O código descreve com criar um arquivo do tipo Actionscript File (AS) através do Flash 9 com CS3 e como utilizá-lo em outro arquivo FLA.
Para ilustrar de forma bem simples será utilizado o famoso exemplo “Olá Mundo!”
Passo 1
Abra o Flash 9 (CS3) e crie um Actionscript file. Nomeie-o como OlaMundo.as. Cuidado com os nomes de arquivos e de variáveis, pois o AS 3 diferencia maiúsculas e minúsculas (case sensitive).
Passo 2
Insira código contido na aba de Código.
Resumindo, o código escreve “Olá, Mundo!” na janela de output.
Passo 3
Para rodar esse arquivo precisamos criar o arquivo fla e gerar seu swf. Crie um novo arquivo fla e nomeie-o como Exemplo1 (por exemplo) e salve-o na mesma pasta que o OlaMundo.as.
Passo 4
No painel Properties, no campo Document class, digite: AloMundo.
Com isto, associamos a nossa classe com o arquivo fla e o texto será impresso na janela de output do fla.
Passo 5
Teste o filme teclando Ctrl+Enter (Control > Test Movie).
Obs.: não estranhe que o swf não apresente “nada”, pois neste caso o resultado será apresentado apenas na janela de output. Outro detalhe importante é que se rodar o swf gerado fora do ambiente de edição, não verá o resultado da janela de output.
class=codigo>package { // indica que o que vem a seguir é um pacote de códigos/funções que definem uma class. Lembre-se de escrever isso na primeira linha sempre import flash.display.MovieClip; // importa a classe MovieClip para uso posterior do programa public class OlaMundo extends MovieClip{ /* Define a classe principal do arquivo AloMundo. Observe que o nome de arquivo e da classe devem ser os mesmos. public significa que a classe pode ser chamada de fora (voltaremos a tocar neste assunto posteriormente) extends MovieClip significa que a classe é construída baseada na classe MovieClip. */ public function OlaMundo(){ /* Define a função principal da classe. Observe que o nome da função é o mesmo nome da classe (OlaMundo). Esta função será executada certamente. Lembre-se de abrir e fechar os parênteses logo após o nome da função */ trace ('Olá, Mundo!') // Imprime o texto na janela de Output (Saída): "Olá, Mundo!" } } }