0 Compartilhamentos 11 Views

Spammers que não sabem que são spammers ou 13 anos do mesmo problema

6 de outubro de 2019

Vasculhando meus arquivos, encontrei um artigo publicado por Mohamed Ahmed Meligy, um desenvolvedor de ASP.NET do Egito que fez um brilhante desabafo em seu blog contra um tipo muito específico de spammers: aqueles que são spammers e não sabem. O artigo original não existe mais na internet, infelizmente. Mais infelizmente ainda, tudo aquilo que Meligy escreveu ainda tem validade, em uma era dominada não mais pelo email, mas por redes sociais e certos aplicativos de mensagens que vicejam em terras brasileiras.

O texto original foi publicado em setembro de 2006. Nesses treze anos que se passaram, pouca coisa mudou no comportamento dos usuários ou na realidade da web. Poderia ser dito que, na verdade, o cenário está ainda pior: conteúdo indesejado não apenas virou uma praga fora de controle como se tornou capaz de influenciar o próprio tecido social.

Mohamed Ahmed Meligy era assinante de uma lista de discussão sobre o Dr. Ahmed Khaled Tafeeq, um escritor egípcio de histórias de terror (!). O problema é que frequentemente a lista era inundada de mensagens que não tinham qualquer relação com o escritor: eram o mais puro spam. Meligy reagiu, enviando um email para todos os membros da lista, basicamente um manifesto contra esta prática.

Spam

Em 2006,  pedi autorização de Meligy para traduzir para o português o seu artigo, para um blog já extinto, no que ele concordou plenamente. Há alguns detalhes do texto típicos da realidade cultural em que ele vive, ou específicos para o contexto de sua lista de discussão, mas não é difícil encontrar paralelos em nossa cultura, em nosso momento.

Acompanhe o texto abaixo, direto do túnel do tempo, e com grifos e imagens atualizados:

“Assunto: A respeito de mensagens não relacionadas enviadas a este grupo

Olá a todos,

Espero que estejam todos bem.

Aqui é Mohamed Meligy, um estudante egípcio de Engenharia da Computação e um desenvolvedor de aplicações web, e (mais importante) um membro deste grande grupo por alguns meses já. Eu estou escrevendo esta mensagem como um grande fã do grupo e do Dr. Ahmed em geral; um fã que também tem uma bagagem técnica.

Esta mensagem é sobre algumas outras mensagens que os membros do grupo recebem, que não tem nada a ver com o tópico principal do grupo, ou mesmo com o grupo em si. Este grupo é dedicado ao Dr. Ahmed, e, portanto, um novo membro do grupo esperaria encontrar em nossos arquivos alguma informação sobre este grande escritor, suas obras, notícias etc…, ou mesmo algo sobre seu campo (literatura), os outros autores que o Dr. Ahmed pessoalmente gosta de ler, e tal; pelo menos, algumas mensagens sobre a comunidade de fãs que o Dr. Ahmed tem. Naturalmente, como qualquer outro grupo, é de se esperar que, de tempos em tempos, haja algumas mensagens relacionadas ao grupo em si. Talvez até uma reunião real para todos nós, uma nova funcionalidade implantada na página do grupo, alguém do grupo compartilhando um grande evento, ou eventualmente alguma mensagem a cerca de uma política de grupo a ser aplicada, como esta, por exemplo.

Infelizmente, este não é sempre o caso em nosso grupo! Sim, felizmente, muitas mensagens são deste tipo, mas nós ainda temos outras mensagens não relacionadas. Alguém deseja escrever alguma coisa e espalhar por aí e simplesmente coloca os emails de todos os seus amigos e de todos os grupos que participa e aperta ‘Enviar’; mas, adivinhem? Isto é um tipo de spam (também conhecido como Lixo Eletrônico). Organizações por todo o mundo estão combatendo o spam e auxiliando grandes servidores de email (como hotmail, yahoo e gmail) a bloquear emails de remetentes de spam. Naturalmente, você não gostaria que o endereço de email de nosso grupo fosse bloqueado, gostaria?

Então, alguns exemplos de spam são propagandas. Este é o tipo mais direto e muitas pessoas ajudam a espalhar. Alguns sites dizem que você irá ganhar um laptop, dinheiro ou qualquer outra coisa se você enviar uma mensagem para um número mínimo de pessoas. Outros sites nos quais você se inscreve pedem que você convide seus amigos também etc. Eu acho que você já sabe do que estamos falando aqui, então, vamos parar de tocar no assunto.

O outro tipo são as histórias falsas. Alguém diz que as pétalas de uma flor ou outra coisa qualquer parecem estar formando a palavra ‘Alá’, ou que Bill Gates se tornou muçulmano e pede para você encaminhar a notícia para todo mundo que você conhece. Na verdade, você tem que pensar 1000 vezes antes que você encaminhe uma mensagem que diga ‘me encaminhe’ até mesmo para uma ÚNICA pessoa. (…)

(…) O último tipo que eu irei mencionar são mensagens religiosas. OK, como mensagens islâmicas podem ser spam?? Deixe-me esclarecer; não é somente o caso em que algumas destas mensagens islâmicas contem histórias falsas a respeito daqueles que não encaminharam (fatos tristes, como adoecer ou perder alguém que se ama), ou daqueles que encaminharam (fatos agradáveis, como ter os problemas resolvidos e tal), mas também que, mesmo estas mensagens não contivessem nada disto, ainda assim podem ser consideradas spam! (não temos spams islâmicos por aqui no Brasil, mas temos as famigeradas correntes de todas as religiões e credos – Nota de Carlos Aquino)

O problema com estas mensagens é que elas não foram solicitadas, e são, em muitos casos, repetidas (mais de 10 cópias às vezes, não da mesma pessoa ou do mesmo grupo, obviamente). Por exemplo, quando eu checo minha Caixa de Entrada, eu normalmente tenho emails de trabalho, mensagens de sites técnicos (como o Microsoft Developer Network), mensagens de meus amigos me contando notícias relacionadas a trabalho ou outros compromissos, emails de meus familiares fora do país me pedindo para passar recados para outros familiares no Egito etc. Como se pode ver, todas estas são mensagens importantes e algumas delas são URGENTES. Minha Caixa de Entrada já está cheia com muitas mensagens novas todos os dias, embora eu tenha um bom sistema de filtragem de spam e utilize regras customizadas para armazenar os emails automaticamente em pastas (ou labels, porque eu uso o Gmail). Encontrar tantas outras mensagens sem importância e sem urgência e, frequentemente, repetidas está me sobrecarregando e estou certo de que o mesmo acontece com você. Tais mensagens em algumas vezes me distraem das mensagens URGENTES e me impedem de fornecer uma resposta imediata, e isto é ruim.

Tudo o que eu penso nestes momentos é: se eu não pedi a você para me enviar esta mensagem, e eu não esperava que você a enviasse (ou qualquer outra mensagem deste tipo), e, em algumas vezes, eu nem mesmo conheço você pessoalmente, POR QUE você está me enviando este email???

Eu espero que você agora saiba do que eu estou falando. Eu espero que minhas palavras não tenham desapontado você e eu lamento pela longa mensagem, mas eu já enviei TANTAS respostas diretas a spam enviados por pessoas que não eram para ser spammers que eu fiquei cansado disto. Então, eu gostaria de dar um fim a isto dando alguns conselhos (ou chame de solicitações) para ajudar a reduzir o spam:

  • Quando você estiver enviando um email: 
    • Se você deseja espalhar algo, procure um grupo que esteja interessado no seu tópico e envie. Desta forma, você irá garantir que sua mensagem está sendo enviada para a audiência certa (de qualquer forma, há muitos grupos islâmicos por aí). Se você não encontrar um grupo, crie um e envie a URL para seus amigos (mas, POR FAVOR, envie apenas UMA VEZ, de outra forma não deixa de ser spam).
    • Não envie a mesma mensagem duas vezes, principalmente quando você estiver enviando para alguém que você não conhece muito bem. Apenas mande duas vezes se você estiver requisitando uma confirmação da mensagem, esta for urgente e você não tiver recebido uma confirmação após um período de tempo.
    • Não forneça o email de seus amigos (ou o seu nome de usuário e senha) para NENHUM site para convidá-los ou algo assim. Isto muito provavelmente será usado pelo site para enviar spam para eles. Se você realmente gosta do site, acho que está tudo bem você informar seus amigos sobre ele. Ah, sim, tente não deixar o seu email ou o dos seus amigos em páginas públicas (como fóruns), porque existem pessoas e softwares que coletam estes endereços para o envio de spam posteriormente.
    • Quando você estiver enviando algo para um número de amigos que não se conhecem entre si, não coloque todos no campo ‘Para’ ou ‘Cc’. Fazendo isto, todos os seus amigos irão ver o email de todos os seus outros amigos. Assim, se algum destes amigos algum dia enviar um email para qualquer outro dos seus amigos que ele(a) não conhece, e este amigo não gostar, VOCÊ será o culpado. Para evitar isto, coloque um email apenas no campo ‘Para’ (não importa qual) e coloque todos os outros endereços no campo ‘Bcc’ (no Brasil, seria o campo ‘Cco’ – nota de Carlos Aquino).  Desta forma, cada amigo irá ver apenas o PRÓPRIO email e nada .
    • Se você receber um email de alguém que não seguiu o conselho anterior, não se aproveite disto e e envie emails para todos os endereços nos campos ‘Para’ e ‘Cc’ da mensagem (a menos que você esteja enviando uma resposta relacionada ao assunto e impessoal), porque, se você enviar, a maioria das pessoas vão ficar MUITO incomodadas (no mínimo), e podem bloquear você como um spammer.

  • Quando você estiver recebendo um email: 
    • Se você receber uma notícia interessante, POR FAVOR tenha 100% de certeza de que ela é verdadeira antes de você contar pra todo mundo a respeito. Aprenda a escolher a fonte certa para confirmar (normalmente, os mais famosos sites sobre o assunto da mensagem). (possivelmente o parágrafo mais frustrante da mensagem de Meligy… 13 anos depois, o problema das fake news ganhou nome mas não solução) 
    • Use filtros: na grande parte dos servidores de email como hotmail/yahoo/gmail (e programas de email, como o Outlook), existe uma opção para criar filtros de email que realizam determinadas ações automaticamente com as mensagens que se encaixam naquele filtro. Use filtros para guardar as mensagens com o mesmo assunto em pastas (ou labels, se você estiver usando o Gmail), de forma que você possa ver menos mensagens na sua Caixa de Entrada e saiba quais mensagens são sobre determinado tópico sem precisar ler todos os emails que você recebe. De qualquer forma, mensagens com o mesmo tópico são frequentemente enviadas pelos mesmos remetentes ou tem determinadas palavras-chave, ou um certo prefixo no campo ‘Assunto’.
    • Se você receber um email de um remetente desconhecido, e você classifica como spam, BLOQUEIE o remetente. Muito provavelmente ele(a) não passa de um(a) spammer, e você não irá receber desta pessoa nada além de mensagens de spam (sim, não é arriscado, é uma abordagem comprovada). Se você receber esta mensagem como membro de um grupo, prossiga para o próximo conselho.
    • Ajude seus amigos: se você receber uma mensagem de um amigo ou membro de um grupo que não sabe que aquilo que ele(a) está fazendo é espalhar spam, envie de volta uma pequena nota avisando sobre o assunto. Termine esta note com um pedido educado de que, se a pessoa não estiver convencida, que ela não inclua você mais neste tipo de mensagem.
    • Não deixe o seu email principal em muitos sites a menos que seu provedor de email tenha um poderoso filtro contra spam (Gmail é relativamente bom nisto). Se você receber muitas mensagens do mesmo site, grupo ou fórum, confira se existe alguma opção que possa alterada no site para desativar a maioria destes emails, se não, envie uma mensagem curta ao administrador do site como resposta a qualquer um destes emails e, se nada disto funcionar, não tenha pena quando marcar o endereço de email deste site como ‘Lixo Eletrônico’.

Então, desculpas mais uma vez por esta mensagem longa e eu espero que ela faça diferença. Eu realmente gostaria que minha primeira mensagem para o grupo fosse diferente do que esta, mas… quem sabe da próxima vez!

Muito Obrigado,

Atenciosamente,
Mohamed Ahmed Meligy
Application Developer

Onde quer que Meligy esteja agora, nosso profeta ignorado, paladino das caixas postais, esse é o mundo que se ergueu, um mundo que mudou praticamente quase nada.

Você pode se interessar

Pipeline (CD/CI) // Dicionário do Programador
Vídeos
8 visualizações
Vídeos
8 visualizações

Pipeline (CD/CI) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de novembro de 2019

Continuous Integration e Continuous Delivery Pipeline ou CI/CD Pipeline, ou ainda Continuous Delivery Pipeline, ou Pipeline para os íntimos é um processo que vem sendo amplamente utilizado nas empresas de desenvolvimento.

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/11)
Notícias
16 visualizações
Notícias
16 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/11)

Carlos L. A. da Silva - 9 de novembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como se Tornar um Cientista de Dados de Sucesso // Vlog #105
Vídeos
8 visualizações
Vídeos
8 visualizações

Como se Tornar um Cientista de Dados de Sucesso // Vlog #105

Thais Cardoso de Mello - 7 de novembro de 2019

Quais os caminhos para o profissional de Data Science se reconhecido no mercado? Nesse vídeo contamos com a ajuda dos especialistas da Faculdade Impacta pra encontrar a resposta.

Mais publicações

Aprenda a acelerar a performance de sites com “premonição”
Artigos
18 visualizações
18 visualizações

Aprenda a acelerar a performance de sites com “premonição”

Carlos L. A. da Silva - 5 de novembro de 2019
Swift (a linguagem do iOS) // Dicionário do Programador
Vídeos
7 visualizações
7 visualizações

Swift (a linguagem do iOS) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 4 de novembro de 2019
Promoções de Jogos do Final de Semana (01/11)
Notícias
11 visualizações
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (01/11)

Carlos L. A. da Silva - 1 de novembro de 2019
Brasil, o país do podcast
Notícias
15 visualizações
15 visualizações

Brasil, o país do podcast

Redação - 1 de novembro de 2019