0 Compartilhamentos 29 Views

De volta aos anos 80!

Stranger Things, da Netflix, restaurou os anos 80 e a série chegou na sua terceira temporada mantendo o mesmo nível de sucesso e nostalgia. Quem viveu a época lembra com emoção as referências culturais e sociais e quem não viveu pode conhecer um pouquinho daquela década.

Aproveitando a empolgação, a própria Microsoft entrou na brincadeira e, acredite se quiser, relançou o Windows 1.0. Não, não erramos o ponto: não é Windows 10 é Windows 1.0 mesmo, trinta e quatro anos depois, firme e forte.

Lembra dele? Se a memória é falha ou se você ainda usava fraldas em 1985, o saudoso Steve Ballmer pode refrescar sua memória:

Bons tempos… E agora você pode pegar na Windows Store o Windows 1.11 (não disponível na versão em Português da loja). Esse é um aplicativo de PC que, na verdade, emula a experiência de se ter o ancestral sistema operacional rodando na sua tela. Com o aplicativo, você pode jogar jogos, descobrir pistas e easter eggs do passado que ajudam a desbloquear conteúdo relacionado à terceira temporada de Stranger Things. Sim, a iniciativa da Microsoft é uma espécie de marketing cruzado com a Netflix.

Túnel do Tempo

Entretanto, agora que o fantasma da nostalgia está solto no mundo, não há mais volta e o Código Fonte se pergunta: como era a tecnologia da informação nos anos 80? Reunimos aqui algumas capas antológicas de revistas da época e, graças aos poderes do Archive.org, é possível visualizar as edições completas, preservadas para a posteridade. Preparado para embarcar nessa viagem?

1981

A edição da Byte de abril de 1981 trazia um “smartwatch” como destaque. A tecnologia demoraria ainda décadas para se popularizar e, definitivamente, não com teclas tão minúsculas. Confira a edição completa!

A edição da Kilobaud Microcomputing de outubro de 1981 apresentava o futuro da comunicação, com um sistema de mensagens que chegavam impressas. Confira a edição completa!

1982

A edição da Byte de abril de 1982 trazia um um terminal de handheld como destaque na capa. Confira a edição completa!

A edição da CVG (Computer and Video Games) de junho de 1982 pegava carona na Copa do Mundo da Espanha e dava destaque para o jogo World Cup Manager. Confira a edição completa!

1983

A edição da PC Magazine de juho de 1983 mostrava computadores portáteis chegando em Wall Street. Confira a edição completa!

A edição da brasileira Micro Sistemas de setembro de 1983 dava destaque para música digital, mas também já apresentava o velho dilema da pirataria de software. Confira a edição completa!

1984

A edição da Crash de março de 1984 exibia uma versão muito diferente e mais agressiva de Donkey Kong em sua capa. Confira a edição completa!

No ano de seu lançamento, a Macworld de novembro de 1984 apresentava o “Fat Mac”, o impressionante Macintosh com 512k de RAM. Confira a edição completa!

1985

A edição da Your Computer de março de 1985 dava destaque aos robôs, com direito a sorteio de um robô para seus leitores! Confira a edição completa!

A edição da PC Magazine de outubro de 1985 já apresentava verdades: “homens de negócio de verdade programam!”. Confira a edição completa!

1986

A edição da Crash de março de 1986 dava destaque para o “apresentador virtual” Max Headroom, que ganhava seu primeiro jogo. Confira a edição completa!

A edição da MacWorld de novembro de 1986 era dedicada aos processadores de texto. Confira a edição completa!

1987

A edição da Your Computer de março de 1987 trazia aplicações eletrônicas para as casas modernas e era um ancestral da tecnologia das casas inteligentes que viriam muito depois. Confira a edição completa!

A edição da Micro Sistemas de setembro de 1987 mostrava a importância da informática na educação. Confira a edição completa!

1988

A edição da CVG de fevereiro de 1988 trazia um bárbaro encarando um monstro em sua capa. Conan? Não, era Rastan chegando nos jogos eletrônicos. Confira a edição completa!

A edição da Amiga Computing de dezembro de 1988 encerrava o ano revelando “o drama secreto por trás da máquina milagrosa”. Confira a edição completa!

1989

A edição da Compute! de fevereiro de 1989 falava de dinheiro e trazia a análise de alguns programas de gerenciamento financeiro. Confira a edição completa!

A edição da Amiga Format de setembro de 1989 arranjava um novo elogio para os Amiga: depois de serem chamados de “máquina milagrosa”, agora era a vez de “máquina dos sonhos”. Confira a edição completa!

1990

A edição da Compute! de maio de 1990 ousava e apresentava os “hackers” de uma outra perspectiva. Confira a edição completa!

A edição da nacional CPU MSX #17 de 1990 trazia a solução do jogo clássico brasileiro Amazônia como o destaque da capa. Confira a edição completa!

Você pode se interessar

50 anos de Unix e o Y2K38
Artigos
9 visualizações
Artigos
9 visualizações

50 anos de Unix e o Y2K38

Carlos L. A. da Silva - 21 de janeiro de 2020

Sistema operacional completou meio século em outubro passado, mas primeiro de janeiro de 2020 marcou uma data muito importante.

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)

Carlos L. A. da Silva - 17 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020
Artigos
16 visualizações
Artigos
16 visualizações

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020

Carlos L. A. da Silva - 16 de janeiro de 2020

Amplie e aperfeiçoe seu arsenal de conhecimento com essas competências fundamentais.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)
Notícias
21 visualizações
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020
A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente
Artigos
22 visualizações
22 visualizações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020
Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo
Notícias
23 visualizações
23 visualizações

Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2020
Frameworks de servidor HTTP para Dart
Artigos
34 visualizações
34 visualizações

Frameworks de servidor HTTP para Dart

Carlos L. A. da Silva - 6 de janeiro de 2020