Stranger Things, da Netflix, restaurou os anos 80 e a série chegou na sua terceira temporada mantendo o mesmo nível de sucesso e nostalgia. Quem viveu a época lembra com emoção as referências culturais e sociais e quem não viveu pode conhecer um pouquinho daquela década.
Aproveitando a empolgação, a própria Microsoft entrou na brincadeira e, acredite se quiser, relançou o Windows 1.0. Não, não erramos o ponto: não é Windows 10 é Windows 1.0 mesmo, trinta e quatro anos depois, firme e forte.
Lembra dele? Se a memória é falha ou se você ainda usava fraldas em 1985, o saudoso Steve Ballmer pode refrescar sua memória:
Bons tempos… E agora você pode pegar na Windows Store o Windows 1.11 (não disponível na versão em Português da loja). Esse é um aplicativo de PC que, na verdade, emula a experiência de se ter o ancestral sistema operacional rodando na sua tela. Com o aplicativo, você pode jogar jogos, descobrir pistas e easter eggs do passado que ajudam a desbloquear conteúdo relacionado à terceira temporada de Stranger Things. Sim, a iniciativa da Microsoft é uma espécie de marketing cruzado com a Netflix.
Túnel do Tempo
Entretanto, agora que o fantasma da nostalgia está solto no mundo, não há mais volta e o Código Fonte se pergunta: como era a tecnologia da informação nos anos 80? Reunimos aqui algumas capas antológicas de revistas da época e, graças aos poderes do Archive.org, é possível visualizar as edições completas, preservadas para a posteridade. Preparado para embarcar nessa viagem?