0 Compartilhamentos 731 Views

Revisitando 2015

15 de dezembro de 2015

Windows 10, a morte do Flash, lançamento da Apple Music, um vestido que parou a Internet, o surgimento do Alphabet, Star Wars, drones, Inteligência Artificial, Realidade Virtual: você é capaz de lembrar todos os principais fatos que movimentaram o mundo da tecnologia da informação em 2015?

Janeiro

O ano abriu com Mark Zuckerberg prometendo que iria ler um livro diferente a cada quinze dias e conclamando os usuários de Facebook a seguirem seu exemplo. Será que ele cumpriu? Não sabemos ainda.

Para os jogadores brasileiros, esse foi um mês de tristeza com a saída da Nintendo do país: “desafios no ambiente local de negócios fizeram nosso modelo de distribuição atual no país insustentável”.

charlie-hebdo-apps

Enquanto isso, o mundo todo chorava com os ataques ao Charlie Hebdo e a nova edição do jornal se esgotou nas bancas. A saída encontrada foi buscar a distribuição digital.

Com vários meses de antecedência, um analista já previa que a Apple iria ressuscitar a stylus com seu próximo iPad. Acertou na mosca. E a Apple comemorou no mês a marca de um bilhão de dispositivos com iOS.

No final do mês, o YouTube troca seu tocador padrão de Flash para HTML 5. Era o começo do fim para o Flash…

Fevereiro

Mais um ano, mais uma Campus Party bem-sucedida. A edição de 2015 reuniu mais de 8 mil participantes com o eterno Beackman e outras personalidades.

O Anonymous começou uma campanha de ataques contra o ISIS em retaliação ao atentado ao Charlie Hebdo. Infelizmente, a iniciativa não rendeu bons frutos e os terroristas voltariam a trazer dor e sofrimento meses depois…

Enquanto isso astronautas da NASA abriam a temporada de expectativas por Star Wars: O Despertar da Força. E a Adobe comemorava 25 anos de Photoshop com um vídeo em tribute ao programa.

Neste mês, a Justiça do Piauí mandou fechar o WhatsApp em todo o país. Obviamente, a decisão foi revogada.

leonard-nimoy-spock

No mesmo dia em que toda a Internet discutia qual era a cor do vestido, veio o baque: morria Leonard Nimoy, o lendário Spock de Jornada nas Estrelas.

Março

O mês abriu com a revelação que a Valve e a HTC também estavam de olho no iminente mercado da Realidade Virtual.

Mas também foi o mês em que o Google encerrou o Google Code e a Nintendo, surpreendendo a todos, anunciou seu primeiro jogo para smartphones.

Enquanto a Marvel liberava um novo trailer de Vingadores: A Era de Ultron após uma ação inédita no Twitter…

age-of-ultron

… Steve Wozniak proclamava para todo mundo que também tinha medo do surgimento das Inteligências Artificiais. Felizmente, a opinião do co-fundador da Apple mudaria logo depois.

Abril

Como não podia deixar de ser, o mês se iniciou com as “pegadinhas” de Primeiro Abril, onde novamente o Google brilhou enquanto os pesquisadores do CERN “provaram” que a Força existe.

Mas Abril também foi o mês dos trailers de cinema, para não deixar pedra sobre pedra no coração dos cinéfilos nerds: teve o trailer definitivo de Vingadores: Era de Ultron, o segundo trailer de Star Wars: O Despertar da Força, mais os trailers de Jurassic World, Homem-Formiga e Exterminador do Futuro: Gênesis.

taxistas

No Brasil, pela primeira vez, os taxistas se organizaram em larga escala para tentar deter o crescimento do Uber no país. E, na Espanha, carreatas e passeatas passaram a ser coisa do passado e os hologramas foram à rua para protestar.

Depois de muito mistério, a Microsoft revelou o nome do navegador criado para substituir o Internet Explorer: o Microsoft Edge. Enquanto isso, a Apple começou a aceitar encomendas do Apple Watch.

Maio

Nintendo abriu o mês com uma novidade histórica: o retorno do seu campeonato mundial, depois de um hiato de 25 anos! Enquanto isso, a Microsoft jurou de pé junto que não iria abandonar o Kinect. Passados mais de seis meses, fica a pergunta: cadê o Kinect, Microsoft?

No dia 19, o jogo do ano, The Witcher 3, chegava às lojas, com direito a trailer espetacular!

the-witcher-3-keyart

Maio também foi o mês em que o Presidente dos Estados Unidos abriu sua conta no Twitter e o YouTube comemorou 10 anos de existência.

No mundo da tecnologia, a Apple ultrapassou o Google como marca mais valiosa do mundo e a Microsoft revelou pela primeira vez todas as edições do Windows 10.

Junho

Um dos meses mais agitados do ano! E não é para menos…

Para os fãs de jogos eletrônicos, este foi o mês da E3 e a deste ano veio lotada de conferências. Fizemos um mutirão de jornalistas aqui e conseguimos cobrir todas: Microsoft, Bethesda, Nintendo, Sony, Square-Enix, EA, Ubisoft e PC.

Apesar do PC ter conseguido sua primeira conferência dedicada na E3, os jogadores da plataforma veriam em Junho um dos maiores “desastres” chegarem na forma de Batman: Arkham Knight. O jogo tinha tantos bugs na versão para PC que a Warner tomou a decisão inédita de suspender as vendas para corrigir os problemas.

A Apple apresentou seu iOS 9 pela primeira vez e confirmou a existência do Apple Music. Mas antes mesmo da estreia do serviço de streaming de músicas, ninguém menos que Taylor Swift comprou briga com a empresa. A Apple voltou atrás, atendeu os pedidos da diva e conseguiu lançar seu Apple Music com sossego.

Apple Music

No Brasil, taxistas prometiam que ia “ter morte” em sua briga contra o Uber, enquanto em Paris, pneus eram queimados e motoristas agredidos pelo mesmo motivo.

O mês terminou em paz, com a Suprema Corte dos Estados Unidos decidindo a favor da legalização do casamento homossexual e o otimismo varrendo a Internet, e com Steve Wozniak abraçando as Inteligências Artificiais.

Julho

No começo do mês, fabricantes americanos desafiaram os japoneses para uma briga de robôs gigantes. Talvez o assunto tivesse parado por aí, mas os japoneses toparam o confronto e a luta deve acontecer ano que vem.

Satoru Iwata, Presidente da Nintendo, faleceu em 12 de Julho deixando saudades e um legado inesgotável para jogadores do mundo inteiro.

Satoru Iwata, President of Nintendo Co., Ltd.

Na Itália, o grupo hacker Hacking Team que vendia diversas ferramentas spyware para governos e corporações, sentiu o gosto do próprio veneno, foi invadido e teve seus dados vazados na Internet. Com o vazamento, foram descobertas falhas de segurança inéditas, que o grupo mantinha em segredo para explorar em seus produtos. Um dos programas vulneráveis que eram alvo dos italianos era justamente o Adobe Flash.

Foi a gota d’água para a Mozilla bloquear o plugin em protesto e o chefe de segurança do Facebook pedir a cabeça do Flash.

Enquanto o mundo se chocava com o vídeo de um drone disparando uma arma de fogo, grandes nomes da tecnologia tentavam impedir a militarização das Inteligências Artificiais.

Apenas dois depois do seu lançamento, o Windows 10 batia a marca de 14 milhões de downloads.

Agosto

Depois de uma tentativa de chantagem feita por hackers, milhões de usuários do site Ashley Madison, a “rede social da traição”, tem seus dados vazados na web. O escândalo acabaria custando a saída do CEO e fundador da empresa.

ashley-madison-hackeada

O trailer do filme Deapool foi lançado e revelou que é possível injetar humor negro e deboche na fórmula dos filmes de super-heróis.

O Presidente da Vivo afirmou que o WhatsApp “é uma ameaça” e foi seguido pelo Ministro das Comunicações Ricardo Berzoini, que declarou que o serviço opera “à margem da lei“.

Enquanto o YouTube lançava seu serviço de streaming de partidas de jogos eletrônicos para bater de frente com o Twitch, o próprio Google soltava uma bomba ainda maior: a criação do Alphabet, uma reestruturação total da empresa.

Setembro

Dilma Rousseff se coloca contra o Uber: “tira emprego de muitas pessoas“.  Nos bastidores, o governo estudava o fim da Lei do Bem de incentivo ao consumo de produtos eletrônicos…

PewDiePie, ame ou odeie, se tornou o dono do primeiro canal de YouTube a ultrapassar a marca de 10 bilhões de visualizações e aproveitou o impulso para lançar seu primeiro jogo móvel.

Mas foi a Apple que teve motivos para comemorar o mês de Setembro. Não apenas a Amazon desistiu do mercado de smartphones, como a própria Apple revelou ao mundo o novo iPhone 6S, a nova Apple TV e até o novo iPad Pro (com direito à Stylus da polêmica).

apple-iphone-6s-6s-plus

Nós entrevistamos a brasileira Gina Gotthilf, sempre na ponta de lança da tecnologia e publicamos um artigo que esclarece porque os bloqueadores de anúncio dominaram o ano.

Fechando o mês, Edward Snowden criou sua conta oficial no Twitter e começou provocando a NSA…

Outubro

Depois de um longo tempo, o Twitter anunciou seu CEO permanente: Jack Dorsey. O co-fundador da rede social chegou colocando ordem na casa: demitiu quase 10% do quadro de funcionários e coordenou o lançamento do Moments, a nova aposta do Twitter para cativar mais usuários.

Pela primeira vez, o site Código Fonte fez a cobertura da Brasil Game Show diretamente do evento! E também gravamos vídeo!

Em Outubro, o mundo parou para assistir o trailer final de Star Wars: O Despertar da Força. Mas o filme de Steve Jobs, depois de muita badalação da crítica, naufragou nas bilheterias.

Ainda sobre cinema, em 21 de Outubro de 2015, Marty McFly chegou do passado e trouxe consigo um rastro de nostalgia. Mexemos em nossas memórias e fizemos um especial dedicado à trilogia De Volta Para o Futuro.

back-to-the-future

Enquanto isso, a Lenovo devolvia a CCE para seus donos originais… o vexame do ano. Ou será que não? Depois de vários meses, a Warner colocou novamente Batman: Arkham Knight para vender para PCs e…

Novembro

… novamente, o jogo continha bugs “incorrigíveis”! Enquanto isso, a produtora Activision comprava a gigante dos jogos móveis King, desenvolvedora de Candy Crush Saga.

A tristeza marcou presença em Novembro, com a história de Daniel Fleetwood, o fã de Star Wars em estado terminal que queria ver o novo filme antes de morrer. A campanha de mobilização funcionou, ele conseguiu assistir O Despertar da Força, mas faleceu dias depois.

Taxistas voltaram a protestar contra o Uber no Brasil, mas o assunto virou caso de polícia com um motorista do serviço agredido e até passageiros atacados. Mas o Uber não poderá ser parado.

uber

Esse também foi o mês em que a HP se dividiu em duas empresas e a Microsoft reduziu os limites do OneDrive, provocando a ira dos usuários. O Windows completou 30 anos. E, pela primeira vez na História, a audiência de vídeo online foi maior do que a da TV aberta no Brasil.

Barack Obama continuou o circuito das redes sociais e abriu uma conta no Facebook.

Dezembro

Diversos sites e serviços publicaram também seus resumos do ano, do que mais mexeu com seus usuários: os vídeos mais populares do YouTube, os temas mais comentados do Facebook, os temas e pessoas mais mencionados no Twitter, assim como os termos mais procurados por brasileiros no Yahoo e no Bing.

A filha de Mark Zuckerberg e sua esposa Priscilla Chan nasceu em Dezembro e o casal anunciou uma doação astronômica para construir um futuro melhor para a Humanidade.

mark-zuckerberg-priscilla-chan-filha

Dezembro também foi o mês dos trailers e em duas semanas eles vieram por todos os lados: Batman vs Superman, Independence Day: O Ressurgimento, X-Men: Apocalipse e Star Trek: Sem Fronteiras.

Enquanto isso, Minecraft finalmente chegou ao Nintendo WiiU e The Witcher 3 ganhava o prêmio de Jogo do Ano no Game Awards.

E dois bastiões da Internet viram o começo do fim no último mês do ano: a Adobe tomou a iniciativa que poderá levar ao ocaso do Flash e o Yahoo corre sério risco de desaparecer e não fazer parte da retrospectiva de 2016.

Carregando...

Você pode se interessar

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora
Artigos
113 visualizações
Artigos
113 visualizações

Por que eu decidi não migrar para o Windows 11 agora

Carlos L. A. da Silva - 19 de outubro de 2021

O novo sistema operacional da Microsoft está entre nós, mas talvez não seja uma boa ideia pular de cabeça.

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)
Artigos
241 visualizações
Artigos
241 visualizações

Enumerando e analisando mais de 40 implementações de JavaScript (que não são V8)

Carlos L. A. da Silva - 6 de outubro de 2021

V8 é o interpretador JavaScript, também chamado de máquina virtual Javascript, desenvolvido pela Google e utilizado em seu navegador Google Chrome. Com o peso de seus criadores e a quase onipresença do navegador, foi apenas uma questão de tempo para essa implementação do JavaScritp se tornar dominante no mercado. Entretanto, um bom desenvolvedor sabe que […]

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo
Artigos
424 visualizações
Artigos
424 visualizações

Sir Clive Sinclair, o homem adiantado no tempo

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2021

O inglês Clive Marles Sinclair nasceu de uma família de engenheiros. Seu avô foi engenheiro, assim como o seu pai. Com um talento natural pela Matemática e um forte interesse em eletrônica, ele se tornaria uma página importante da popularização da computação em diversas partes do mundo, construindo um legado que se perpetuará por anos […]

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

A cibersegurança por trás das vacinas
Artigos
524 visualizações
524 visualizações

A cibersegurança por trás das vacinas

Carlos L. A. da Silva - 7 de setembro de 2021
Top 25 comandos do Git
Artigos
665 visualizações
665 visualizações

Top 25 comandos do Git

Carlos L. A. da Silva - 28 de agosto de 2021
Dez anos de Kotlin: origens e futuro
Artigos
719 visualizações
719 visualizações

Dez anos de Kotlin: origens e futuro

Carlos L. A. da Silva - 20 de agosto de 2021