Todos sabemos que não é uma boa ideia utilizar senhas fracas. Em lugar nenhum. Senhas como, por exemplo, “123456”, “datas de nascimento”, “abcdef”, etc, representam uma porta escancarada para que pessoas com intenções maliciosas entrem com tudo e causem estragos em servidores e em CMSs, por exemplo.
Porém, muitos usuários acabam utilizando senhas fortes (por exemplo, algo como “tjPaiV*ZRET3^%vf”) e, na falta de um bom gerenciador de senhas, de um bom controle ou até mesmo de cuidado, acabam perdendo ou se esquecendo de tais senhas. Sistemas web e CMSs possuem, claro, ferramentas para a recuperação de senhas. Para fazer com que os usuários recuperem seus acessos, escolhendo uma nova senha.
Mas e se o usuário não possui mais acesso ao e-mail cadastrado em seu CMS? Ao e-mail atrelado ao seu login? E se ele, de repente, esqueceu até mesmo a senha desta conta de e-mail, devido a tratar-se de uma conta pouco utilizada? Recuperar a senha de nada adiantará, então, pois todos os e-mails serão então enviados para esta conta de e-mail agora inacessível.
Felizmente, podemos realizar esta alteração de senha através do banco de dados do WordPress, diretamente e de maneira muito simples. Basta possuir acesso ao painel de controle da hospedagem (como o Cpanel, por exemplo) e utilizar, então, um simples comando.
Confira abaixo:
1) Faça login no painel de controle de seu servidor e acesse o phpMyAdmin;
2) Localize, no canto esquerdo, o banco de dados de sua instalação do WordPress, e clique nele;
3) Clique em “SQL”, à direita;
4) Será então exibido um campo para a digitação do comando. Digite o seguinte:
UPDATE `wp_users` SET `user_pass` = MD5('NOVASENHA') WHERE `wp_users`.`user_login` ='nomedousuario' LIMIT 1;
Não se esqueça de alterar “NOVASENHA” pela senha desejada (de preferência uma senha forte) e “nomedousuario” com o usuário cuja senha será alterada.
Por exemplo, o comando abaixo alterará a senha do usuário “codigofonte” para “tjPaiV*ZRET3^%vf”:
UPDATE `wp_users` SET `user_pass` = MD5('tjPaiV*ZRET3^%vf') WHERE `wp_users`.`user_login` ='codigofonte' LIMIT 1;
5) Clique no botão “Executar” (Run).
Com esta dica você pode alterar a senha de qualquer usuário de seu WordPress, mesmo sem acesso aos e-mails relacionados às contas, de forma fácil e rápida. Ela foi testada inclusive no novíssimo WordPress 4.0. Com o comando acima, a senha também foi convertida em um hash MD5.