Categorias

Windows 10: 10 Fatos que você precisa saber

Com menos fanfarra do que era esperado, foi anunciado o sucessor do Windows 8, aquele sistema que ninguém instalou porque estava ocupado demais usando o Windows 7 ou agarradinho com seu Windows XP, sem querer largar.

O Windows 10 chega em um momento em que a Microsoft está com um CEO novo, querendo mostrar serviço e com a dura missão de fazer com que as pessoas esqueçam que o Windows 8 existiu. O que não é tão difícil assim.

Com bom humor, vamos esclarecer 10 dúvidas que podem não ter ficado claras com o anúncio oficial do Windows 10, aquele que é “um produto, uma loja, uma fazenda”.

1. Quando eu posso colocar as mãos nele e quanto vai custar?

Na verdade, tem 2 dúvidas aí nessa pergunta. Mas vamos seguir em frente.

A Microsoft vai lançar o Windows 10 em 2015, então não adianta ter pressa, não vai ser o presente do amigo oculto deste ano na firma. O período mais provável é que ele chegue no segundo semestre.

Se você está muito, mas muito ansioso mesmo, pode se arriscar no Windows Insider Program para ter acesso a uma versão prévia do sistema. Vale avisar que estamos falando de um alpha aqui, com muito mais bugs do que o Windows 10 terá normalmente. Não diga que não avisamos. Faça backup dos seus arquivos, não use em ambiente de produção, mantenha-o longe das crianças etc.

“Mas vocês não responderam quanto irá custar!”. Não respondemos porque ninguém sabe ainda. O diretor da Microsoft Indonesia falou mais do que devia, mas nada foi confirmado. Nada.

2. Windows 10? O que aconteceu com o Windows 9?

Ué, você perdeu? Já lançou, estou rodando ele aqui e… OK, não existe Windows 9 e nunca irá existir.

De acordo com a Microsoft, o Windows 10 é uma ruptura tão grande, mas tão grande com a forma como o Windows anterior trabalhava que eles resolveram pular um número para demonstrar isso.

Também não acreditamos nessa história. Mas estamos falando aqui de uma empresa que nomeou seu terceiro console de Xbox One, então, tudo é possível.

Você não é o único confuso...
Você não é o único confuso…

3. Eu tenho um desktop e um tablet. Como o Windows 10 vai funcionar neles?

Vai funcionar igualzinho, é o que garante a Microsoft: um único sistema para todos governar. Isso inclui desktops, tablets, smartphones, notebooks, netbooks e o que mais aparecer por aí. A interface do usuário irá se adaptar de acordo.

4. E os apps?

Apps ou, como chamávamos na minha época, “programas”, vão entrar no mesmo esquema de funcionar igual independente do dispositivo. Como? Ninguém sabe ainda.

Mas a Microsoft promete que o aplicativo que você comprar na Windows Store vai rodar em todos os dispositivos que você possui. Os desenvolvedores vão ter que rebolar para adaptar a interface para diferentes tamanhos de tela e capacidades, mas não é nada que desenvolvedores web já não vem fazendo nos últimos anos…

5. Eu odiava do fundo da minha alma aqueles apps “Modernos” que rolavam em tela cheia. Eles ainda existem no Windows 10?

Você está falando daqueles programas que eram orientados para interfaces de toque que surgiram no Windows 8 e eram chamados de Metro, antes da Microsoft abolir o nome? Desculpa aí, mas eles vão continuar existindo.

Felizmente para você, o modo tela cheia será opcional. Você poderá usá-los com os dedos no seu tablet ou ativar o mouse no seu desktop, como se fosse um bom e velho programa do Windows XP.

Minecraft funciona no Windows 10. Nada mais importa! Nada!
Minecraft funciona no Windows 10. Nada mais importa! Nada!

6. Mas eu curtia aqueles apps Modernos e até comprei vários! Vou ser obrigado a usá-los com o mouse?

Não, claro que não. É opcional.

Desenvolvedores poderão continuar criando seus programas (ou apps, ok?) da forma Moderna que faziam anteriormente. O sistema operacional será capaz de adaptá-los automaticamente para o modo Janela se o usuário assim desejar.

7.  E o Menu Iniciar?

Ele voltou!

Vocês tanto reclamaram que a Microsoft trouxe o Menu Iniciar de volta dos mortos do jeitinho que ele era: do lado esquerdo da tela e com todas aquelas colunas.

Para as viúvas do Windows 8, será possível combinar o Menu Iniciar com aqueles quadrados interativos, customizando um híbrido que pode agradar ou não.

8. Não estou nem aí para apps, aplicativos, programas ou sei lá que nome estão dando! Eu quero trabalhar e quero produtividade! Melhorou alguma coisa nesse sentido?

Senta que tem mudanças que podem aumentar sua produtividade.

Primeiro, agora você pode arranjar rapidamente seus programas na tela lado a lado, dividindo sua tela em quatro áreas. Também existe agora suporte para múltiplos desktops, algo que já era possível com softwares terceirizaods há séculos, mas suporte nativo é sempre bom. É uma boa pedida para quem mantém sua Área de Trabalho realmente cheia de trabalho, mas alterna para algo mais tranquilo como YouTube e Skype quando o chefe não está vendo…

E finalmente dá para usar Ctrl+C e Ctrl+V no prompt de comando, depois de décadas.

Todo mundo está de queixo caído com o Windows 10!
Todo mundo está de queixo caído com o Windows 10!

10. O Windows 10 vai rodar na minha máquina?

Como é que nós vamos saber, se nem te conhecemos?

A regra de ouro é que se seu PC roda o Windows 8.1, muito provavelmente estará apto a rodar o Windows 10. A menos que não.

Obviamente, qualquer novo computador fabricado entre hoje e o dia do lançamento do Windows 10 será capaz de rodar o novo sistema operacional sem problemas, já que é assim que a Microsoft faz as coisas.

Mais uma vez, se você está realmente curioso, pode se arriscar no Windows Insider Program e baixar o Technical Preview. Lembrando que, se o seu PC rodar essa versão, é garantido que rodará a versão final. Mas, mesmo que o Technical Preview não rode a contento, ainda há chances para seu velho PC, já que o sistema não está plenamente otimizado.

No momento, as configurações mínimas para a versão alpha são:

  • Processador: 1 GHz ou superior
  • RAM: 1 GB (32-bit) ou 2 GB (64-bit)
  • Espaço no HD: 16 GB
  • Placa gráfica: suporte a Microsoft DirectX 9 com o WDDM driver.

Na teoria, até mesmo aquele PC velho que ainda usa o Windows XP pode aceitar o Windows 10. E imagino que seja exatamente esse os planos da Microsoft para que você desapegue do sistema de uma vez por todas…

11. Você pulou a questão 9?

Sem comentários.