0 Compartilhamentos 110 Views

Retrospectiva 1998!

13 de dezembro de 2018

Quando todo mundo pensava que 1997 tinha sido um ano difícil, 1998 chegou para sacudir nossas expectativas: escândalos na Casa Branca, bombardeio no Oriente Médio, crise financeira no Brasil e desemprego galopante. Sim, estamos falando de 1998.

Enquanto isso, nós usuários da tecnologia precisávamos nos adaptar a novos dispositivos, vimos o crescimento da internet como plataforma de negócios e a perene ameaça dos vírus ganhar novos e assustadores nomes. E sim, ainda estamos falando de 1998.

Que montanha-russa! Confira a seguir os principais fatos de 1998 e torçamos por um 1999 melhor e rumo ao bug do milênio!

Tecnologia em 1998

A Microsoft disponibilizou para o público o Windows 98, a nova versão do seu popular sistema operacional, com a missão de substituir o Windows 95 e preparar seus usuários para uma maior integração com a internet. Apresentando o navegador Internet Explorer 4.0 como uma parte fundamental da estrutura da experiência do sistema, a empresa tomava de assalto a disputa pela soberania da web, iniciando a recuperação do tempo perdido e ameaçando a hegemonia do Netscape.

Mas nem tudo foi festa para Bill Gates esse ano. Durante uma demonstração ao vivo do novo sistema operacional, houve uma falha crítica e uma tela azul diante da plateia. Em outra ocasião, o executivo dono da Microsoft foi atingido por uma torta na cara em Bruxelas, na Bélgica.

Quem desejava uma forma de pagamento mais segura e prática na internet pode ter encontrado essa opção no surgimento do Paypal, um serviço online que pretende facilitar e impulsionar o comércio eletrônico.

Nasceu em 1998 o serviço de buscas na internet Google, originalmente concebido por dois estudantes da Universidade de Stanford. O buscador vem apresentado resultados mais velozes e precisos que a concorrência e pode ser uma boa alternativa para o futuro. Não deixe de conferir nosso tutorial para aproveitar ao máximo os recursos dessa nova ferramenta.

1998 também foi um ano de fusões e aquisições com os gigantes de tecnologia se mobilizando para dominar seus territórios. O ano começou com a Compaq adquirindo a  Digital Equipment Corporation por 9.5 bilhões de dólares, em uma transação que sacudiu Janeiro. Mas também tivemos a Compuserve se tornando mais uma subsidiária da colossal AOL e a Netscape seguiria o mesmo destino antes do final do ano. A livraria online Amazon ampliou seus possíveis mercados com a compra do portal de cinema IMDB, enquanto a Lycos comprou as operações da Angelfire e caminha para se tornar um poderoso portal da web.

Mas nem tudo foram flores e o ano viu também minguarem os planos de um sistema operacional móvel da Apple. O NewtonOS, assim como o próprio dispositivo Newton, tiveram seu desenvolvimento encerrado após uma recepção mediana do mercado. É o fim das pretensões da empresa no segmento e a Apple deve focar somente em seus computadores de mesa no futuro.

Gadgets em 1998

Se o Newton fracassou, a Apple aproveitou a mudança de paradigma para apresentar ao mundo o revolucionário iMac. Combinando facilidade de uso e um design arrojado, o novo computador de mesa da empresa é um artigo de luxo que faz jus ao seu preço: com um processador de 233 MHz, 64 KB de Cache L1 e impressionantes 32MB de memória, o dispositivo esconde potência debaixo de uma aparência translucida. A ousadia continua na decisão da Apple de remover por completo o drive do disquete do iMac, confiando que os usuários adotarão o CD-ROM como mídia preferencial.

O iMac é a prova de fogo para Steve Jobs, que retornou ao cargo de CEO da Apple no ano passado. Apenas o futuro irá dizer se o novo visual do aparelho irá agradar aos fãs e conseguirá tirar a gigante da computação da crise financeira em que se encontra.

Em contrapartida, os adeptos de PC Wintel não tiveram do que reclamar em 1998 e os usuários de Mac precisaram pesar os prós e os contras na hora de comprar um novo computador esse ano: a Intel apresentou os processadores Celeron e Xeon, atingindo 400 MHz de potência.

Sem tanto alarde, 1998 também viu o surgimento de uma tábua de salvação para quem lida com arquivos grandes ou necessita de backups constantes de seus arquivos essenciais. Pode começar a dizer adeus aos discos Zip da Iomega ou os cartuchos Jaz porque a gravação de CDs regraváveis se tornou uma possibilidade real esse ano. O CD-Rewriter da Micro-Solutions Inc é um sonho que se tornou realidade. O dispositivo de US$500 pode ser plugado na porta paralela de qualquer PC e gravar um CD inteiro de 650MB em apenas 20 minutos.

A Sony não quer ficar para trás e soltou dois petardos no mesmo ano: o HiFD e o memory stick. O HiFD utiliza o mesmo drive de disquete dos PCs existentes para a leitura de um novo formato de disco que pode armazenar até 200MB de dados. O memory stick tem uma função similar, mas é dedicado a câmeras digitais, ocupando um espaço menor que os disquetes convencionais e permitindo o armazenamento de um maior volume de fotos. A batalha dos dispositivos de armazenamento promete ser intensa em 1999.

A febre dos arquivos MP3 atinge seu ápice em 1998 e o Japão ganha o primeiro dispositivo dedicado a ouvir o formato: o MPMan da Saehan. Outro gadget promissor de 1998 é o Rocket Ebook, um dispositivo portátil semelhante a um PDA dedicado a leitura de livros em formato digital. Com proporções similares a um livro convencional, o aparelho pode ser carregado com ebooks adquiridos em lojas online.

Jogos Eletrônicos em 1998

Para quem curte o mundo dos joguinhos, 1998 trouxe boas surpresas. Entre as continuações de peso, o ano viu Resident Evil 2, Need for Speed III, Tomb Raider III e Turok 2, assim como um novo Legend of Zelda, batizado de Ocarina of Time, Pokémon Red and Blue chegando no Ocidente e a antiga franquia Metal Gear ganhando sua primeira entrada no 3D com Metal Gear Solid.

Entretanto, novos títulos sacudiram o mercado em 1998 e podem se tornar séries importantes no futuro. Os novatos da Valve lançaram Half-Life e os estreantes da Epic Games lançaram Unreal, dois FPS que ameaçam a até então inabalável liderança dos veteranos da id Software (Castle Wolfenstein, Doom e Quake).

Aqui no Brasil, a famosa (e estranha) aparição de um suposto extraterrestre na cidade mineira de Varginha foi a fonte de inspiração para outro FPS, batizado de Incidente em Varginha. No título, primeiro do gênero criado no país, o jogador precisa investigar esse mistério e combater uma perigosa conspiração. Os desenvolvedores já estão trabalhando em uma continuação para o próximo ano.

Os fãs de jogos de estratégia não foram abandonados e 1998 viu a desenvolvedora Blizzard abandonar o universo de fantasia de Warcraft e investir em um título similar de ficção-científica: StarCraft leva as mecânicas do gênero para planetas distantes. Enquanto isso, a Microsoft lançou a expansão Rise of Rome para seu aclamado Age of Empires e a franquia The Settlers chegou ao seu terceiro título.

Os RPGs para computador tiveram um ano excepcionalmente bom graças à  produtora Interplay, que entregou Fallout 2 e Baldur’s Gate aos jogadores. Entretanto, quem joga no console e curte o gênero foi contemplado com lançamentos de peso como um derivado tático de Final Fantasy, batizado de Final Fantasy Tactics, e Shining Force III. Até a franquia Panzer Dragoon se rendeu ao RPG e ganhou o título Panzer Dragoon Saga no canto do cisne do Saturn.

No mundo dos consoles, a SEGA reformulou suas estratégias. Por um lado, o já veterano Saturn foi aposentado nos mercados norte-americano e europeu, com sua fabricação descontinuada. Do outro lado, mais especificamente do outro lado mundo, no Japão, a empresa já lançou o seu sucessor e o Dreamcast estreou com força, com promessa de chegada no Ocidente no ano que vem.

Brasil em 1998

Para o brasileiro, o ano de 1998 será sempre lembrado como o ano em que a Seleção de futebol perdeu a chance do penta para os franceses, após um mal súbito que atingiu o craque Ronaldo no último jogo da Copa do Mundo.

Entretanto o país já tinha sido abalado por uma tragédia maior no início do ano. O desmoronamento do edifício Palace II provocou a morte de 8 pessoas na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. Construído com material de baixa qualidade, a queda do prédio levou a cassação do Deputado Sérgio Naya, dono da construtora responsável.

Em São Paulo, o assassino serial Francisco de Assis Pereira foi preso, acusado da morte de pelo menos seis mulheres e tentativa de homicídio de outras nove. Preso em Agosto, foi apelidado pela imprensa de Maníaco do Parque, por atrair suas vítimas para o Parque do Estado, na divisa de São Paulo e Diadema.

O ano de 1998 também marcou o maior leilão de privatização já realizado no país, com a venda de 12 holdings vinculadas à Telebrás. A venda foi marcada por fortes protestos de manifestantes contrários à privatização em frente à Bolsa do Rio de Janeiro. Com a decisão, o governo federal arrecadou cerca de 22 bilhões de reais e espera que o setor de telefonia no país avance com novas tecnologias nas mãos da iniciativa privada.

Apesar da crise econômica influenciada por fatores externos e os elevados índices de desemprego, Fernando Henrique Cardoso derrota Luiz Inácio “Lula” da Silva nas urnas já no primeiro turno, obtendo 53,06% dos votos válidos contra 31,71% do candidato do PT. A reeleição de FHC é vista pelos analistas como um voto de confiança da população.

Dezembro chega com um resgate do FMI, que se se compromete a abrir um novo empréstimo para o Brasil, no valor de US$ 41 bilhões.

Você pode se interessar

TypeScript // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,805 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,805 visualizações

TypeScript // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 18 de março de 2019

TypeScript é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/03)

Carlos L. A. da Silva - 15 de março de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,810 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,810 visualizações

Mega Bate-Papo com o Programador BR (feat. Igor Oliveira) // CDF Entrevista

Thais Cardoso de Mello - 14 de março de 2019

Batemos um papo muito divertido e informativo com o Igor Oliveira (do canal Programador BR).

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

World Wide Web completa 30 anos!
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

World Wide Web completa 30 anos!

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre
Artigos
132 visualizações1
132 visualizações1

Ada Lovelace: o cérebro que nunca morre

Carlos L. A. da Silva - 12 de março de 2019
Scrum // Dicionário do Programador
Vídeos
13 visualizações
13 visualizações

Scrum // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de março de 2019