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SEO Para PDF: Preparando PDFs para Mecanismos de Busca

Quando se fala em otimização para mecanismos de buscas, geralmente se fala em páginas HTML e nunca em documentos PDF. Mas os principais buscadores já indexam este tipo de arquivo há um bom tempo! Se o seu PDF irá aparecer mesmo em resultados de busca, por que não facilitar seu posicionamento para que ele seja encontrado por seu público-alvo?

Há indícios de que o Google oferece menos relevância para este tipo de documento, mas, em contrapartida, pesquisas recentes revelam que o usuário costuma atribuir maior seriedade a este tipo de conteúdo e pode ser melhor engajado do que páginas convencionais. Este engajamento do visitante reverte em indicações, navegação mais ativa no site original e, consequentemente, maior peso para o site como um todo perante o buscador.

Logo, em sua estratégia de SEO, é importante dedicar alguns minutos para que cada arquivo PDF obtenha o máximo de visibilidade possível.

Este processo não é complicado. Basta seguir algumas dicas simples para aumentar o impacto do seu conteúdo em PDF nos resultados de busca. Estas dicas não são tão diferentes das regras de SEO para HTML e explicaremos cada uma delas em detalhes a seguir:

  • Nomes de arquivo amigáveis para os buscadores
  • Títulos otimizados para as palavras-chave desejadas
  • Descrições informativas e resumidas
  • Nome da empresa no campo “Author”
  • Emprego de palavras-chaves relevantes no campo  “Keyword”
  • De uma forma geral, observe o correto preenchimento de todos os metadados
  • Empregue corretamente o atributo Alt para todas as imagens existentes no documento
  • Inclua links de volta para o site principal, relacionando palavras-chaves com páginas relevantes
  • Proteja seu documento contra alterações
  • Ofereça uma versão HTML do mesmo conteúdo, se possível

As instruções a seguir são baseadas no Adobe Acrobat, mas outros programas de edição de PDF podem ter funcionalidades semelhantes.

Nomes de arquivo amigáveis para os buscadores

Trate o nome do arquivo da mesma forma que você trataria o nome de arquivo de qualquer outra página web. Utilize palavras que sejam úteis para o usuário e estejam dentro das palavras-chaves do seu site. Para piorar sua situação, se você esquecer de especificar o título do seu documento, será o nome do arquivo que será exibido no resultado da busca. É melhor algo na linha manual-de-uso-do-dvd-player-xyz.pdf do que AHSXYZ-500.pdf ou versao_final.pdf, por exemplo

Títulos otimizados para as palavras-chave desejadas

Novamente, encare o título de seu documento PDF com o mesmo carinho que você empregaria para a tag TITLE de qualquer outra página. Este será o título exibido no resultado da busca. No Adobe Acrobat, essa propriedade pode ser modificada no menu File | Properties | Description.

Descrições informativas e resumidas

O campo Subject ou Description em um documento PDF é o equivalente da tag DESCRIPTION em qualquer outra página. Nos resultados de busca, este valor será exibido abaixo do título. Ofereça um resumo informativo e conciso do conteúdo. No Adobe Acrobat, essa propriedade também pode ser modificada no menu File | Properties | Description.

Nome da empresa no campo “Author”

Assim como no HTML, o documento PDF também permite que você especifique o autor do conteúdo. Na maioria dos casos é recomendado utilizar o nome da empresa neste campo, principalmente se a estratégia de SEO é reforçar o reconhecimento da marca. No Adobe Acrobat, essa propriedade também pode ser modificada no menu File | Properties | Description.

Emprego de palavras-chaves relevantes no campo  “Keyword”

Este é o equivalente das meta KEYWORDS e, como tal, encontra-se em desuso por mecanismos de busca, sua eficácia contestada por especialistas. Elas não aparecem no resultado, mas podem ser úteis para o usuário final para classificar o conteúdo. No Adobe Acrobat, essa propriedade também pode ser modificada no menu File | Properties | Description.

Correto preenchimento de todos os metadados

Na mesma tela do Acrobat onde é possível editar as propriedades acima, é possível ativar a opção de “Additional Metadata’. Certifique-se de preencher cada campo, na medida do possível. Quanto mais completo seu documento, mais dados podem ser alimentados para os mecanismos de busca para rastreio, indexação e ranqueamento. E lembre-se que diferentes mecanismos de busca podem procurar por diferentes tipos de metadados.

Atributo Alt para todas as imagens

Sim, é possível incluir o atributo ALT em imagens inseridas dentro do seu PDF. Mas apenas em documentos com uma estrutura hierárquica.A estruturação foge do escopo deste artigo, mas é fácil identificar um documento construído desta forma e quando é possível especificar um texto alternativo para as imagens.

Selecione a imagem com a ferramenta Edit Object (TouchUp Object Tool em versões mais antigas do Adobe Acrobat) e clique com o botão direito. No menu de contexto, selecione Properties. Na aba Tag da nova tela, os campos devem aparecer editáveis. Caso contrário, o documento não possui uma estrutura hierárquica ou foi gerado por uma ferramenta sem suporte para esta funcionalidade.

Se o campo for editável, forneça um Alternative Text e um Title para cada imagem no documento, como você faria com uma imagem em um documento HTML.

Inclua Links

Uma vez que você deve tratar seu documento PDF como mais um elemento em sua estratégia de SEO, certifique-se de incluir links de retorno para o seu site para buscadores e usuários. Não é possível ter controle sobre por onde seu visitante terá o primeiro contato com o conteúdo de sua empresa ou produto: se ele começou pelo PDF, ele precisa ter um caminho para conhecer o restante do conteúdo, se integrando de forma orgânica ao seu projeto. Outro benefício é que outros sites podem criar links para o seu documento PDF ou ele pode ser repassado em emails e redes sociais.

Proteja seu documento contra alterações

Você também não pode prever onde seu documento PDF irá parar. Logo, seja por proteção de sua propriedade intelectual ou por preservação dos links de retorno para o restante do site, é extremamente recomendado que cada documento esteja protegido contra alterações. Se você gastou um tempo enorme em um manual completo de montagem de PCs, a última coisa que você deseja é vê-lo hospedado em outro site sem seu nome ou com um link para outro lugar.

Ainda que a proteção oferecida pelo Adobe Acrobat não seja impenetrável, ela oferece uma camada mínima de proteção. No Adobe Acrobat, essa funcionalidade pode ser acessada no menu File | Properties | Security. Escolha o Security Method mais adequado e certifique-se de marcar pelo menos a opção “Changes Allowed | None”.

Ofereça uma versão HTML

Depois de um artigo inteiro explicando como otimizar PDFs para mecanismos de busca, esse encerramento é para perguntar: seu site realmente precisa de documentos PDF? Ainda que haja alguns benefícios no formato, pode-se dizer que hoje em dia você pode atingir o mesmo controle visual com HTML e CSS.

Se você respondeu “sim” à pergunta acima, lembre-se de que o Google, por exemplo, gera uma versão HTML do seu PDF, que pode não reter as mesmas características que você deseja. Logo, se o PDF é indispensável, por que não oferecer também uma versão oficial em HTML do mesmo conteúdo?

Muitas pessoas evitam clicar em documentos PDF, principalmente pela inconveniência de se abrir um leitor ou plugin quando se está tentando navegar pelo seu site. O carregamento também pode ser demorado, dependendo do tamanho do arquivo e a interface é diferente daquela que o usuário pode estar acostumado. Mas, se o seu documento for relevante e útil, tê-lo em PDF facilita a impressão e a distribuição dele pelos visitantes.

Como ter o melhor dos dois mundos? Oferecendo ao usuário múltiplas formas de interagir com seu conteúdo. Então, não confie apenas no poder do PDF para distribuir sua mensagem e tampouco negligencie o formato em sua estratégia de SEO.