0 Compartilhamentos 442 Views

Curso Técnico ou Faculdade? O que fazer para desenvolver Apps

10 de dezembro de 2014

Os jovens que querem investir nessa área sempre ficam em dúvida: Faço uma faculdade de Análises de Sistemas e depois me especializo ou já parto para um curso técnico mobile?

O CEO e fundador do iai?,  Lucas Longo, tenta ajudar, através desse artigo, todas as pessoas que estão vivendo esse dilema.

Qual é a melhor opção – escolher um curso técnico ou fazer uma graduação? Pela minha experiência, acredito que isso depende do que você espera do treinamento e quais são suas metas profissionais.

Os cursos universitários têm maior duração e abrangem não somente as questões mais técnicas, como também toda a teoria que permeia a prática. Isso possibilita que o profissional atue não somente com programação e desenvolvimento mobile, como também lecionando em cursos universitários e técnicos posteriormente. Além disso, a graduação permite que o profissional consiga obter outras especializações no futuro, como mestrado e doutorado.

iai

Já vi casos de pessoas que temem entrar em uma graduação na área de tecnologia por não se sentirem um “Steve Jobs”. Ou seja, há quem pense que para se matricular nessas graduações é preciso ser como Will Hunting, o personagem interpretado por Matt Damon em “Gênio Indomável”, que conseguia fazer cálculos dificílimos em questão de segundos. É claro que é fundamental ter uma certa habilidade, afinal, serão no mínimo quatro anos de estudos e isso exige muito empenho e interesse por cálculos, métricas e afins para conseguir concluir o curso.

Por sua vez, os cursos técnicos são realmente mais voltados à prática, e por isso, costumam atender melhor às necessidades de quem já tem intimidade com a área. É claro que há cursos introdutórios para quem não tem nenhum tipo de conhecimentos – estes, aliás, são uns dos mais buscados em decorrência do crescimento do mercado mobile no Brasil –, mas eles possuem uma concepção muito mais mercadológica do que um curso de graduação. O fator tempo também é um ponto bem positivo para estes cursos, pois a maioria costuma durar no máximo três meses. Em síntese, se o seu objetivo é conseguir se especializar em um curto espaço de tempo para entrar no mercado de programação, esta pode ser uma ótima opção.

Assim como as universidades, os cursos técnicos vêm crescendo e abrindo mais opções de especializações para nichos cada vez mais específicos. Isso faz inclusive com que algumas pessoas graduadas há algum tempo acabem recorrendo a eles para se atualizar e não ficar para trás no mercado. Um exemplo são os cursos de iOS que utilizam a linguagem de programação Swift. Há muitos profissionais já estabilizados que os procuram, pois sabem que a tendência é que a Objective-C seja cada vez menos utilizada.

Acredito que independente da área de atuação, não há uma modalidade melhor ou pior que o outro. E sim circunstâncias em que um curso de graduação pode ser melhor que um técnico, e vice-versa. Depende muito das perspectivas profissionais de cada um. No fim, um acaba complementando o outro. Penso que quem sai ganhando com essa gama de opções são os profissionais, que têm cada vez mais possibilidades para alcançarem seus objetivos. Meu conselho é: pesquise, avalie quais são suas metas e quanto tempo você está disposto a esperar para colher os frutos do seu estudo. O mercado está em expansão – segundo o Gartner, em 2015 o setor de aplicativos móveis irá movimentar cerca de R$ 88 bilhões no mundo todo –, e vagas não estão faltando para quem tem capacitação.

*por Lucas Longo, CEO e fundador do iai?

Carregando...

Você pode se interessar

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021
Notícias
7 visualizações
Notícias
7 visualizações

Como se tornar um Engenheiro DevOps em 2021

Carlos L. A. da Silva - 1 de março de 2021

A consultora de DevOps e evangelista Nana Janashia apresenta um passo a passo de tudo que você precisa saber para dominar o DevOps em 2021.

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Quanto ganha um programador? Confira uma das maiores pesquisas salariais realizadas no Brasil

Redação - 23 de fevereiro de 2021

O Canal Código Fonte TV realizou uma pesquisa salarial com mais de 11 mil programadores brasileiros. Entre os dados coletados é possível analisar a média salarial por: tecnologia, idade, gênero, região, entre muitos outros insights.

Seus dados vazaram. E agora?
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Seus dados vazaram. E agora?

Carlos L. A. da Silva - 19 de fevereiro de 2021

Seus dados pessoais foram vazados e essa é uma verdade praticamente inevitável. A meta agora é minimizar os possíveis danos e cobrar autoridades.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Entendendo o elemento time em HTML 5
Artigos
20 visualizações
20 visualizações

Entendendo o elemento time em HTML 5

Carlos L. A. da Silva - 5 de fevereiro de 2021
Como cortar texto sem usar uma linha de script
Dicas
27 visualizações
27 visualizações

Como cortar texto sem usar uma linha de script

Carlos L. A. da Silva - 11 de janeiro de 2021
Como começar a programar
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Como começar a programar

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2021
Como cancelar qualquer conta online para sempre
Dicas
34 visualizações
34 visualizações

Como cancelar qualquer conta online para sempre

Carlos L. A. da Silva - 30 de dezembro de 2020