Você gastou horas e mais horas desenvolvendo um aplicativo mobile para seu negócio. E agora? Como faço para criar uma referência contextual do meu novo aplicativo nos navegadores, para Android e iOS (da Apple)?
Não entre em pânico, a solução é bem simples e rápida!
Vamos já começar com um exemplo prático, olha só esse código extraído do Mercado Livre:
Não precisa ser nenhum gênio para ver que esses são os links que apontam para a home page dos aplicativos iOS e Android do Mercado Livre.
Só pra lembrar que a tag link deve ser adicionada dentro da tag head na página.
Mais um exemplo:
Muito legal mas o que significa realmente essas informações?
Android
No caso do Android o link tem essa estrutura:
android-app://{package_name}/{scheme}/{host_path}
Onde:
package_name: É o ID da aplicação utilizado no Google Play Store.
scheme: O scheme da aplicação, pode ser http ou um scheme customizado.
host_path: Identifica um conteúdo específico dentro da sua aplicação, nesse caso “home” é a home page do aplicativo. Esta opção é ótima para criar links contextuais dentro do aplicativo.
Apple iOS
Já para o iOS a estrutura é essa:
ios-app://{app-id}/{app-name}/{app-url}
app-id: Este é o identificador único no App Store.
app-name: Representa o nome do aplicativo na App Store.
app-url: Identifica um conteúdo específico dentro da sua aplicação. Incluindo essa opção o usuário que tiver o aplicativo instalado irá pular do site para a tela especificada dentro do iOs App.
Benefícios
Os benefícios de se implementar essa chamada é enorme. Os robôs dos buscadores já estão bem espertos quanto a esse tipo de chamada. Claro que esta é só uma das soluções possíveis.
O Google tem também uma outra solução para indexação de informações diretamente do seu aplicativo, o que é excelente opção para quem tem só o aplicativo como gerador de conteúdo e usa o site somente para divulgação, por exemplo.
Espero que esta pequena explicação te ajude!