0 Compartilhamentos 461 Views

O futuro através dos games

11 de junho de 2014

Quer saber quais são as próximas novidades em tecnologia? Então é só ficar atento ao universo dos games.

Movimentando mais de R$ 1 bilhão ao ano apenas no Brasil, os videogames apresentam muitas novidades de tecnologia para o grande público. Pense na tecnologia do Kinect, lançado em 2010. Antes dele, quem pensava em ter em casa um sensor capaz de ler movimentos realizados a uma certa distância sem nenhum fio? Parecia quase ficção científica, mas ele acabou se tornando algo normal.

O country manager Brasil da GeneXus International, Gerardo Wisosky, aponta como exemplo mais recente a tão comentada aquisição da Oculus VR pelo Facebook. A empresa é responsável pelo Oculus Rift, gadget de realidade virtual que foi comprado por US$ 2 milhões pela rede social. Em comunicado oficial, Mark Zuckerberg justifica a compra: “A realidade virtual é uma forte candidata a ser a grande próxima plataforma social e de comunicação. Imagine assistir a um jogo da primeira fileira, ou estudar em uma classe com alunos e professores do mundo inteiro, ou fazer uma consulta com um médico simplesmente colocando seus óculos de realidade virtual, na sua casa. Da mesma maneira que a internet móvel é o presente, realidade virtual é o futuro.”

Oculus pode estar se unindo à Samsung

E mais uma vez temos os jogos como criadores de tendências e novas tecnologias. A Nasa, por exemplo, já adotou o Oculus para ajudar a treinar seus futuros astronautas. Além disso, imagine no futuro poder conversar frente a frente com uma pessoa que está em outro continente, por exemplo. Ou então pessoas que estão hospitalizadas e não podem receber visitas.

FRANCE-JAPAN-ENTERTAINMENT-VIDEOGAMES

Podemos dizer que uma das principais tendências da atualidade é o próprio jogo, ou o gamification. Vemos iniciativas com este formato no mercado de trabalho e em nossas casas: Empresas usam gamification para treinar seus funcionários, médicos recomendam aplicativos que ajudam seus pacientes, alunos utilizam softwares que dão prêmios a cada matéria estudada.

A realidade é que jogos são divertidos e muito úteis para as pessoas. E as empresas estão percebendo isso. Prova disso é a atual briga entre Google e Apple para convencer desenvolvedores a lançarem seus jogos exclusivamente nas plataformas das gigantes.

Não só as empresas como os próprios gamers, que vêm lucrando com jogos. Atualmente, alguns dos canais mais populares do Youtube são de gamers, como CaptainSparklez, SeaNanners e PewDiePie, que atualmente é o youtuber com mais subscribers de todo o serviço: Ele tem 27 milhões de assinantes!

pewdiepie

Pewdie tem o canal mais assinado do Youtube

Com essa popularidade, desenvolvedores agora têm mais este desafio, mas aqueles que já estão familiarizados com o mundo dos games, certamente já estão alguns passos à frente.

Carregando...

Você pode se interessar

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
120 visualizações
Artigos
120 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
227 visualizações
Artigos
227 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021

Vacinas contra o coronavírus contam com aparato sofisticado de cibersegurança que bateu de frente com tentativa de ação de hackers.

Top 25 comandos do Git
Artigos
369 visualizações
Artigos
369 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021

Git é uma mão na roda para source control, mas pode ficar melhor ainda conhecendo os comandos certos.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
422 visualizações
422 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021
10 jogos que todo programador deveria conhecer
Artigos
743 visualizações
743 visualizações

10 jogos que todo programador deveria conhecer

Carlos L. A. da Silva - 1 de agosto de 2021