0 Compartilhamentos 244 Views

Youtube Gaming: o que é, para que serve e como usar a nova plataforma

31 de agosto de 2015

Pessoas adoram assistir outras pessoas jogando. Plataformas, sites e sistemas de vídeos e streaming fazem enorme sucesso nos dias atuais, e partidas de jogos como League of Legends conseguem atrair dezenas de milhões de espectadores.

Conteúdo gerado pelo usuário/jogador atrai a atenção de muita gente, e quem acompanha o mundo dos games conhece muito bem o enorme apelo de “Lives”, transmissões ao vivo de vários tipos, vídeos de gameplay, tutoriais em vídeo e diversos outros tipos de conteúdo relacionado.

Quando pensamos em streaming de games, o primeiro nome que vem à nossa cabeça é o do Twitch. O site/serviço de streaming é conhecidíssimo e utilizado por jogadores e broadcasters do mundo todo. Praticamente sinônimo de transmissões ao vivo de jogos eletrônicos, o Twitch (adquirido pela Amazon durante o ano passado) praticamente não tinha um concorrente à altura.

Youtube Gaming

O que é o Youtube Gaming

Ele ainda não tem, obviamente, mas tudo pode começar a mudar em breve, uma vez que um novo “jogador” acaba de entrar em cena. O Youtube Gaming, lançado pelo Google durante a última semana (e anunciado em Junho), é uma versão do enorme site de vídeos focada única e exclusivamente em games.

Como seu nome deixa bem claro, é um Youtube focado em games. Um de seus diferencias, aliás, serve também para colocá-lo em evidência desde o início: o Youtube Gaming também conta com ferramentas que permitem que os usuários realizem transmissões ao vivo de forma descomplicada.

É até mesmo impossível, pelo menos por enquanto, olharmos para o novo site sem também pensarmos no Twitch. As comparações são inevitáveis, mas a nova plataforma do Google chegou ao mercado com diversas peculiaridades interessantes.

Para que serve o Youtube Gaming

No Youtube Gaming, Youtubers, produtoras e games contam com seus próprios canais. Resultados das buscas retornam somente conteúdo realmente ligado a jogos eletrônicos (incluindo títulos individuais, produtores de conteúdo e desenvolvedoras e publishers).

Assinantes recebem notificações sempre que um canal publica um vídeo ou inicia um live streaming. Vídeos de games publicados no Youtube tradicional, além disso, aparecem automaticamente no YouTube Gaming, onde passam a contar com todas as vantagens deste último, incluindo a devida classificação pelo nome do título.

Encontrar vídeos de qualquer game no novo site (segundo o Google, o site conta com mais de 25.000 jogos), além disso, é muito mais fácil e rápido, e o sistema faz recomendações com base naquilo que adicionamos (canais e jogos). Os resultados das buscas têm realmente a ver com jogos, e as palavras de Alan Joyce, gerente de produto do Youtube Gaming, deixam isto bem claro (além de resumirem muito bem como o site é focado em games):

E quando você quer algo específico, pode procurar com confiança, sabendo que digitar ‘call’ vai te mostrar ‘Call of Duty’ e não ‘Call Me Maybe‘”.

Youtube Gaming

Pense no novo serviço como uma central de vídeos de games. Como aquele lugar que você pode visitar sempre que estiver em dúvida se compra um novo título ou não, sempre que empacar em uma fase, sempre que quiser dar boas risadas com vídeos de gameplay de GTA V.

Tudo bem, você também pode usar o Youtube normal para tudo isso, mas a versão Gaming do site centraliza tudo em um único lugar. Ela elimina “distrações”. Ela exibe games. “Apenas” games, e nada mais do que isso.

Por enquanto a interface do serviço se encontra disponível apenas em inglês. Existem também aplicativos para smartphones e tablets (iOS e Android), mas eles foram lançados apenas nos Estados Unidos e no Reino Unido (o Google promete disponibilizá-los em outros países em breve, no entanto).

Como usar o Youtube Gaming

Se você já utilizou o Youtube, pode ficar tranquilo. E tudo bem se possui pouca intimidade com o serviço, também (o que é pouco provável atualmente). Tudo é muito fácil. O principal é saber usar a busca (o que é extremamente fácil, claro). Digitar nomes de canais e jogos e então teclar um simples <ENTER>, basicamente. Simples assim.

Claro, existem outros detalhes interessantes e adicionais no serviço/site, e é bastante provável que o Google vá adicionando mais recursos aos poucos. Mas vamos dar uma olhada nos pontos principais do Youtube Gaming no decorrer deste artigo.

Youtube Gaming

A navegação é bastante intuitiva, e basicamente existem 4 áreas principais que podem ser destacadas: o topo, onde existe o campo de busca, duas barras laterais (uma à esquerda e outra à direita) e a área central, onde são exibidos os vídeos.

Um dos destaques aqui fica por conta do player: ele é grande, sempre. Seus recursos, no entanto, não são segredo para quem já está acostumado a usar o Youtube tradicional. Ao escolhermos um vídeo, ele é posicionado à esquerda, ocupando a maior parte da tela, e à direita é então exibida uma nova barra, onde existem 3 colunas:

  • Details (mais detalhes a respeito do vídeo que está sendo visualizado);
  • Suggested (uma lista com diversas sugestões de vídeos relacionados àquele que foi escolhido);
  • Comments (aqui você pode escrever e publicar comentários);

Youtube Gaming

Também podemos construir nossa própria lista de favoritos, adicionando a ela os games e canais que mais gostamos (basta utilizar o botão da “estrela” – Youtube Gaming - Favoritos). Tal lista pode então ser acessada posteriormente, a qualquer momento, através da barra lateral esquerda (basta passar o cursor do mouse sobre a barra para que ela seja expandida):

Youtube Gaming

Mais abaixo, na mesma barra lateral, são exibidas também listas com os “games do momento” e os “games populares”, digamos assim (trending games e popular games). Vale sempre a pena dar uma olhada nestas sugestões.

Vale lembrar que uma série de recursos e elementos já existentes no Youtube tradicional foram mantidos. Eles apenas sofreram uma “repaginada” ou então foram um pouco alterados para que fizessem mais sentido e/ou ficassem mais simples e acessíveis.

Sendo assim, você pode visualizar os vídeos mais recentes (latest) e da última semana (this week) através de um menu dropdown acessível tão logo a página de um game é carregada:

Youtube Gaming

A maneira como o Youtube Gaming trata games em específico é bem interessante e centraliza todo o conteúdo, criando uma espécie de hub a respeito do título em questão.

Vamos tomar como exemplo a imagem acima, obtida à partir de uma pesquisa pelo RPG Fallout 3. Simplesmente digitamos “Fallout 3” (sem aspas) no campo de buscas e escolhemos a primeira opção exibida (que é o próprio game).

Obs: a busca também retorna uma série de sugestões conforme vamos digitando, como por exemplo “gameplay”, “trailer”, “soundtrack”, etc.

Continuando com nosso exemplo, “caímos” na página de Fallout 3, conforme imagem acima. A aba carregada em primeiro lugar se chama “Explore”, e ela traz todo o conteúdo relacionado (vídeos de canais diversos, trailers, gameplays, etc).

A aba “About” conta com informações sobre o jogo, incluindo data de lançamento, desenvolvedora, etc. Já a aba “Live” é muito bacana, e está ligada a uma das grandes apostas do site/serviço (e uma das que ajudam a posicioná-lo como um concorrente do Twitch): aqui são listados todos os streamings ao vivo que estão ocorrendo no Youtube Gaming. Tudo devidamente filtrado pelo game em questão.

Youtube Gaming

Basta navegar através do grande número de transmissões exibido (a tela conta com rolagem infinita) e clicar em qualquer uma delas para iniciar.

A aba “Let’s Plays” pode ser descrita como, bem, como uma aba para a exibição de vídeos de let’s play (gameplays, dicas, etc). Em “Reviews” temos análises em vídeo, e a última aba sempre leva o nome da produtora ou desenvolvedora, contando com vídeos de seu próprio canal.

Ao pesquisarmos canais e visualizarmos suas respectivas páginas (como esta, por exemplo), também podemos acessar uma opção que fornece acesso a todas as suas transmissões arquivadas (past live streams).

E, sim, o novo serviço permite que os broadcasters arquivem suas transmissões. Os criadores/mantenedores de conteúdo/canais também têm acesso a ferramentas através das quais podem criar abas diferenciadas, as quais podem servir para dividir o conteúdo, criar listas especiais, categorias, subseções, etc.

Agora vamos dar uma olhada na barra lateral direita. Visualizada sempre que acessamos a url “gaming.youtube.com”, ela nada mais é que uma lista de canais. A princípio, são feitas sugestões, mas podemos também aqui utilizar o botão da “estrela” (Youtube Gaming - Favoritos) para “favoritar” cada um dos canais. Na verdade, ao “favoritarmos” um canal estamos assinando-o, simples assim.

Importando canais do Youtube para o Youtube Gaming

Também é importante lembrar que é possível importar a lista de canais nos quais estamos inscritos no Youtube. Antes de adicionar qualquer canal aos favoritos no novo Youtube para games, basta clicar na imagem do símbolo de “+”, na barra lateral direita (Import from Youtube):

Youtube Gaming

A seguir, uma janela popup será aberta, e você deve escolher quais canais deseja importar (clicando no símbolo da “estrela” – Youtube Gaming - Favoritos):

Youtube Gaming

Clique no botão “Done” e pronto! Seus canais de games do Youtube foram importados para o Youtube Gaming e já aparecem na barra lateral direita normalmente. Vale ressaltar que a opção de importação aparece apenas se a lista de favoritos/inscrições estiver vazia (ela desaparece após a importação de canais ou após marcarmos algum canal como favorito).

Como iniciar uma transmissão ao vivo

O Youtube Gaming também tem como um de seus objetivos simplificar a vida de quem deseja fazer streamings ao vivo. Iniciar uma transmissão é simples: basta usarmos a opção “Go Live”, localizada no canto superior direito.

Obs: o mesmo menu também fornece acesso a uma opção para o envio de vídeos (upload video).

Após algumas verificações iniciais, o sistema direciona o usuário para a tela de configuração do streaming. O usuário também pode obter uma URL personalizada, caso ainda não tenha.

Nas configurações de transmissão é possível definir uma série de detalhes e opções, como por exemplo nome do game e parâmetros de otimização. Antes de qualquer coisa, porém, o usuário deve baixar e instalar um software de codificação. Algumas sugestões são feitas pelo próprio Google, e quem já está acostumado com transmissões ao vivo e/ou outros sistemas semelhantes não encontrará dificuldades aqui.

Existe também um recurso de DVR, algo inexistente no Twitch. Com ele, as últimas 4 horas de transmissão são gravadas, o que permite que os espectadores retrocedam. Bacana, não?

Finalizando

O Youtube Gaming pode ter começado um tanto quanto tímido no que diz respeito a recursos, mas ele já é um campeão no que diz respeito a conteúdo, e só este “pequeno detalhe” pode ajudar a catapultá-lo em direção a um futuro brilhante.

O gigante das buscas sabe que os games e o conteúdo gerado pelos jogadores são elementos poderosos e com enorme apelo. Vídeos e transmissões acabaram assumindo um papel importantíssimo na divulgação, na comunicação entre a comunidade e no próprio dia a dia dos jogadores.

O Google sabe muito bem disso, e vai explorar tais ferramentas e meios ao máximo. Pelo menos, assim esperamos.

https://www.youtube.com/watch?v=GrJczjVT0Xk

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/11)
Notícias
13 visualizações
Notícias
13 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/11)

Carlos L. A. da Silva - 15 de novembro de 2019

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

7 Passos para preparar sua loja online para a Black Friday e o Natal
Artigos
15 visualizações
Artigos
15 visualizações

7 Passos para preparar sua loja online para a Black Friday e o Natal

Carlos L. A. da Silva - 12 de novembro de 2019

Chegou aquela época do ano que os lojistas adoram e o desafio está lançado: sua loja online está preparada?

Pipeline (CD/CI) // Dicionário do Programador
Vídeos
9 visualizações
Vídeos
9 visualizações

Pipeline (CD/CI) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 11 de novembro de 2019

Continuous Integration e Continuous Delivery Pipeline ou CI/CD Pipeline, ou ainda Continuous Delivery Pipeline, ou Pipeline para os íntimos é um processo que vem sendo amplamente utilizado nas empresas de desenvolvimento.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/11)
Notícias
17 visualizações
17 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (09/11)

Carlos L. A. da Silva - 9 de novembro de 2019
Como se Tornar um Cientista de Dados de Sucesso // Vlog #105
Vídeos
9 visualizações
9 visualizações

Como se Tornar um Cientista de Dados de Sucesso // Vlog #105

Thais Cardoso de Mello - 7 de novembro de 2019
Aprenda a acelerar a performance de sites com “premonição”
Artigos
19 visualizações
19 visualizações

Aprenda a acelerar a performance de sites com “premonição”

Carlos L. A. da Silva - 5 de novembro de 2019
Swift (a linguagem do iOS) // Dicionário do Programador
Vídeos
8 visualizações
8 visualizações

Swift (a linguagem do iOS) // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 4 de novembro de 2019