0 Compartilhamentos 237 Views

Programar para iOS: Estrutura Básica do Objective-C

10 de março de 2014

Seguindo nossa série de Artigos sobre Programar para iOS, hoje trataremos sobre a estrutura básica do Objective-C.

O primeiro artigo foi mais teórico. Este pode ser mais maçante, vamos iniciar a parte técnica, então separe sua caneca de café e vamos lá!

Se você ainda não leu o primeiro artigo, leia-o: http://codft.me/3hF

O Objective-C é a linguagem de programação que utilizaremos para desenvolver para iOS.

Criando o primeiro projeto para iOS

Agora, iremos criar o nosso primeiro projeto para iOS, que ainda não terá uma interface gráfica, pois ainda não é este o nosso objetivo.

O nosso objetivo é ver a estrutura básica e criar um Hello World.

Agora, Abra o Xcode. Provavelmente ele abrirá uma tela de projetos.
Para criar um novo projeto, basta clicar emCreate a new Xcode project ou no menu, ir em File -> New -> Project ou basta apenas utilizar o atalho COMMAND + SHIFT + N

Agora, o Xcode mostrará vários templates. Vá em iOS -> Applications -> Empty Application e Depois clique em Next.

Em Product Name coloque “Hello World“; em Organization Name o seu nome ou o nome de sua empresa; Company Identifier é um identificador que usamos para subir o app na loja. O nome real do seu aplicativo será [Company Identifier].[Product Name].

Geralmente o Company Identifier é o domínio da empresa invertido. Por exemplo: para o codigofonte.com.br, o company identifier é br.com.codigofonte.

Em Devices, coloque iPhone.

Não coloque nada em Class Prefix e não marque Use Core Data. Clique em Next. E salve o seu projeto onde quiser.

Agora, perceba que ele criou alguns arquivos. Provavelmente a estrutura é:

+ Hello World
   – App Delegate.h (Header da Classe App Delegate. O App delegate é onde tratamos algumas ações do App)
   – App Delegate.m (Implementação da Classe App Delegate)
   – Images.xcassets (Diretório de Imagens)
   + Supporting Files
     – Hello World-Info.plist (Informações do Projeto)
     – InfoPlist.strings
     – main.m (O Famoso main está aqui por questões históricas, não usaremos ele para nada)
     – Hello World-Prefix.pch (Prefixo. Todas as classes que importamos aqui, são importadas no projeto inteiro)

Abra o App Delegate.h. Você provavelmente vê algo assim:

Note os comentários que adicionei à cada linha.

Agora, vamos abrir o App Delegate.m, e vamos por partes:

O “@implementation” que você vê, é o início da implementação da Classe.

Temos vários métodos, vamos dar uma olhada:

Este é o formato de função no objective-c. Entenderemos mais para frente. Mas esta função, o iOS chama quando o App acaba de abrir

Está aqui dentro este código:

Este código é padrão para Empty Applications, ele apenas cria uma tela, já que você não tem nenhuma. Caso você não tenha uma tela (view) o programa dá erro.

Depois temos outros métodos:

No primeiro método, antes de “return YES” iremos utilizar uma função do objective-c que dispara um log. O nome desta função é NSLog(); A Sintaxe é : NSLog(NSString * format,…); Ou seja, podemos inserir uma String dentro, que pode ser formatada (Ter outras variáveis dentro).
Agora, digite (não copie, vai ajudar à aprender o comando): NSLog(@”Hello World”);

O @ no objective-c é um “criador rápido” de objetos. Por exemplo o @10 é um NSNumber com o valor 10 (veremos mais para frente isto). O @”” é um String.

Rode o projeto agora, e veja que quando abrir o app no iOS Simulator, logo o App irá disparar um Hello World no Log.

Por hoje é só, logo postarei mais artigos sobre desenvolvimento para iOS. Fique ligado.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (17/01)

Carlos L. A. da Silva - 17 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Dez habilidades essenciais para desenvolvedores em 2020

Carlos L. A. da Silva - 16 de janeiro de 2020

Amplie e aperfeiçoe seu arsenal de conhecimento com essas competências fundamentais.

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)
Notícias
19 visualizações
Notícias
19 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (10/01)

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mais publicações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente
Artigos
20 visualizações
20 visualizações

A IA do Google derrubou o câncer de mama? Não exatamente

Carlos L. A. da Silva - 10 de janeiro de 2020
Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo
Notícias
21 visualizações
21 visualizações

Mudanças no YouTube para conteúdo infantil já estão valendo

Carlos L. A. da Silva - 7 de janeiro de 2020
Frameworks de servidor HTTP para Dart
Artigos
32 visualizações
32 visualizações

Frameworks de servidor HTTP para Dart

Carlos L. A. da Silva - 6 de janeiro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (03/01)
Notícias
21 visualizações
21 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (03/01)

Carlos L. A. da Silva - 3 de janeiro de 2020