Categorias

8 Dicas de segurança para quem insiste em continuar usando o Windows XP

Oito de Abril está chegando e a partir daí a Microsoft irá deixar os usuários do Windows XP sem qualquer tipo de suporte. E isso é muito perigoso. Se os hackers descobrirem uma vulnerabilidade no sistema depois disso, ninguém vai corrigir, por exemplo.

Apesar dos constantes avisos, nem todo mundo pode migrar agora para outro sistema operacional. Na verdade, algumas pessoas nem mesmo querem mudar de sistema operacional. Se você se enquadra em um destes dois casos, siga pelo menos estas oito dicas de segurança da F-Secure para minimizar os riscos a que você estará exposto:

  1. Isole em redes separadas os dispositivos que ainda rodam em XP para evitar que máquinas mais modernas sejam atacadas a partir de aparelhos com Windows XP comprometidos.
  2. Instale a última atualização disponível do Windows XP de forma que as máquinas comecem seu ciclo de vida sem suporte protegidas das últimas vulnerabilidades conhecidas.
  3. Instale um navegador alternativo e atualizado e faça com que ele seja o padrão da máquina. O Windows XP tem suporte somente até o Internet Explorer 8, não sendo capaz de contar com as funcionalidades de seguranças disponíveis para as versões posteriores.
  4. Instale a última atualização disponível para o Microsoft Office para reduzir os riscos de exposição da máquina.
  5. Desinstale aplicativos de terceiros que não estejam sendo usados. Quanto mais antigo, mais provável que esteja vulnerável. Fabricantes podem e devem parar de oferecer atualizações para versões que rodem no Windows XP.
  6. Considere a possibilidade de desinstalar ou desabilitar plugins de navegador e configure o navegador para perguntar sobre o que fazer com arquivos PDF, etc ao invés de abri-los automaticamente.
  7. Instale firewalls e antivírus e mantenha-os atualizados.
  8. Se possível, mantenha o computador em uma rede confiável e atrás de um roteador NAT, que irá atuar como um firewall físico.

A F-Secure também publicou uma nona e matadora dica: “faça um upgrade para um sistema suportado”.