0 Compartilhamentos 22 Views

Tudo que você deveria saber sobre backups

4 de setembro de 2018

Todo usuário de computador ouve o mesmo conselho frequentemente: “faça backup”. Esse artigo é mais um reforço para que você não esqueça.

Não importam quantas vezes você ouça essa recomendação, uma vez que não existe backup demais. Existem acidentes demais e aqueles que estiverem despreparados vão lamentar não ter dado ouvidos.

Vamos reforçar aqui os motivos para você salvaguardar seus dados, explicar os diferentes tipos de backup que existem, como escolher a ferramenta certa para a tarefa e recomendar a solução de backup e recuperação de EaseUS.

Mas, afinal, por que precisamos de backups?

Primeiro de tudo, para nos proteger de nós mesmos. Falhas humanas acontecem o tempo todo e a destruição acidental de dados importantes pode acontecer. Ainda que existam ferramentas de recuperação de dados, é melhor estar prevenido para a eventualidade de já ser tarde demais para resolver.

Segundo, nem toda falha é humana: a tecnologia pode ser imprevisível e travamentos do sistema operacional, defeitos no disco rígido ou a ação de vírus podem corromper ou inutilizar seus dados de uma forma irrecuperável. Ter um backup pronto é a melhor estratégia para mitigar essas eventualidades.

Por último, existem problemas que extrapolam erros de tecnologia ou equívocos humanos. Um pico inesperado na rede elétrica, um incêndio, uma enchente podem destruir o mais protegido dos computadores de forma irreparável.

Entretanto, acidentes e catástrofes não são a única justificativa para a manutenção de backups. Manter diferentes cópias dos arquivos de um projeto pode permitir restaurar um ponto anterior e tentar caminhos diferentes, por exemplo. Resgatar um arquivo que foi apagado porque sua utilidade foi descartada, mas uma diferente necessidade o fez necessário novamente é outro bom exemplo da conveniência de uma política de backup.

Mais do que isso, backups não são uma recomendação profissional apenas para quem trabalha com arquivos digitais. Eles são essenciais para todos os tipos de usuários, seja para guardar documentos pessoais e informações vitais que precisam estar sempre disponíveis seja para preservar memórias de momentos, armazenadas em formas de fotos ou vídeos. Um levantamento realizado pela EaseUS Software, especialista no setor, revelou que 63% dos pesquisados afirmaram ter sofrido perda de dados nos últimos três meses.

Não existe uma boa desculpa para não fazer backups: com a ferramenta certa e uma mínima dose de organização é possível automatizar essa tarefa e torná-la fácil e rápida. Tampouco faltam opções de armazenamento, seja na nuvem, em um disco sobressalente, em unidades removíveis ou mesmo em outra máquina na mesma rede.

Tipos de backup

É importante diferenciar os tipos de backup existentes e identificar qual deles se adapta melhor a suas necessidades:

  • Backup completo: como o nome sugere, isso duplicará todos os arquivos e pastas do seu computador. Um backup completo é demorado, mas é o primeiro passo necessário, mesmo quando backups posteriores incluírem apenas os arquivos novos ou diferentes adicionados ao disco rígido desde o backup completo.
  • Backup incremental: faz o backup somente de arquivos que foram alterados ou adicionados desde o backup anterior, ignorando os arquivos inalterados. Esse tipo de backup requer menos tempo e espaço do que fazer um backup completo a cada vez e também oferece a opção de reverter para versões anteriores de arquivos.
  • Backup diferencial: isso duplica todos os arquivos desde o backup completo, com o arquivo de backup diferencial crescendo a cada execução. A restauração requer apenas o backup completo mais o arquivo de backup diferenciado.
  • Backup clone (imagem de disco): Cria uma cópia virtual exata da unidade de backup, incluindo todos os arquivos, configurações e estrutura da unidade.

Lembrando que, na maioria dos casos, os programas não farão backup de seus dados continuamente. Em vez disso, eles trabalham em intervalos regulares, enquanto alguns executam backups quase contínuos, com atualizações incrementais por hora ou até mais frequentemente. Aqueles com um backup contínuo farão backup conforme os arquivos forem alterados, mantendo seu backup sempre atualizado.

Plano de backup e recuperação

A segurança a longo prazo dos seus dados está mais relacionada à qualidade da sua estratégia de backup do que a confiabilidade inerente do meio de armazenamento. A melhores práticas para ter paz de espírito são utilizar a ferramenta correta, ter três cópias de seus dados, se possível, em diferentes mídias / locais, e testar a recuperação.

Uma estratégia econômica e segura inclui tanto um disco rígido externo quanto um backup de seus dados mais importantes na nuvem. Igualmente importante: se você arquivar dados (copiá-los para uma unidade externa, por exemplo, e removê-los do computador), deverá ter um backup do arquivo armazenado fora do local. Se você adicionar ao arquivo, precisará garantir a atualização dos dois conjuntos de dados.

Tenha em mente também que sua unidade de backup deve ser regularmente reciclada (trocada) por outra unidade de backup e mantida fora do local. Isso mantém seu backup externo atualizado.

Os princípios básicos de um bom programa de backup

Embora seja possível utilizar as ferramentas nativas de backup do sistema operacional, existem utilitários externos bons e baratos que executam a mesma tarefa com muito mais eficiência.

Um bom programa precisa atender a três funções essenciais para o usuário: backup e restauração de imagens, backup e restauração de arquivos e pastas e recuperação de desastres. O software também deve ser flexível e fácil de usar, para que se possa criar um procedimento de backup projetado para atender às necessidades de seu usuário.

Um software de backup pode ter múltiplas utilidades e ser empregado para: restaurar somente alguns arquivos ou pastas após exclusão ou corrupção acidental, restaurar uma unidade inteira para um estado anterior, recuperar um sistema operacional infectado,
reparar problemas causados ​​por falha no sistema operacional ou restaurar todo o sistema para uma nova unidade.

O primeiro e o segundo exemplos permitem que você acesse sua área de trabalho para recuperar arquivos perdidos ou reverter o sistema operacional para um estado anterior. Em contrapartida, os demais exemplos são normalmente usados ​​quando o PC não pode iniciar, o que significa reconstruir o sistema operacional, programas e arquivos no mesmo computador e isso é geralmente chamado de recuperação de desastre.

EaseUS Todo Backup Home atende aos principais requisitos para uma boa ferramenta e oferece todos os recursos para uma estratégia de backup definitiva: suporte a backups completos, diferenciais, incrementais e programados; possibilidade de backup de arquivos, sistema ou disco; integração com serviços de armazenamento, como OneDrive, Google Drive e Dropbox; suporte a clonagem de disco, sistema ou partição.

Todas essas e outras funcionalidades adicionais estão disponíveis na versão para uso doméstico e a desenvolvedora também oferece uma versão ainda mais completa para uso comercial. Ambas as versões podem ser testadas gratuitamente e estão sendo comercializadas a preços compatíveis com o mercado e com a quantidade de funcionalidades oferecidas.

Você pode se interessar

Vantagens na utilização do WordPress
Artigos
8 visualizações
Artigos
8 visualizações

Vantagens na utilização do WordPress

Carlos L. A. da Silva - 20 de setembro de 2018

Uma hospedagem com um sistema de gerenciamento de conteúdo pode ser a melhor solução para a sua necessidade e a combinação da plataforma WordPress com o um serviço de hospedagem pensado nessa plataforma é a nossa melhor sugestão.

Manifesto Ágil: Uma Discussão sobre Aprendizado em Equipes
Artigos
389 compartilhamentos7,550 visualizações
Artigos
389 compartilhamentos7,550 visualizações

Manifesto Ágil: Uma Discussão sobre Aprendizado em Equipes

Plataformatec - 20 de setembro de 2018

Caso você tenha assistido alguma palestra sobre ágil na sua vida ou participado de algum treinamento sobre o assunto, é bem provável que tenha se deparado com o conceito de Shu Ha Ri. Para quem não conhece, o nome tem origem no Aikido e foi introduzido no ambiente de desenvolvimento de software por Alistair Cockburn, […]

Evento Seniortec Experience vai debater tendências da área de Desenvolvimento e TI
Notícias
8 visualizações
Notícias
8 visualizações

Evento Seniortec Experience vai debater tendências da área de Desenvolvimento e TI

Carlos L. A. da Silva - 18 de setembro de 2018

Décima edição do evento acontece no dia 21 de setembro (6.ª feira), em Blumenau (SC), e o Código Fonte vai estar lá para conferir!

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

20 anos de Google
Artigos
9 visualizações
9 visualizações

20 anos de Google

Carlos L. A. da Silva - 17 de setembro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (14/09)
Notícias
14 visualizações
14 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (14/09)

Carlos L. A. da Silva - 14 de setembro de 2018
Jogos independentes: o segredo do sucesso não existe mas…
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

Jogos independentes: o segredo do sucesso não existe mas…

Carlos L. A. da Silva - 12 de setembro de 2018
Como blindar sua conta no Twitter contra bots
Dicas
17 visualizações
17 visualizações

Como blindar sua conta no Twitter contra bots

Carlos L. A. da Silva - 10 de setembro de 2018