Categorias

Capturando telas em dispositivos móveis

Capturar telas é uma das formas mais antigas de explicar o que está acontecendo em um dispositivo em um determinado palavra. É o velho ditado que afirma que “uma imagem vale por mil palavras”.

Para fazer isso no Windows, todos conhecem a tecla PrintScreen. Mas, e nos dispositivos móveis? Como fazer?

Printscreen
“Dar um print” – Você está fazendo isso errado

Android

Nas versões do Android anteriores ao 4.0, era preciso muito malabarismo para se conseguir capturar uma tela, o que só era possível através de aplicativos e acesso de root. Com os modelos modernos, isso ficou bem fácil.

Quer dizer, mais fácil do que era. Apesar de ser uma função nativa do sistema operacional, você precisará apertar simultaneamente as teclas de Ligar e Reduzir Volume do seu aparelho até aparecer a mensagem de tela salva.

A imagem ficará armazenada na Galeria de Fotos, em uma pasta dedicada a capturas de tela.

iOS

Achou complicada a combinação de teclas do Android? A Apple também não facilitou.

Para capturar telas em dispositivos iOS, você deve pressionar as teclas Home e Power ao mesmo tempo. A imagem capturada será armazenada no seu álbum de fotos.

Kindle Touch

Em termos de complicação, talvez o dispositivo da Amazon seja o campeão.

A princípio, basta acionar o botão Home por três segundos e tocar em uma região da tela do aparelho. Aguarde dois segundos e solte.

Prático? Para visualizar as imagens você terá que conectar o dispositivo via USB a um computador e procurar as imagens no diretório raiz.

ChromeOS

O mais novo membro da família dos aparelhos móveis também resolveu seguir seus camaradas e complicar a vida do usuário.

Para capturar telas, é necessário clicar simultaneamente na tecla Control e no botão de trocar janela por uma fração de tempo. A tecla de trocar janela tem o desenho de múltiplas janelas e costuma ficar acima da fileira de números. Ênfase no “costuma”, porque ela pode variar de posição de acordo com o dispositivo.

Ao contrário de seus primos Android e iOS, o ChromeOS armazena as telas na pasta Downloads.