Quando se estabelece um plano de comunicação, é preciso estar ciente de que existem diferentes frentes de atuação e comunicação com os seus clientes – sejam eles consumidores finais ou outras empresas. A essência do marketing digital é ser um canal de relacionamento direto e facilmente mensurável.
As plataformas digitais são maneiras convenientes e objetivas de fazer negócio. Independente do que você esteja vendendo, sempre existirá um consumidor específico para isso. O papel do marketing digital é ligar essas duas pontas de maneira fácil. Por isso, existem diferentes funções dentro deste universo.
Quem é quem?
Existem várias possibilidades de configuração de uma equipe de marketing digital. Tudo vai depender de quais são os seus objetivos e quais canais devem ser utilizados na comunicação do que você quer vender. Hoje, pode-se dizer que o marketing digital possui as seguintes subdivisões (e muitas outras):
- Marketing de Conteúdo
- Search Engine Marketing (SEO e PPC)
- Branding
- Mídias Sociais
- E-mail Marketing
- Marketing Viral
- Pesquisa e Monitoramento
- Tecnologia da Informação
Cada uma delas responde por uma área específica e, por consequência, um planejamento de ações exclusivo. Ter uma equipe com todos esses componentes é o sonho de qualquer pessoa que trabalhe na área. Porém, é impossível ter tudo isso e sabemos dessa realidade. Isso exige que o profissional de marketing digital seja um verdadeiro “canivete” e que saiba desempenhar várias funções.
Benefícios para a marca
O marketing digital oferece diversos benefícios às marcas que sabem executar bem suas ações. Entretanto, o principal deles – que mais salta aos olhos do chefe – é a economia de recursos quando se compara às ações em mídias tradicionais. Porém, o retorno pode acontecer de várias maneiras e algumas delas podem ser até mesmo “subjetivas”, como o brand awareness, identificável com pesquisas de campo.
Outro benefício importante é a compreensão do processo de compra em sua totalidade. Pode-se mensurar os passos do consumidor até que ele conclua a jornada e saber quais meios atraem mais pessoas. Será que é o blog, as redes sociais ou o e-mail marketing? Apenas os testes e a mensuração saberão dizer. Seja qual for o canal, este retrato facilita novos investimentos em canais digitais e comprova a eficácia do marketing digital.
Pré-requisitos
Antes de começar a estabelecer presença nos canais digitais, a sua marca deve estar preparada e treinada para interagir e saber trabalhar com críticas e possíveis crises. Quando se tem uma via de comunicação tão ampla e livre, as pessoas tendem a falar mais e exigir respostas. Cabe a empresa estar pronta para interagir da maneira correta.
Deve-se, também, ter objetivos claros ao iniciar o seu projeto digital. Do contrário, não existe razão para empenhar tantos esforços. Por isso, analise seus objetivos. Se você quer apenas ter vários fãs na sua comunidade, existe algo errado no seu planejamento. Fuja das métricas de vaidade! Além de não trazer nada de concreto, elas podem desviar a sua eficácia na comunicação!