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SEO – Otimizando um site para os motores de busca.

Objetivo

Mais do que conquistar muito tráfego, o objetivo do SEO é o tráfego de qualidade

Palavras-Chave (Keywords)

São os termos pelos quais o motor de busca irá pesquisar.

Identificar quais as palavras chave mais pesquisadas no nosso mercado é de fundamental importância.

Ferramentas de Sugestões de Palavras-Chave podem ajudá-lo nessa tarefa.

https://adwords.google.com/select/KeywordToolExternal

O Mecanismo

Os motores de busca possuem mecanismos conhecidos como robôs ou bots que percorrem os sites e armazenam seu conteúdo HTML em um banco de dados

Quando realizada uma busca por palavra-chave os buscadores percorrem o banco de dados a procura do conteúdo que mais se adeque a busca

Ordenação

A ordenação é feita analisando os conteúdos e posicionando melhor os que são entendidos como mais relevantes à palavra-chave digitada

Para atribuir essa relevância os motores de busca se baseiam em alguns fatores.
Entendendo esses fatores é possível otimizar o posicionamento do seu site nas SERPs (Search Engine Result Pages). É nisso que se baseia SEO

Fatores

Os fatores de ordenação podem ser divididos em fatores internos e fatores externos.

  • Fatores Internos – Relacionados ao conteúdo do site.
  • Fatores Externos – Relacionados a popularidade do site

Técnicas – Fatores Internos

Usar nomes de arquivos que contenham frases-chave.
Não usar hífens baixos em nomes de arquivos, usar hífens normais (-)

Ex:
https://www.vendas.com/carro_amar.html
Utilizar palavras-chave no texto âncora dos links
https://www.vendas.com/carro-fiat-amarelo.html

Preencher todas as etiquetas alt das imagens, e title dos links.

Os cabeçalhos h1 a h6 dão o peso dos conteúdos para os motores de busca, utilize-os com sabedoria. Se possível deve ser a primeira tag do body.

Imprescindível um mapa do site visual (para o usuário), outro em XML (para os buscadores e o arquivo robots.txt).

O robô de busca do google (googlebot) não entende imagens, CSS nem Javascript. Apenas HTML !

URLs

As URLs são de fundamental importância no posicionamento.

Em páginas dinâmicas, muitas vezes os links contém URLs pelas quais se estão passando variáveis e os motores de busca não entendem isso muito bem.

A solução é : Ao invés de usar algo do tipo:[ulr] https://www.meusite.com/pagina.asp?variavel=valor [/url]

Utilizar:
https://www.meusite.com/valor/

Mudanças na árvore do site

Ao mudar o local de um arquivo ou renomeá-lo deve-se preocupar com as referências que ele recebe.

Em sites de pagerank alto os links tem muito peso, por tanto, necessitamos de um método que indique que a sua página foi renomeada ou movida

Exemplos de redirecionamento :

Redirecionamento 301 com ASP

<%
Response.Status=”301 Moved Permanently”
Response.AddHeader “Location”,”https://www.meusite.com.br/”
%> 

Redirecionamento 301 com ASP .NET
 

Quando o servidor recebe uma requisição para uma página que foi movida, ele retorna o resultado para o lado cliente que faz uma nova requisição ao servidor, que por sua vez devolve a nova página. Dessa maneira o ranking e todo peso adquirido pela página é mantido e passado para a nova.

Devido a códigos de redirecionamento em javascript terem sido muito utilizados por spammers, eles não são bem visto pelos motores de busca

Robots

Robots são softwares que percorrem a web automaticamente, seguindo links de site em site e indexando os conteúdos para depois serem listados nos resultados de buscadores .

Para fazer com que os buscadores ignorem certas páginas ou diretórios utiliza-se o arquivo robots.txt

O arquivo robots.txt, colocado no diretório raiz do website, é usado para dizer ao motor de busca o que não indexar na pesquisa. Com ele você também pode criar regras específicas para cada buscador.

Atenção: Um arquivo robots.txt localizado em um subdiretório não é válido.

Exemplos de codigos do arquivo robots:

User-agent: Googlebot              
Disallow: / logado/	- Exclui a indexação da pasta logado pelo google

User-agent: *                              
Disallow:/   - Exclui a indexação de todo o site por todos os buscadores

User-agent: *
Disallow: /diretorio/pagina.aspx   - Exclui a indexação do arquivo pagina.aspx 

Também pode ser utilizado em uma meta tag


Meta Tag

Os motores de busca, lêem determinadas tags HTML na página para coletar e armazenar informações sobre o site. Estas são as Etiquetas META, ou META Tags

Meta tags importantes em SEO

Titulo (Title Tag)

Tag de maior relevância pelos buscadores, indica o titulo da página.

  • Use palavras-chave no titulo da página;
  • Não utilize metáforas;
  • Use o nome da página em todas Title tag (Ex: Meu site – pagina1).

Existem 2 formas de declarar o titulo da página:

Titulo da pagina

e


O ideal em SEO é utilizar as duas em todas as páginas.

Descrição (Description Tag)

  • Descreve o conteúdo da página nos resultados da busca
  • Serve de Propaganda para atrair tráfego orgânico
  • Disponibiliza palavras-chave para os buscadores
  • Não deve conter mais do que 155 caracteres
  • Deve ser uma frase lógica e legível

Atenção: As meta tags Keywords são ignoradas pelo google!


Atenção: A repetição de uma mesma palavra nessa tag pode ser entendida como search spam

Fatores Externos

Fatores relacionados a popularidade do site.

A popularidade do site é atribuída a partir de links externos (páginas que possuem links para seu site)

Os motores de busca possuem um conjunto de algoritmos para determinar a importância das páginas na web.

Pagerank

É o conjunto de algoritmos do google que avalia o site, através de sua relevância. O valor varia de 0 a 10.
Indica por meio de ligações (linkagem externa), a página de maior relevância.

Leva em consideração o Pagerank dos sites que possuem os links e a relevância dos assuntos.
Quanto maior a quantidade de paginas de pageraking alto possuírem links para seu site maior será seu pagerank. Levando em consideração a relevância dos conteúdos.

Os termos utilizados para linkar sua página são mais importantes do que os termos que estão dentro dela.

Apesar de possuir um só site apontando para ele seu site pode possuir um pagerank alto caso o site que referencia ele tenha um pagereank muito alto.

Descubra o pagerank do seu site :
https://pagerank.gratuita.com.br

Tipos de Técnicas Seo

  • White Hat –Técnicas permitidas e eticamente corretas de SEO – Foram vistas nesse artigo.
  • Gray Hat – Técnicas permitidas, porém não seguem os melhores padrões de ética.
  • Black Hat – Técnicas proibidas pelos buscadores.
      Gray Hat

      Técnicas muito eficazes e não muito éticas de conseguir melhores posicionamentos nas buscas. Com o passar dos anos algumas técnicas consideradas gray hat passaram a ser consideradas black hat.

      Image Replacement

      É a utilização de tags h1 com display none em uma div com background-image. Pois as tags h1 tem mais peso para o buscador do que alt ou title dentro de uma tag img.

      Pode ser utilizado com a intenção de otimizar o site para dispositivos portáteis.

      Segundo Matt Cutt’s, engenheiro do google especializado em SEO, isso pode ser visto como spam. Porém não há problema em fazê-lo quando o texto traduz a imagem, assim você se previne de problemas com quem procure o relatório de Spam.

      Matt Cutt’s:
      “If you’re straight-out using CSS to hide text, don’t be surprised if that is called spam. imagine how it would look to a visitor, a competitor, or someone checking out a spam report. If you show your company’s name and it’s Expo Markers instead of an Expo Markers logo, you should be fine. If the text you decide to show is ‘Expo Markers cheap online discount buy online Expo Markers sale …’ then I would be more cautious, because that can look bad.”

      Exemplo :

      
          SEO no CSS - Exemplo
      
      
      
      
      	

      Pássaro

      Recadastro de Domínio

      Ao cadastrar o domínio novamente ele permanece com o PageRank que tinha antes
      Essa técnica não é muito bem vista pelos buscadores.

      Black Hat (Search Spam)

      São técnicas não éticas utilizadas para melhorar incrivelmente o posicionamento do seu site ou aparecer em primeiro em diversas buscas por palavras-chave.

      Caso o motor de busca descubra a utilização dessas técnicas seu site será punido em posicionamento ou mesmo sendo retirado das páginas de resultado.

      Atenção: As técnicas mostradas a seguir são de efeito informativo. Sua utilização apesar de eficaz é proibida.

      Link Farms

      Vários sites são criados com links apontando uns para os outros ou para apenas uma página criando artificialmente popularidade para os envolvidos.

      Texto invisível

      A técnica consiste em inserir um texto na mesma cor que o fundo da página, objetivando alcançar um maior numero de palavras-chave, ou palavras chave populares mesmo não relativas ao assunto do site.

      O Google localiza isto, mas existem maneiras de tentar enganar o robô, como javascript para trocar as cores ou colocar camadas flutuantes tampando o texto oculto.

      Cloaking e Doorway page

      Exibem conteúdos diferentes para sites de busca do conteúdo para navegadores. A principal diferença, é que o cloaking checa o IP ou navegador do visitante enquanto o Doorway usa redirecionamento por meta, javascript ou até o clique do usuário.

      Até o próximo artigo.
      Domingos C. De Paola.