Categorias

Tudo o que você queria saber sobre fazer root em um dispositivo Android

Android é incrivelmente popular, mas, ao contrário do seu principal concorrente, não existe um único Android. Existem milhares de versões do sistema operacional, com cada fabricante adicionando sua própria suíte de aplicativos obedecendo critérios que você não faz a menor ideia de qual sejam.

Esses adendos “fazem parte” do seu sistema operacional e é impossível removê-los. Mesmo restaurando seu dispositivo para as “configurações de fábrica”, você não é agraciado com um Android limpo e leve como o Google concebeu. Os badulaques do fabricante estão como que grudados ao sistema e você não se sente o verdadeiro dono do aparelho.

Ou será que não? Esses programas extras estão vinculados à raiz do sistema e o seu usuário normal, não. Mas é possível dar privilégios de root a sua conta e, a partir daí, customizar o dispositivo como você quiser.

O que significa “fazer root“?

unlock

“Fazer root” em termos leigos é desbloquear seu dispositivo. O procedimento consiste em obter total controle de Administrador do seu aparelho Android. A partir daí, o céu é o limite: você pode desinstalar aqueles aplicativos chatos que já vieram da loja e você nunca usa, pode instalar aplicativos que afetam o sistema e até mesmo mudar totalmente a interface do seu sistema operacional.

Se você é fera no Windows ou em outro sistema operacional, já entendeu o que estamos tentando dizer: no sistema da Microsoft é possível que um usuário tenha diferentes tipos de permissão de acesso, do Administrador ao Convidado. Um Convidado tem acesso limitado e não pode, por exemplo, acessar arquivos e pastas protegidos por senhas e determinadas configurações do sistema. Um Administrador tem acesso total a todos os cantos.

Recentemente, o Windows tem evitado conceder acesso de Administrador ao usuário, a menos que o usuário especifique que tem noção do que está fazendo. É por isso que a grande maioria dos programas no seu Windows rodam a nível de usuário comum e, quando precisam realizar uma tarefa crítica para o sistema você é perguntado se deseja fazer alterações no computador. É o chamado Controle de Conta de Usuário.

Assim como no Windows, o usuário padrão do Android é Convidado. Muitas funcionalidades do sistema são desativadas para prevenir que um usuário desavisado cause danos e torne o dispositivo inoperante. Ao contrário do Windows, porém, normalmente não dá para elevar esse privilégio de dentro do próprio sistema.

Vantagens e Desvantagens

Nem tudo são flores quando você faz um root no seu aparelho Android, mas acredito que as vantagens compensem as desvantagens. Vamos dar uma olhada:

Vantagens

  • Controle total sobre o sistema operacional. Você poderá alterar arquivos, apagar aplicativos indesejados e acessar configurações escondidas.
  • Habilidade de rodar aplicações especiais que exigem acesso total.
  • Habilidade de bloquear anúncios que são exibidos em aplicativos gratuitos.
  • Possibilidade de instalar roms customizadas. É possível mudar completamente a interface e até obter ganhos de velocidade e performance com a rom certa.
  • Possibilidade de fazer um backup de todo o sistema operacional para um cartão SD e restaurá-lo depois.
  • Acesso a novas versões do Android e de aplicativos em um dispositivo mais antigo poderia não ser oficialmente aceito

Desvantagens

  • Controle total sobre o sistema operacional. Você poderá alterar arquivos, apagar aplicativos indesejados e acessar configurações escondidas. Ou seja, a responsabilidade agora é sua: se mexer no lugar errado, você pode transformar seu aparelho em um peso de papel irrecuperável.
  • O root viola sua garantia. A partir do momento que você realiza o processo, são grandes as chances de que sua operadora ou loja considere o ato como uma violação da garantia.
  • Queda de performance. É possível melhorar, mas também é possível piorar a performance do sistema! Pode acontecer de você substituir uma versão customizada de fábrica de um aplicativo vital por uma alternativa mais lenta.

A Legalidade do Root

android-root

Muitos países consideram a prática ilegal, como nos Estados Unidos. A legislação brasileira não tem nenhuma regra para este caso, mas pense nisso se você mora em outro país ou pretende viajar.

Na verdade, o principal entrave para a legalização global do rooting é a quebra de mecanismos de direitos autorais (DRM). Alguns dispositivos possuem uma espécie de trava nativa para execução de conteúdo digital que não tenha fontes legais. É o que impede que você compre um filme digital e depois distribua cópias dele. Fazendo um root no seu aparelho Android, em tese também seria possível burlar os sistemas de DRM.

Alguns fabricantes tentaram comercializar smartphones impossíveis de sofrerem de root, no passado. Como sempre na história da Informática, foi encontrada uma forma de driblar o obstáculo. Atualmente muitos fabricantes aderiram ao inverso e estão produzindo aparelhos desbloqueados de fábrica ou facilmente desbloqueáveis a partir do próprio Android, apenas com um aviso para o usuário.

Como se faz um root?

Existem diferentes aplicativos e caminhos para se realizar um root, vamos explicar aqui uma alternativa prática, rápida e gratuita.

O Kingo Android Root é um programa gratuito disponível para Windows que consegue fazer root em aparelhos Android. Ele está disponível para download no site oficial.

  1. Baixe o programa no seu Windows e siga as instruções de instalação.
  2. Depois da instalação, conecte seu dispositivo ao PC através de um cabo USB. Certifique-se de que a opção Depuração USB está ativa no aparelho Android em Configurações | Opções do desenvolvedor. Se o menu das Opções do desenvolvedor não estiver ativado no seu dispositivo, toque 7 vezes na opção Sobre o Telefone/Tablet para habilitar o menu.
  3. Com seu dispositivo conectado, o Kingo irá baixar os drivers de dispositivo necessários. O processo pode demorar um pouco, de acordo com a velocidade da sua conexão.
  4. Depois dessa etapa, deverá aparecer um botão Root para que você possa desbloquear o aparelho. Aperte o botão.
  5. O processo é concluído quando aparecer a mensagem Root Succeeded na tela do programa. Reinicie seu dispositivo Android.

    kingo-android-root-succeeded

  6. Desfrute das vantagens de um aparelho desbloqueado!

Conclusão

Apesar de ser um procedimento bastante simples, é importante que você tenha entendido os objetivos do processo de fazer um root em seu aparelho e as suas consequências. Agora, vai lá e desinstale aqueles penduricalhos que a operadora ou o fabricante deixaram no seu aparelho…