0 Compartilhamentos 166 Views

Trabalhando de casa

30 de março de 2020

Durante a crise da pandemia do novo coronavírus, quanto menos pessoas estiverem circulando nas ruas, melhor para frear a propagação. Isso significa que muitos profissionais, principalmente da área de tecnologia, foram confrontados, alguns pela primeira vez, com a perspectiva de um home office obrigatório.

Matt Lawarence é o host do podcast HTML All The Things Podcast, um podcast semanal que cobre tudo relacionado a desenvolvimento web e pequenas empresas. Em um artigo publicado na internet, ele explica os desafios de se trabalhar de casa e como pode ser simples superar essa nova realidade.

Com sua autorização, traduzimos e reproduzimos o artigo na íntegra:

“Se você é novato em trabalhar em casa, provavelmente está um pouco nervoso sobre como tudo vai dar certo. Como você será produtivo sem os membros de sua equipe próximos a você? Como você vai evitar todas essas distrações em casa? Você será capaz de realizar todo o seu trabalho? Com o triste desenvolvimento do coronavírus (COVID-19) devastando muitos países do mundo, muitas empresas e indivíduos optaram por fechar o escritório em favor do trabalho remoto. Enquanto a maioria dos programadores e equipe técnica está acostumada a algum tipo de trabalho em casa, muitos de nós estão sendo arrancados da nossa zona de conforto de ir para o escritório e conversar no bebedouro. Como empresário, tenho trabalhado em casa nos últimos 5 anos e, enquanto trabalhava em um escritório antes de abrir meu próprio negócio, fico feliz em informar que você pode ser super produtivo com apenas algumas adaptações. . Então, vamos abordar algumas das perguntas mais comuns…

Como você será produtivo sem os membros de sua equipe próximos a você?

Uma das queixas mais comuns que ouvi sobre trabalho remoto é que você não tem a conveniência de tocar no ombro do seu colega para fazer uma pergunta. Embora isso seja verdade, temos a próxima melhor coisa: aplicativos de bate-papo. Seja no Slack, no WhatsApp ou em qualquer solução que seu local de trabalho use, os aplicativos de bate-papo são mais do que apenas uma ferramenta para manter contato quando você estiver fora do horário normal de trabalho.

Vamos dar um cenário comum para um desenvolvedor web. Você recebe um protótipo do AdobeXD da equipe de design e recebe a tarefa de criar um site do cliente. Você começa a codificar e de repente percebe – é uma vitrine deslizante com as imagens indo da esquerda para a direita? Ou as imagens simplesmente desaparecem, dando lugar a outras?

Solução ideal para escritório
Você se levanta da sua mesa, vai até a mesa do designer e pergunta como a vitrine funciona. Você pega essas informações, volta para sua mesa e continua desenvolvendo. Mas… essa não é a utopia dos escritórios e dificilmente é assim tão fácil…

Solução típica para escritório
Você se levanta da sua mesa, vai até a mesa do designer e ele não está lá. Então você pergunta a um dos membros de sua equipe e ele diz algo como “ah, ele deu uma saidinha faz pouco tempo, provavelmente vai voltar em alguns minutos”. Como você tem alguns minutos de sobra, provavelmente terminará a conversa com esse membro da equipe por 10 minutos antes de perceber que o designer com quem você veio falar ainda não voltou – então você volta para a sua mesa e envia uma mensagem (por e-mail ou não) pedindo informações. Nesse cenário, você não apenas perdeu tempo andando, mas também o seu e o de seu colega conversando enquanto esperava por alguém que poderia ficar fora por horas.

Solução Trabalhando em Casa
Você envia uma mensagem (por e-mail ou não) ao designer solicitando detalhes adicionais e, em seguida, começa a trabalhar em outra parte da página enquanto aguarda a resposta do designer. Você não está apenas economizando o tempo necessário para ir até a mesa do seu colega (o que é mínimo, eu sei), mas também está se salvando de uma possível distração de conversar com um membro da equipe ou com outro colega em quem possa se deparar.

Como você vai evitar todas essas distrações em casa?

Se você é como a maioria das pessoas, sua casa foi projetada para distraí-lo após um longo dia de trabalho. É o lugar onde você pode jogar Xbox, assistir um pouco da Netflix, participar de um workshop ou até tirar uma soneca no sofá. Como resultado, muitos novos funcionários remotos geralmente estão preocupados com sua própria capacidade de deixar essas distrações de lado e realizar algum trabalho. Nem a ética ou a disciplina de todo mundo é de ferro, e é muito fácil descansar depois do almoço para tirar uma soneca.

Felizmente, e sou um pouco grosseiro a esse respeito, na verdade, não acho que você deva lutar muito com essas distrações. Conforme discutido no episódio “O que precisamos fazer melhor” do Podcast HTML All The Things, mencionei que, em vez de combater minhas distrações o tempo todo, eu as permito – dentro do razoável. Se eu realmente não estou no pique do trabalho que estou prestes a fazer e prefiro assistir a algo, pego um pouco de Netflix, passo no meu segundo monitor e continuo trabalhando e assistindo. Lenta mas seguramente, eu vou focando no que estou trabalhando e Netflix se torna uma distração, então eu paro. Isso também funciona quando começo a me preocupar com alguma coisa, quando fico ansioso, faço uma breve pausa no vídeo e lentamente volto ao trabalho. A chave é não fazer algo que você sabe que irá desviar sua atenção por horas ou que está muito envolvido. Se você gosta de criar coisas para um hobby, não deve “fazer uma breve pausa” e criar uma tabela inteira – isso não vai funcionar. No entanto, se você está realmente ansioso para voltar aos trabalhos, talvez possa começar a elaborar alguns planos para um novo projeto ou terminar de burilar uma seção de um trabalho em andamento. Se você é como eu, acabará por se sentir culpado por se afastar do computador, para se sentar revigorado e pronto para voltar ao trabalho. Acredito que é irreal pensar que os humanos não se distraiam hoje em dia entre nossos smartphones entregando centenas de notificações push e pilhas de notícias se acumulando, e fora o nível de estresse diário no local de trabalho – ou seja, inevitavelmente, queremos nos afastar e fazer algo diferente. Tire isso de dentro de você e volte ao trabalho.

Você será capaz de realizar todo o seu trabalho?

Falando em geral, isso depende de você e não do seu ambiente. Algumas pessoas trabalham melhor com muito ruído de fundo e atividades que acontecem em um escritório, enquanto outras precisam de silêncio para se concentrar – todos são diferentes. Embora muitos trabalhadores remotos digam para você trabalhar em um café, você pode hesitar devido ao clima (coronavírus). Supondo que você esteja em casa pra valer, você pode fazer algumas coisas para ajudá-lo a obter o ambiente de que precisa.

Se você precisar de um ambiente silencioso:

  • Encontrar uma sala silenciosa em solidariedade pode ajudar.
  • Se sua casa estiver barulhenta, pegue alguns protetores de ouvido – ou até fones de ouvido com cancelamento de ruído, sem tocar nada.

Se você precisar de um ambiente barulhento:

  • Tocar um podcast ou um programa de TV que você já viu antes (para ouvir principalmente o áudio).
  • Ter um ventilador ou outro ruído branco tocando.
  • Utilizando uma variedade de listas de reprodução “Focus” diferentes que podem ser encontradas no Spotify e outros serviços de streaming de música.
  • Sair de um estúdio silencioso, ou escritório doméstico, para a área mais agitada da sua casa, como uma cozinha ou sala de estar.

Se todo o resto falhar:

  • Se você é uma pessoa que realmente precisa desse ambiente de escritório e não tem permissão para entrar, sempre pode utilizar algo como um espaço de trabalho compartilhado. Os espaços de trabalho compartilhado são escritórios nos quais você pode alugar um espaço por um dia / semana / mês, às vezes até algumas horas. Eles geralmente são preenchidos com várias empresas diferentes, todas fazendo coisas diferentes, mas juntas elas geram o mesmo tipo de ambiente típico de escritório que você provavelmente esperaria. Mais uma vez, no entanto, esses espaços de trabalho em equipe podem estar lotados e, com a situação atual do COVID-19, você provavelmente desejará tentar ficar em casa o máximo possível.
  • Se force a se adaptar – sim, eu sei que é uma porcaria – mas no final do dia você acabará se acostumando a trabalhar em seu escritório em casa. Pode levar alguns dias até que sua produtividade melhore, mas se você continuar com ela, encontrará o ambiente doméstico ideal para você. É importante não se concentrar em como você está desconfortável em trabalhar em casa, em quanto deseja trabalhar no escritório ou em como é improdutivo. Apenas sente-se e continue, é como um novo emprego, você fica sobrecarregado nos primeiros dias ou semanas, mas, lentamente, aprende pequenos truques e adaptações que o ajudam a passar os dias de trabalho com facilidade.”

Publicado originalmente como “Working from Home” em 17 de março de 2020. Traduzido e republicado com autorização do autor.

Carregando...

Você pode se interessar

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook
Dicas
9 visualizações
Dicas
9 visualizações

Como desativar temporariamente sua conta do Facebook

Carlos L. A. da Silva - 19 de setembro de 2020

Preparado para um "detox" da rede social? O Facebook permite que você suspenda sua conta sem precisar apagá-la permanentemente.

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)
Notícias
11 visualizações
Notícias
11 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (18/09)

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

O que você precisa saber sobre o Pix
Artigos
19 visualizações
Artigos
19 visualizações

O que você precisa saber sobre o Pix

Carlos L. A. da Silva - 16 de setembro de 2020

Será o fim de DOCs, TEDs e transferências? Novo modelo de pagamento eletrônico proposto pelo Banco Central está prestes a entrar em funcionamento.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Como centralizar no CSS de forma definitiva
Dicas
20 visualizações
20 visualizações

Como centralizar no CSS de forma definitiva

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2020
Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)
Notícias
24 visualizações
24 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (11/09)

Carlos L. A. da Silva - 11 de setembro de 2020
Esse artigo foi escrito por um robô
Artigos
21 visualizações
21 visualizações

Esse artigo foi escrito por um robô

Carlos L. A. da Silva - 9 de setembro de 2020
Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…
Artigos
33 visualizações
33 visualizações

Home Booth? Você quase trabalhou em um desses…

Carlos L. A. da Silva - 5 de setembro de 2020