Durão, grosseiro, carismático, bufão, determinado, louco, maquiavélico. Steve Ballmer já foi chamado de tudo isso e muitas vezes com razão. Com sua saída anunciada da posição de CEO da Microsoft, um ciclo se encerra para a empresa e para os fãs do mundo da tecnologia. Relembre agora alguns de seus mais inusitados momentos:
1) Windows 1.0
Em 1985, Steve Ballmer já perdia toda a vergonha de aparecer em vídeo e promovia o novo Windows 1.o fazendo uma perfeita imitação de anunciante de televendas:
2) Windows XP
Ballmer repetiria sua performance para o anúncio do Windows XP, roubando a cena dos outros participantes do comercial:
3) I Love This Company
A fama de performático viria mesmo durante o evento de 25 anos da Microsoft. O executivo subiu no palco e deu um show que se tornaria histórico (ou seria histérico?):
4) Developers, Developers, Developers
Ballmer parecia gostar do palco e suas apresentações jogavam com as emoções da plateia. Aqui, ele repete 32 vezes a mesma palavra, para mostrar com quem a Microsoft se importava: os “developers”.
5) Ovos
Mas Steve Ballmer estava longe de ser uma unanimidade. Em 2008, durante uma conferência em Budapeste, o executivo foi alvo de um ativista anti-Microsoft, que arremessou diversos ovos contra ele. Ballmer, demonstrando inegável agilidade, não foi atingido uma única vez:
6) Steve-O
O que o arremessador de ovos não sabia é que Steve Ballmer também atendia por Steve-O e foi o protagonista de uma raríssima paródia de Matrix exibida durante a Comdex 2003. Tendo Bill Gates no papel de Morpheus, a sátira alfinetava a IBM e seus “consultores”. O vídeo da apresentação jamais vazou na Internet, mas algumas fotos ainda podem ser encontradas:
Mais fotos em http://people.math.sfu.ca/~cbm/blog/2003/MS_matrix_spoof.html
7) Da Da Da
A dupla Gates/Ballmer parecia ter gosto em protagonizar vídeos engraçados. Este aqui é um clipe sobre… a internet!
8) Night at the Roxbury
A dupla imbatível reapareceria com outra música e até uma citação ao comercial anterior:
9) Fucking Kill Google
Infelizmente, nem tudo foram flores na trajetória de Steve Ballmer. Em 2004, quando um de seus funcionários anunciou que deixaria a Microsoft para trabalhar no Google, o executivo teria surtado, arremessado uma cadeira longe e gritado: “I’m going to f—ing bury that guy, I have done it before, and I will do it again. I’m going to f—ing kill Google”. Em uma tradução mais suave, “eu vou enterrar aquele cara, eu já fiz isto antes e vou fazer de novo. Eu vou ferrar o Google“.
O incidente tornou-se público durante uma longa batalha judicial entre as duas empresas. Ballmer admitiu ter conversado com o ex-funcionário mas nega os palavrões ou a cadeira voadora.
10) Rindo do iPhone
Em 2007, em uma entrevista para o USA Today, Ballmer declarou: “Não há a menor chance de que o iPhone consiga qualquer fatia significante do mercado. Nenhuma chance. É um item de 500 dólares subsidiado.”
Como se não bastasse a declaração infeliz, o executivo ainda riria do aparelho da Apple:
Em suas próprias palavras, o iPhone era o “mais caro telefone do mundo” e não teria nenhum apelo para o consumidor por “não ter um teclado”.