0 Compartilhamentos 272 Views

Métricas do marketing digital

18 de novembro de 2016

Pouco depois de clicar no botão enviar, o email marketing começa uma longa viagem para a caixa de entrada dos destinatários.

Para encurtar esta distância e garantir a capacidade de entrega de suas campanhas, você vai precisar avaliar onde, como e qual a reação causada por sua campanha.

Para quem tem interesse em investir em marketing digital, é importante também estar preparado para automatização, porque esta prática ajuda a otimizar recursos humanos e gestão de negócios. Felizmente hoje em dia há muitas plataformas que permitem a automação de marketing digital, que se adaptam a todas as necessidades de negócios e os orçamentos de cada usuário. Essas soluções não automatizam apenas o processo de envio da campanha, mas também oferecem métricas precisas que serão necessárias para avaliar resultados.

A IBM Marketing Cloud é um bom exemplo de solução que gerencia todas as etapas do processo, incluindo produção, envio e análise de resultados para uma campanha por email marketing.

email-laptop-computer-marketing

Conhecer os resultados obtidos através de métricas e KPI (Key Performance Indicator), uma vez que a campanha foi lançada para o público-alvo, permite-nos controlar com precisão o desempenho, a fim de melhorar as campanhas futuras.

Conheça as principais métricas

As métricas mostram o comportamento de um usuário em cada área. Vejamos as principais adotadas no email marketing:

1 | A taxa de cliques (CTR)

Essa métrica consiste em saber qual a percentagem de destinatários que clicaram no link ou links contidos nos emails enviados. Ela é importante para verificar se o desempenho tem sido favorável, para determinar o número de cliques por e-mail e desenvolver novas estratégias que permitem maximizar a resposta e o engajamento dos destinatários.

2 | Taxa de conversão

Esta métrica vai além da questão do clique e é definida como a percentagem de destinatários que clicaram nos emails enviados e também concluíram a ação desejada (o nosso alvo), como preencher um formulário ou fazer uma compra de um produto. A taxa de conversão está diretamente relacionada com a chamada à ação (CTA) contida nos emails. Este CTA deve estar relacionado com o objetivo global que você quer alcançar com a campanha de marketing.

3 | Bounce

Uma campanha de email marketing deve ser capaz de lidar com os obstáculos que possam surgir durante a sua implementação, como mensagens enviadas que não são entregues de forma satisfatória. Para localizar esses erros usamos a métrica chamada bounce (do inglês, “retorno”), que nos diz a percentagem total de emails que foram enviados, mas não chegaram ao destinatário, seja por problemas temporários de caixa de entrada ou de servidor ou por endereço eletrônico inválido.

4 | Retorno sobre o Investimento (ROI)

email-marketing-02

Essa métrica é essencial para uma empresa saber se uma campanha reportou lucros. Ele é conhecido como o retorno sobre o investimento (ROI)  e pode ser um bom método para estabelecer um sistema de SLA. Este sistema irá atribuir valores diferentes para diferentes tipos de clientes potenciais com base em sua probabilidade de gerar receita para sua empresa.

5 | Taxa de crescimento de assinantes

Se a sua empresa tem como objetivo o crescimento no topo do funil, é importante aumentar o número de assinantes de uma campanha, seja através do envio de newsletters ou boletins. Neste caso, a métrica mais importante que deve ser avaliada é a taxa de crescimento da sua lista de assinantes.

6 | Taxa de abertura

Essa é uma métrica que costuma ser valorizada demais, mas pode ser enganosa. Um email só conta como “aberto” se o cliente também recebe as imagens incorporadas na mensagem. O problema surge quando uma grande porcentagem de seus usuários pode ter ativado o bloqueio das imagens. Isto significa que mesmo se abrir o email, este não será incluído na sua taxa de abertura, o que torna a métrica menos confiável do que deveria ser.

KPI

No email marketing, você também pode usar o KPI para alcançar resultados mais conclusivos. O termo em Inglês significa indicador de desempenho chave ou Key Performance Indicator. É um parâmetro matemático criado a partir das métricas para medir o desempenho de seus processos de negócios e colaborar para alcançar seus objetivos. O KPI representa o desempenho do seu negócio com base em indicadores definidos pelos administradores do site e estatísticas para explicar o resultado numericamente de uma ação determinada.

Em resumo, o KPI, mostra se uma meta de conversão foi atingida ou não. Isso torna o KPI fundamental para a tomada de decisão, para o desenvolvimento de sua marca e o sucesso de suas operações.

Carregando...

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (25/09)
Notícias
12 visualizações
Notícias
12 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (25/09)

Carlos L. A. da Silva - 25 de setembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Cinco alternativas ao Moment.js que você precisa conhecer agora
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Cinco alternativas ao Moment.js que você precisa conhecer agora

Carlos L. A. da Silva - 25 de setembro de 2020

Biblioteca será aposentada, mas não é de hoje que já existem opções mais robustas no mercado.

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook
Dicas
85 visualizações
Dicas
85 visualizações

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook

Carlos L. A. da Silva - 19 de setembro de 2020

Preparado para um "detox" da rede social? O Facebook permite que você suspenda sua conta sem precisar apagá-la permanentemente.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)
Notícias
17 visualizações
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2020
O que você precisa saber sobre o Pix
Artigos
27 visualizações
27 visualizações

O que você precisa saber sobre o Pix

Carlos L. A. da Silva - 16 de setembro de 2020
Como centralizar no CSS de forma definitiva
Dicas
23 visualizações
23 visualizações

Como centralizar no CSS de forma definitiva

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)
Notícias
30 visualizações
30 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2020