0 Compartilhamentos 52 Views

O que podemos aprender com a Coreia do Sul no mundo pós-Covid?

24 de agosto de 2020

Ainda é cedo para se pensar no cenário global pós-pandemia? Quando se fala em tecnologia de informação, não existe “cedo demais” e deve se debater agora a solução que será utilizada para forjar o amanhã.

Nessas condições, a Coreia do Sul está largando na frente mais uma vez. O país foi pioneiro no uso de tecnologia para controlar a Covid-19 em seu território desde janeiro desse ano. Agora, com a situação superada, a potência asiática está se preparando para uma nova realidade mundial, em que a inteligência nos processos será fundamental para evitar a crise e a recessão que estão vindo na esteira do vírus.

Em um documento de 198 páginas compartilhado com nações do mundo todo, a Coreia do Sul detalhou sua reação ao novo coronavírus desde o primeiro momento:

A República da Coreia tem enfatizado continuamente as capacidades de gestão de crises, bem como a resiliência do governo e da sociedade civil desde que lidou com a disseminação de doenças infecciosas doenças como Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS) em 2003 e no Oriente Médio Respiratória Síndrome (MERS) em 2015. Além disso, o governo coreano tem se preparado para um imprevisível crise nacional através do estabelecimento de um sistema de prevenção e gestão de doenças infecciosas usando tecnologia de ICT a fim de realizar uma gestão de crise eficaz e execução de políticas eficiente.

Nessa crise do COVID-19, a disseminação do vírus para as comunidades locais, que estava se transformando em um grave situação, foi capaz de ser interrompida definindo “abertura”, “transparência” e “cooperação” com o sociedade civil como os princípios nacionais de resposta a desastres, e estabelecendo um sistema de teste-rastreamento-tratamento estratégico através da cooperação entre vários ministérios, governos locais e agências governamentais.

A resposta do governo foi: uso inteligente de tecnologias. A Coreia do Sul empregou sua ampla base de dispositivos móveis na sociedade para dar suporte a testes iniciais e rastreamento de contato. Redes de comunicação auxiliaram na divulgação de informações essenciais de emergência e ajudando a manter um grande distanciamento social. Além disso, informações atualizadas e resultados de testes foram publicados em sites de governos nacionais e locais. O governo também forneceu aplicativos gratuitos para smartphones que sinalizaram pontos de acesso de infecção com alertas de texto sobre testes e casos locais.

E o futuro?

O compromisso da Coreia do Sul com a tecnologia não termina com o controle da pandemia. O país está de olho no cenário que está começando a se estabelecer agora, em que novas relações globais serão estabelecidas. Novamente, a tecnologia terá um papel preponderante nas nações que não quiserem mergulhar em recessão.

A longo prazo, a Coreia do Sul estabeleceu o chamado New Deal, uma iniciativa sustentada em dois pilares: o Green Deal, que prevê crescimento sustentável de olho no meio ambiente, e o Digital Deal, que irá alavancar ainda mais os processos de economia digital.

Nas palavras do presidente Moon Jae-in:

Estamos buscando o Digital New Deal para liderar uma economia inovadora voltada para o futuro. Continuaremos com a transição acelerada para uma economia digital digitalizando extensivamente a infraestrutura nacional e, ao mesmo tempo, promovendo o ecossistema D.N.A (dados, network e AI) e as indústrias não presenciais.

O governo abrirá o caminho para o crescimento sustentável por meio do Green New Deal. Criaremos novos mercados, indústrias e empregos, respondendo ativamente às mudanças climáticas como um membro responsável da comunidade internacional.

Construiremos um ecossistema onde empreendimentos comerciais e startups se tornem os principais participantes de uma economia digital e melhoraremos a competitividade das indústrias principais por meio da inovação e da “smartização” da manufatura.

Os acertos praticados pela Coreia do Sul durante a pandemia são o prenúncio de uma estratégia que irá se repetir após a crise de saúde: uso inteligente de tecnologias de ponta em uma economia focada no digital.

Coreia do Sul… no Brasil

Felizmente, para aprender mais sobre as iniciativas da Coreia do Sul não é necessário viajar para o outro lado do planeta. Através da Kotra (Korea Trade-Investment Promotion Agency), está sendo organizado um webinar online que irá contar com convidados de peso discutindo temas pertinentes.

A Kotra é a agência de comércio internacional e investimentos da República da Coreia do Sul, subordinada ao Ministério do Comércio, Indústria e Energia. Ela é responsável pelo evento Korea Tech Forum 2020 e o tema é: “Indústrias no Cenário Pós COVID”.

Um time de palestrantes sul-coreanos irá abrilhantar a primeira sessão do webinar:

  • Changhoon Lee, Diretor Geral da Hyundai Robotics para a União Europeia, irá apresentar o conceito de Fábricas Inteligentes.
  • Sanghwa Song, professor da Universidade Nacional de Incheon, irá falar sobre a logística inteligente.
  • Jongho Kang, diretor de operações da Bespin Global, completará a primeira sessão falando sobre armazenamento na nuvem.

A segunda sessão do webinar será um grande debate sobre “O Que nos Espera no Cenário Pós COVID?”. A sessão contará com a presença de brasileiros de grandes instituições. Entre os convidados estão:

  • Rui Jonas Arle, da Napp Solutions
  • Gustavo Mirapalheta, da Fundação Getúlio Vargas
  • Marcelo Pedroso, da Universidade de São Paulo
  • Milton Daré Junior, da Talentu

Se você quer saber como será o futuro das tecnologias inteligentes no cenário global pós-Covid, a Coreia do Sul e a Kotra estão dispostos a te mostrar tudo isso de graça, pela internet, no dia primeiro de setembro. O webinar irá acontecer a partir das 16h no YouTube, gratuitamente.

 

Carregando...

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (25/09)
Notícias
5 visualizações
Notícias
5 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (25/09)

Carlos L. A. da Silva - 25 de setembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Cinco alternativas ao Moment.js que você precisa conhecer agora
Artigos
7 visualizações
Artigos
7 visualizações

Cinco alternativas ao Moment.js que você precisa conhecer agora

Carlos L. A. da Silva - 25 de setembro de 2020

Biblioteca será aposentada, mas não é de hoje que já existem opções mais robustas no mercado.

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook
Dicas
66 visualizações
Dicas
66 visualizações

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook

Carlos L. A. da Silva - 19 de setembro de 2020

Preparado para um "detox" da rede social? O Facebook permite que você suspenda sua conta sem precisar apagá-la permanentemente.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)
Notícias
17 visualizações
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2020
O que você precisa saber sobre o Pix
Artigos
24 visualizações
24 visualizações

O que você precisa saber sobre o Pix

Carlos L. A. da Silva - 16 de setembro de 2020
Como centralizar no CSS de forma definitiva
Dicas
21 visualizações
21 visualizações

Como centralizar no CSS de forma definitiva

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)
Notícias
30 visualizações
30 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2020