Categorias

Dicas: Transforme páginas HTML em PHP

Para você que possue os recursos disponíveis em seu servidor de hospedagem em PHP e que criou suas páginas com um conteudo estático e que agora quer deixá-las dinâmicas e com diversos recursos que só o PHP pode lhe oferecer?.

Não pense que é apenas renomear os arquivo para a extensão php os seus arquivos com extensão .htm ou .html. Mas o processo é muito simples:

Salve .htaccess! O arquivo modificador de configurações do Apache, válido e ativo na maioria dos servidores web. A dica é fazer o servidor tratar os arquivos de extensão “.html” ou “.htm” como se fossem páginas PHP, ou seja, processando os scripts deles.

Crie um arquivo de texto em branco, e digite (ou cole) estas duas linhas:

AddType application/x-httpd-php htm 
AddType application/x-httpd-php html

Salve-o com o nome “.htaccess” na pasta raiz do seu site, e publique-o. É só isso!

Cuidado com o nome do arquivo, caso você nunca tenha usado. Ele começa com um ponto e não tem extensão. No Linux/Unix ficará oculto, devido começar com um ponto. Para exibi-lo no seu gerenciador de arquivos local, por exemplo, pode ser necessário pedir para mostrar os arquivos ocultos.

Uma vez dentro da pasta raiz, ele vale para a pasta atual e para todas as subpastas.

Se você já usou o .htaccess alguma vez e já tem ele configurado, então não crie um novo: edite o antigo, adicionando estas duas linhas nele.

Fazer isso “transformará” suas páginas HTML em páginas PHP sem precisar renomear os arquivos.

Tecnicamente você poderia usar a extensão que quiser, eu por exemplo, uso a extensão .i9se (arquivo.i9se). Mas alguns servidores não registram corretamente o tipo mime ao usar uma extensão diferente, e alguns navegadores podem acabar por mostrar o código-fonte da página, em vez do conteúdo HTML renderizado.

Se seu servidor não reconhecer o .htaccess, pode ser necessário configurar o Apache manualmente (caso você tenha acesso à administração do servidor) ou entrar em contato com o suporte, nos planos de hospedagem compartilhada (que vem a ser o caso da maioria). Mas como sempre, antes de entrar em contato com o suporte, certifique-se de que o arquivo .htaccess esteja salvo corretamente na pasta do seu site.