0 Compartilhamentos 444 Views 1 Comments

Crie thumbnails perfeitas para seus vídeos no Youtube

13 de outubro de 2015

O Youtube é a maior plataforma de vídeos da atualidade. Muitos Youtubers já são tratados como celebridades. Produtores de conteúdo e streamers ganham a vida fazendo aquilo que mais gostam: jogando, comentando sobre os assuntos que mais lhes interessam, brincando e divertindo sua audiência, ao mesmo tempo.

Muito se fala atualmente, também, a respeito de algo que vem acontecendo com frequência. De um certo “movimento” em prol desta “nova” mídia, que caiu nas graças de muitos enquanto a “velha mídia” (blogs, sites “tradicionais”, etc) vai perdendo cada vez mais espaço.

Que o Youtube chegou para ficar ninguém tem mais dúvidas. Também não sabemos, obviamente, se e quando os textos mais elaborados darão realmente lugar aos vídeos (e, sinceramente, esperamos que isto jamais aconteça).

De qualquer forma, seja você um Youtuber aspirando à fama ou alguém que cria vídeos de gameplay e tutoriais em vídeo sem muitas preocupações, a qualidade das produções deve ser levada em consideração. Seus vídeos devem “brilhar”, chamar a atenção do espectador, cativá-lo.

Thumbnail - Youtube

E como isto acontece? Bem, digamos que um dos primeiros passos para que este objetivo seja atingido é a criação de uma boa capa, de uma excelente “cobertura”. Sim, estamos falando da thumbnail (miniatura).

Muitas vezes, a thumbnail de um vídeo será fator decisivo para que alguém decida nele clicar ou não. Uma thumbnail desinteressante, “apagada”, feia ou em baixa resolução certamente desencorajará um número bem grande de usuários. E aí, você já sabe: seu vídeo corre um sério risco de ser apenas mais um no imenso oceano do site de vídeos do Google.

Gerando a thumbnail

O Youtube gera automaticamente as miniaturas para os vídeos tão logo o upload termina. Infelizmente, esta não é a melhor opção. São criadas algumas alternativas e o usuário pode até mesmo escolher, mas dentre os problemas encontrados aqui, podemos citar a falta de personalização.

Nome do canal, logomarca, título do vídeo: tudo isto pode e deve ser inserido em uma miniatura de maneira tal a chamar a atenção do visitante, e o processo automático do Youtube deixa bastante a desejar, aqui. Isto sem falar em imagens tremidas, de baixa resolução e obtidas a partir de frames que muitas vezes acabam não dizendo nada a respeito do assunto tratado no vídeo.

Você deve, portanto, gerar suas thumbnails manualmente, seja através de imagens capturadas diretamente de seus vídeos, seja através de programas gráficos (ou até mesmo através de ambos, combinados). Você também pode gerar a miniatura através do software de edição de vídeo de sua preferência, “congelando” algum frame e extraindo a screenshot.

É possível extrair screenshots através de praticamente qualquer aplicativo de edição de vídeo. O processo é diferente em cada um deles, é claro, mas não é complicado. Você também pode simplesmente congelar o momento desejado e então utilizar a tecla “Print Screen” de seu teclado (ou então a combinação “Win” + “Print Screen”).

Você pode visualizar o vídeo (no próprio Youtube ou então no software de edição utilizado) e, ao chegar no momento desejado, utilizar o “pause” e então capturar a “foto de tela”.

Aplicativos para captura de tela como o Snagit, por exemplo, também podem ser utilizados, e existem até mesmo alternativas gratuitas, como por exemplo o Jing.

O importante aqui é que você perceba que a escolha manual das thumbnails é o melhor caminho. Extraída a imagem, você pode editá-la, inserindo sua logomarca, seu rosto, seu slogan e uma série de outras informações e elementos capazes de tornar a capa de seus vídeos muito mais atraente.

Finalmente, realize o upload da thumbnail através da interface de edição de vídeos do próprio Youtube.

Tornando sua thumbnail atraente

Além de gerar suas próprias thumbnails, manualmente, fugindo daquelas geradas automaticamente pelo Youtube, você também deve, obviamente, fazer com que elas brilhem.

Utilize imagens nas dimensões 1280 x 720 ou 1920 x 1080, afinal, quaisquer thumbnails abaixo disso correm o risco de ficarem distorcidas, feias, “estranhas”.

Note, entretanto, que apesar de termos mencionado dois tamanhos (HD e Full HD), você pode simplesmente optar pelo Full HD (1920×1080 pixels), principalmente se seus vídeos estiverem neste padrão.

Adicione texto às thumbnails. Faça com que o título e/ou o assunto do vídeo se destaquem. Adicione seu logotipo.

Lembre-se de que a miniatura será a capa do vídeo, um dos primeiros elementos com os quais as pessoas terão contato antes de visualizarem seu trabalho. E o uso de bordas nas imagens também é uma excelente maneira de chamar a atenção dos usuários/visitantes, vale lembrar.

Além disso, backgrounds com cores sólidas também podem ajudar bastante, principalmente se representarem um contraste com o texto e outros elementos.

E, finalmente, teste suas miniaturas. Lembre-se de que elas serão sempre exibidas em tamanhos menores do que aqueles em que foram produzidas. Portanto, você deve se certificar de que todos os elementos são visíveis, de que tudo ficou certinho e legível.

Busque por possíveis problemas decorrentes do redimensionamento. Use e abuse de recursos de zoom durante e após a criação, durante os testes. Verifique se tudo está perfeito também em dimensões abaixo de 1920×1080 e 1280×720. Teste. Sempre.

E até a próxima!

Carregando...

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (23/10)
Notícias
12 visualizações
Notícias
12 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (23/10)

Carlos L. A. da Silva - 23 de outubro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Você precisa conhecer YAML
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Você precisa conhecer YAML

Carlos L. A. da Silva - 20 de outubro de 2020

O arquiteto de software André Boerseun apresenta os princípios fundamentais do YAML e sua complexa sintaxe.

Promoções de Jogos do Final de Semana (16/10)
Notícias
21 visualizações
Notícias
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (16/10)

Carlos L. A. da Silva - 16 de outubro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

One Response

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Os 7 piores erros de Excel da História
Artigos
23 visualizações
23 visualizações

Os 7 piores erros de Excel da História

Carlos L. A. da Silva - 15 de outubro de 2020
Como aprender JavaScript de graça com a Microsoft
Dicas
23 visualizações
23 visualizações

Como aprender JavaScript de graça com a Microsoft

Carlos L. A. da Silva - 14 de outubro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (09/10)
Notícias
29 visualizações1
29 visualizações1

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/10)

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2020
Como a Microsoft entrou na guerra contra os Deep Fakes
Artigos
28 visualizações
28 visualizações

Como a Microsoft entrou na guerra contra os Deep Fakes

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2020