0 Compartilhamentos 175 Views

O Guia Definitivo para Imagens Gratuitas ou Quase Gratuitas

Embora seja muito tentador disparar o Google Imagens para encontrar a imagem certa para aquele projeto que você tanto precisa, são muito fortes as chances de que ela esteja protegida de alguma forma pela legislação de direito autoral.

Ao contrário do que possa parecer, nada na internet é grátis. E nunca foi. Mesmo serviços como Gmail, Facebook ou Twitter tem um custo atrelado – geralmente sua privacidade. Na melhor das hipóteses, você estará pagando ao ver um anúncio em um banner. Na pior das hipóteses, você será vítima de um processo por violação de direito autoral.

Se o seu orçamento não permite utilizar os serviços de um banco de imagens pago, saiba que existem alternativas melhores que o Google Imagens, legais e gratuitas. Ou quase gratuitas.

Creative Commons: Um Modelo Inovador de Copyright

Creative Commons é uma inovação do modelo tradicional de direito autoral. Significa, a grosso modo, “Alguns Direitos Reservados”, em oposição ao bom e velho “Todos os Direitos Reservados”.

Licenças de uso no modelo Creative Commons estão divididas em 6 tipos:

  1. Atribuição
  2. Atribuição-NãoComercial
  3. Atribuição-SemDerivados
  4. Atribuição-NãoComercial-SemDerivados
  5. Atribuição-CompartilhaIgual
  6. Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual

Atribuição implica que você deve dar créditos ao fotógrafo da forma que ele ou ela especificar. Todas as outras licenças Creative Commons descendem desta, logo, atribuição é obrigatória em qualquer trabalho protegido pelo Creative Commons. Este é o preço que você paga pelo direito de uso da imagem.

NãoComercial implica que você não pode utilizar a imagem para propósitos comerciais.

SemDerivados implica que a imagem não pode ser alterada de nenhuma forma, incluindo girar, cortar ou posicionar uma camada em cima.

CompartilhaIgual implica que você pode alterar a imagem e criar um trabalho derivado, desde que o produto final seja licenciado da mesma forma no Creative Commons que a imagem original.

créditos:  Nina Matthews Photography

créditos: Nina Matthews Photography

Como se pode perceber, as licenças do Creative Commons são combinações destas restrições. Logo, uma imagem protegida por Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual deve ser creditada obrigatoriamente, não pode ser utilizada para propósitos comerciais e qualquer trabalho derivado deverá obedecer à mesma licença.

Desvantagens do Creative Commons

A maior desvantagem para um projeto profissional envolvendo imagens protegidas por Creative Commons pode ser a atribuição.  Esta exigência pode não se adequar ao espaço destinado em seu layout ou ser reprovada por uma decisão executiva.

NãoComercial e SemDerivados são certamente um obstáculo extra para quase qualquer projeto.

Outra desvantagem do Creative Commons em relação ao material encontrado em um banco de imagens profissional é a qualidade fotográfica. Embora seja possível encontrar imagens preciosas após uma busca diligente, você certamente gastará um bom tempo olhando uma sucessão de fotos amadoras. Existe um motivo para os profissionais raramente oferecerem suas imagens gratuitamente: um trabalho de qualidade custa caro.

Imagens de Domínio Público

Imagens de domínio público são aquelas cujo direito autoral já expirou ou não é aplicável de nenhuma forma. Resumindo: são absolutamente gratuitas, sem restrições.

Imagens deste tipo podem ser legalmente encontradas em diversos sites:

Se você está procurando um tipo muito específico de imagem em domínio público, a Wikipedia tem uma vasta lista de sites, dividida em categorias.

Mother

Novamente, qualidade pode ser um fator limitante e pode levar a uma busca exaustiva pela imagem certa na resolução certa. Tenha em mente que o cliente final do seu projeto é o público ou o visitante: usar a imagem errada pode passar a impressão de que seu negócio não teve nem dinheiro nem dedicação para investir em um material melhor. Usar uma imagem de má qualidade que é perceptivelmente gratuita não é muito diferente de uma empresa hospedada em um domínio blogspot qualquer: ela não passa confiança.

Mas, sendo criterioso, é possível se obter excelentes imagens sem gastar um centavo do orçamento. Só não use o Google Imagens!

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/09)
Notícias
6 visualizações
Notícias
6 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (20/09)

Carlos L. A. da Silva - 21 de setembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como enlouquecer os rastreadores de internet
Dicas
9 visualizações
Dicas
9 visualizações

Como enlouquecer os rastreadores de internet

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2019

Track This é um experimento criado pelo time do Firefox que vai alterar completamente o perfil que os anunciantes tem de você.

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!
Artigos
9 visualizações
Artigos
9 visualizações

A história de Amazônia, o primeiro jogo brasileiro!

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2019

Como um programador iniciante criou um adventure clássico que atravessou décadas.

Mais publicações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador
Vídeos
6 visualizações
6 visualizações

VIM (Amado ou Odiado?) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 16 de setembro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)
Notícias
10 visualizações
10 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (13/09)

Carlos L. A. da Silva - 13 de setembro de 2019
Como usar os novos atributos de link do Google
Dicas
11 visualizações
11 visualizações

Como usar os novos atributos de link do Google

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2019