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O impacto do Google Fred no tráfego dos sites

No início de março, o desenvolvedor web e blogueiro estadunidense Barry Schwartz, criador do site Search Engine Roundtable, especializado em marketing em motores de busca, levantou uma suposição aos seus leitores.

Se fosse confirmada, ela poderia impactar estratégias de diversas plataformas inseridas dentro do Google ao redor do mundo: o buscador estava codificando o seu principal algoritmo de ranking dos resultados – o chamado Fred. Ou simplesmente “Google Fred Update”.

O indício mais evidente dessa modificação eram as reclamações de alguns desenvolvedores que apontavam quedas bruscas de tráfego em seus sites.

Sites chegaram a perder 40% de tráfego

Um deles dizia que sua página havia perdido de 20% a 40% da circulação de usuários oriundos da plataforma de busca em fevereiro.Apesar das percepções, Barry já lamentava o silêncio do Google: “Eles não confirmaram nada e eu duvido que vão – eu já perguntei”, declarou.

No dia seguinte, porém, o blogueiro escreveu outro texto com suposições mais claras: acreditava que a atualização do Google Fred modificaria os critérios de qualidade dos conteúdos buscados.

Nem todo mundo perde com o Google Fred Update, alguns ganham

Se fosse realmente essa a atualização, os sites que produzem bons conteúdos seriam beneficiados, pois seriam mais bem posicionados no buscador.

“Eu desejo que a atualização do ‘Fred Google’ tenha fortalecido vocês e que apenas os seus concorrentes tenham caído”, disse Barry.

O Google Fred foi oficialmente confirmado pela Google

Na sexta-feira passada, enfim, contrariando o blogueiro, veio a confirmação do próprio Google, por meio do analista de tendências e consultor da empresa, o suíço Gary Illyes, durante a primeira edição da Search Marketing Expo (SMX) de 2017, em San José, na Califórnia, Estados Unidos.

Convidado para falar sobre os mecanismos de seleção de resultados do Google em uma das mesas da conferência, Gary foi bombardeado de perguntas sobre a possível atualização, e admitiu que o Fred estava passando por alterações que buscavam atingir “conteúdo de pouco valor”.

Tweets de Gary Illyes, engenheiro do Google
Tweets de Gary Illyes, engenheiro do Google

Muitas penalizações chegaram a quem não segue as diretrizes do Google

Ele contou que a empresa não gostaria de discutir as mudanças em público, mas afirmou que “os sites impactados por essa atualização seriam aqueles que estavam agindo contra as diretrizes do Google”.

Presente na plateia, Barry Schwartz instigou Gary a contar uma das regras que haviam sido burladas e motivado o buscador a modificar seu algoritmo, mas não obteve resposta.

Uma análise da queda feita com cerca de 100 sites

No seu último post sobre a atualização do Fred, no entanto, Barry divulgou uma conclusão importante: analisando cerca de 100 sites que tinham registrado quedas no tráfego de usuários após o dia 8 de março – quando a mudança foi notada –, ele percebeu que a maioria havia sido catalogada pelo Google como “conteúdo de pouco valor” porque tinha como único objetivo a geração de receitas.

No Twitter, veio a confirmação final de Gary: “Atualizamos o algoritmo. Por que deveríamos negar isso?”, escreveu após o evento em resposta a Barry. Assim, quem reclamou no primeiro post dele, no dia 8, provavelmente não tinha conteúdo relevante para colocar na internet e sofreu, por consequência, quedas em seus acessos.

Muitos sites estavam se beneficiando com conteúdo de pouco valor

As dúvidas e suposições do blogueiro faziam sentido: quem produzia material com autoridade na internet estava sendo beneficiado pelo Google. Quem tinha outras intenções, encontraria ainda mais dificuldades.

Nos comentários do texto de Barry essa divisão ficou mais clara: o catálogo online MoreFunz escreveu que a modificação “proporcionou bons efeitos” no diretório do site.

Outro usuário publicou que a mudança favoreceu os dois sites que ele trabalha, as plataformas Product Hunt e Reddit. Vários outros, porém, lamentavam perdas consideráveis de visitantes.

Um bom planejamento de SEO proporciona resultados consistentes

Para a Conversion, a mudança no algoritmo do Google reforça o foco indispensável em planejamento estratégico e na produção de conteúdo cada vez mais qualificado.

Além disso, nunca é demais lembrar que os proprietários de sites devem se afastar ao máximo de ações consideradas nocivas, como o black hat.

Por fim, a atualização do Google Fred ainda demonstra que o desafio continuará sendo qualitativo — produzir conteúdo relevante para os usuários –, o que beneficia tanto os consumidores de informação como exige táticas mais criativas dos produtores.

Ou em outras palavras: quer mais resultados com SEO? Planeje estrategicamente e sempre pense fora da caixa. Os resultados virão.

Republicação autorizada pela Conversion.
Link original: https://www.conversion.com.br/blog/nova-atualizacao-google-fred/