Razer atrair mais jogadores (incluindo os “hardcore”) para o “nicho” dos mobile games?
Isto, só o futuro pode nos dizer. Mas enquanto isso, fique com o trailer do produto: