Categorias

Relembrando: Conheça os brinquedos tecnológicos mais populares da década de 80

O dia das crianças está chegando e para comemorar a data, decidimos voltar um pouco no tempo e relembrar os brinquedos tecnológicos mais populares nas décadas de 80 e 90.

Hoje vamos nos concentrar na década de 8-bits e mini gravadores, mas fique tranquilo que os anos 90 e a magia do Super Nintendo chega amanhã.

Em 1980, a tecnologia começou a invadir a infância de todos. Embora muitos ainda se lembrem de perder horas com o Cubo Mágico ou bater aquele Io-iô da Coca-Cola na cara, não tem jeito: a década foi marcada por outras joias muito mais “motorizadas”, como o Genius, Merlin, Ar-Tur e mais. Vem ver:

A culpa é da Estrela

Na época, uma das empresas com mais brinquedos tecnológicos no Brasil era a Estrela. A fabricante fez sucesso com o Genius, o primeiro “computador que falava”. Além do Merlin, um jogo eletrônico e o Ar-Tur, um robô com auto movimentos.

antigo-aquaplay-da-estrela-na-caixa-melhor-preco-_MLB-F-3264318854_102012-tile

Em 1984, foi lançado ainda o Pégasus, um carro controlado por radio, seguido do Colossus e claro, não podemos esquecer do Aquaplay, aquele brinquedo de colocar argolas em um “espeto”.

Na época o Brasil também recebeu suas primeiras bonecas eletrônicas, a Amore e a Bate Palminha, que disputavam no mercado contra a Tchibum, que nadava.

Pense Bem, Meu Primeiro Gradiente e Vídeogames

Mas não foi só a Estrela que (perdoem o trocadilho) brilhou nos anos 1980.

Pense Bem, um brinquedo no estilo de um notebook, fazia perguntas sobre vários temas, como história, geografia e matemática. O “dispositivo” era produzido pela Sega e foi muito popular entre jovens e adolescentes.

Pense Bem-vert

Chegando no finalzinho da década de 80 (1989), o Meu Primeiro Gradiente era um aparelho colorido que crianças podiam gravar músicas, em uma espécie de Karaokê e ouvir no próprio minigravador.

Games, games e games!

Embora criados nos anos 50, os jogos eletrônicos só prenderam a atenção das pessoas entre 1970 e 1980, quando games de arcade, consoles de videogame e de computador chegaram no mercado.

Atari

Embora tenha sido lançado no final dos anos 1970, o Atari só chegou ao Brasil em 1981. A plataforma fez um sucesso enorme por aqui, especialmente pela quantidade de jogos disponíveis: Entre Enduro, Pitfall e River Raid, eram mais de 500 para você escolher.

crossbow-tile

NES

Hoje um clássico da história dos videogames, o NES chegou para revolucionar o mercado.

O console popularizou personagens clássicos, como Mario, Luigi e Donkey Kong. Mesmo com a chegada do Master System por aqui, que supostamente era bem superior, o NES continuou no topo das vendas, levando seu sucesso para os anos 90.

SONY DSC

 

Jogos incluíam Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Donkey Kong.

Master System e Mega Drive

Já no final da década, a Sega decidiu tentar sua sorte por aqui também e revelou o Master System.

Originalmente, ele foi criado para combater o NES. Mas mesmo com mais acessórios, como pistola laser e óculos 3D, o videogame não alcançou o da Nintendo.

Já o MegaDrive foi o primeiro videogame 16 bits de verdade, fabricado também pela Sega. Na época, o modelo acabou sendo o top de linha e contava com jogos de gigantes como a Electronic Arts e Disney.

Console portátil

Chegando para espalhar o vício de Tetris para todos, o Game Boy foi lançado originalmente em 1989 pela Nintendo e foi o primeiro console portátil da história.

Nintendo-GameBoy-Color

Rumo aos anos 90

E aí? Bateu aquela nostalgia? Se você quiser se sentir ainda mais velho, confira o vídeo abaixo de crianças reagindo ao Game Boy e ao NES:

Nessa sexta-feira (10) falaremos dos brinquedos tecnológicos que viciaram crianças (e adultos) na década de 1990. Não perca!